Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 22:12
ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Detran realiza Semana Nacional do Trânsito
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realiza nesta quarta-feira, 19, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito no município de Santarém. A programação ocorrerá no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), a partir das 08h30.
A programação contará com representantes do Detran, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e do médico Guataçara Gabriel, que realizará a palestra: “Quero andar de moto até morrer, mas não quero morrer andando de moto”.
Santarém, um dos maiores municípios do Estado do Pará, possui frota total de 99.414 veículos. Até junho de 2018, foram contabilizados 352 acidentes, totalizando 260 feridos e 12 mortos. A organização do evento conta com a participação da sociedade em geral, especialmente da classe estudantil, que tem contribuído muito no compartilhamento de informações relevantes.
A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha prevista no artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), que estabelece o período de 18 a 25 de setembro, para que todos os órgãos envolvidos no sistema nacional de trânsito façam um trabalho de conscientização da sociedade em busca de um trânsito mais seguro. O tema geral será: “Nós somos o trânsito”, com a finalidade de conscientizar o cidadão sobre a responsabilidade de cada um, valorizando as ações do cotidiano e a participação de todos para o alcance da segurança viária, da redução dos acidentes e morbimortalidade.
Estatística - Até o mês de junho deste ano, 352 acidentes de trânsito foram registrados no município de Santarém, oeste do estado, de acordo com levantamento realizado pelo setor de estatística do Detran. O estudo revela uma redução nos acidentes comparado ao ano de 2017, no qual foi registrado 753 casos. Por ser considerado exemplo com um número positivo, é que Santarém vai ser sede do lançamento da campanha da Semana Nacional de Trânsito.
Santarém inicia VI Jornada de Direitos Humanos nesta quarta, 19
De 19 e 22 deste mês, a Comarca de Santarém, no Baixo Amazonas, vai receber as atividades da VI Jornada de Direitos Humanos, que inclui o Colóquio de Direitos Humanos, com ações de divulgação, debates e palestras, promovidas pela Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), que tem à frente a desembargadora Maria de Nazaré Saavedra.
Na sexta-feira, 21, a partir de 8h, será aberto à sociedade santarena o Colóquio dos Direitos Humanos, a ser realizado no auditório do Ministério Público do Pará em Santarém, quando serão apresentados e debatido temas ligados à violência do campo, exploração sexual de crianças e adolescente, formas de revogação de mandato, enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher crise migratória no Brasil e juventude negra paraense.
Clique aqui para ter acesso à Ficha de Inscrição, que deve ser enviada para o e-mail emilio.brito@tjpa.jus.br ou pelo whatsapp 91-98299-0446.
Aula Pública destaca luto e revolta pelo incêndio do Museu Nacional
Nesta terça-feira, 18, será realizada uma aula pública no Centro Cultural João Fona como expressão de luto e revolta pelo Incêndio no Museu Nacional, ocorrido no último dia 2 de setembro. Organizada pelo Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Centro Cultural João Fona e Secretaria Municipal de Cultura, a aula será realizada das 17 às 20 horas, sendo aberta à sociedade.
Fórum e workshop discutem atenção básica em saúde no Oeste do Pará
Nos dias 20 e 21 de setembro de 2018 a Ufopa sedia o I Fórum de Atenção Básica do Oeste do Pará e o III Workshop Interdisciplinar em Saúde. Com o tema “Promoção da Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas”, o evento faz referência aos 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), aos 30 anos da Constituição Federal de 88 e aos 40 anos da Declaração de Alma Ata, os principais marcos históricos na luta pelo direito à saúde no Brasil. A programação acontece no Auditório da Unidade Tapajós e inclui palestras, debates, painel, grupos de discussões e apresentação cultural. O evento também será dedicado à formação de grupos de trabalho para atuar na melhoria de políticas de saúde na região.
Ufopa abre inscrições dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola 2019
A Ufopa abriu as inscrições para os Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) 2019. De interesse público, os processos seletivos especiais visam atender ao ingresso diferenciado de candidatos indígenas e quilombolas nos cursos de graduação ofertados em todos os campi da Universidade. No total, serão ofertadas 81 vagas para os candidatos indígenas e 77 vagas para candidatos quilombolas. Gratuitas, as inscrições serão realizadas no período de 17 de setembro a 7 de outubro de 2018, exclusivamente via internet, nos endereços eletrônicos http://www.ufopa.edu.br/psei2019, para o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), e http://www.ufopa.edu.br/pseq2019, para o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ).
Ufopa divulga regulamento da I Fecitba-PA
O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC), do Instituto de Ciências da Educação (Iced), realiza no mês de novembro a I Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (Fecitba-PA). Na sexta-feira, 14, a coordenação lançou o regulamento do evento com as orientações para inscrição e apresentação de trabalhos. A Fecitba-PA é um evento institucional da Ufopa que visa estimular a iniciação científica na educação básica e incentivar a atitude investigativa e colaborativa por meio da produção de trabalhos criativos que valorizem a experimentação, a inovação e a utilização de métodos científicos.
Abertas inscrições para II Mostra de Audiovisual do Oeste do Pará
O Núcleo de Produção Digital Tapajós está recebendo inscrições de produtores independentes da região para a II Mostra de Audiovisual do Oeste do Pará. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 30 de outubro através do formulário eletrônico disponível na página https://goo.gl/forms/fOTHysmn1mUgOZiB3.
Ufopa promove II Seminário de Direito à Cidade
O II seminário de Direito à Cidade será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019, na Unidade Rondon, campus da Ufopa em Santarém. O tema será “O bem-viver na Amazônia” e contará com atividades como palestras, grupos de trabalho, minicursos e atividades culturais, além da presença de movimentos sociais da região. O objetivo do evento é compreender como o bom viver na prática está sendo no dia a dia de cada cidadão.
Conheça nossos canais de comunicação:
Site| Facebook| Twitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470