Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 22:14

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 91 | 26 de setembro a 2 de outubro de 2018

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Ufopa abre nesta quarta-feira o VI Seminário de Pós-Graduação

O VI Seminário de Pós-Graduação da Ufopa, iniciado nesta quarta-feira, 26, segue até a sexta, 28 de setembro de 2018, no Campus de Santarém, com o tema “Ciência e Inovação Amazônica: Desafios e Perspectivas”. A abertura foi realizada por volta das 15h, no auditório da Unidade Tapajós. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o evento apresentará à comunidade acadêmica os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pós-graduandos associados aos projetos de teses e dissertações, promovendo o intercâmbio de conhecimento. Outro objetivo é discutir estratégias para o aumento da propagação da ciência produzida na Amazônia, através de palestras e mesas-redondas.

Universidade Multicampi: Campus de Juruti seleciona monitores

Estão abertas inscrições para o processo de seleção de bolsistas para o Programa de Monitoria Acadêmica (PMA), que disponibiliza 1 bolsa para o Laboratório de Informática e 1 bolsa para o Laboratório de Ensino, além de 1 vaga voluntária para Laboratório de Ensino, no Campus da Ufopa em Juruti.
O programa é gerenciado pela Coordenação de Projetos Educacionais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e visa contribuir para o processo de formação graduada do acadêmico. Possibilita experiências de pesquisa e extensão do discente-monitor com orientação docente, e estimula o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas.

I Fórum e Workshop Farmacêutico do Oeste do Pará disponibiliza relatório para consulta

A coordenação do I Fórum e Workshop Farmacêutico do Oeste do Pará, realizado em junho de 2017, disponibilizou o relatório resultante do evento. Com o tema “Discutindo o Uso Racional de Medicamentos e seus Impactos no Contexto Amazônico”, o evento debateu o uso de medicamentos em suas variadas dimensões, buscando integrar a universidade, o judiciário, a sociedade civil e as instituições públicas e privadas de Santarém. O relatório apresenta a síntese das discussões do Fórum e a Carta Final do evento.

PPGRNA abre inscrições para bolsa de pós-doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) está com inscrições abertas para seleção de candidatos à bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/Capes.
As inscrições começaram ontem, 24, e vão até dia 7 de outubro. Os documentos devem ser enviados para o e-mail selecao2018.ppgrna@gmail.com. As propostas devem atender a uma das duas linhas de pesquisa do programa: 1. Genética e Conservação da Biodiversidade; 2. Processos de Interação Biosfera-Atmosfera. A seleção será feita a partir da análise do curriculum vitae e do projeto de pesquisa do candidato, observando o perfil, a trajetória do candidato e a qualidade científica da proposta.

Feira de Gastronomia encerra II Semana do Japão no dia 28 de setembro

Sushis, yakisobas, temakis e outras iguarias da culinária japonesa estarão à venda no cardápio da Feira Gastronômica da II Semana do Japão, que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nesta sexta, 28 de setembro, a partir das 19h, no ginásio do Colégio Santa Clara.
Aberta ao público, a feira contará com a participação dos restaurantes Yakissoba do Japa, Lumi, Hadouken, Kuroneko Café, Kintai, Doce Mundo e Sushi Regional. A entrada é gratuita e a Ufopa disponibilizará um ônibus para transportar o público no trajeto Ufopa-Santa Clara-Ufopa nessa noite. A partir das 18h30, o transporte sairá da Unidade Amazônia a cada 30 minutos, passando pelas unidades Rondon e Tapajós, para levar o público até o local da feira. O último ônibus sairá do Santa Clara às 21h30.

Universidade Multicampi: Campus de Monte Alegre promove ação de recepção a alunos

Para iniciar as atividades do segundo semestre letivo, o Campus de Monte Alegre da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza no dia 27 de setembro de 2018 mais uma edição do #Movimento pela Saúde.
A partir das 7h30, em parceria com a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), serão realizadas orientações para melhoria da qualidade de vida e testes de pressão, glicemia e massa corpórea.
Também haverá uma programação específica para os estudantes de Aquicultura, com palestras sobre os procedimentos acadêmicos e administrativos do curso da Ufopa e o mercado de trabalho.

Proen realiza Fórum Interno de Graduação 2018

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) promove no período de 1 a 3 de outubro de 2018 o Fórum Interno de Graduação 2018, com o tema "Ensino de Graduação: Desafios e Perspectivas em uma Universidade Multicampi". As atividades iniciam-se dia 1 de outubro, às 15h, no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon. A abertura oficial do Fórum será feita pela pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Profa. Dra. Solange Ximenes. O evento encerra-se dia 3, às 18h, com a mesa de encerramento "Fóruns de Graduação: Instrumentos de Construção das Políticas de Graduação das Universidades", também com a participação da Profa. Solange Ximenes (Ufopa) e da Profa. Dra. Wilma Baia (UFPA).

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470