Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 22:22

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 99 | 21 a 27 de novembro de 2018

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Enade 2018: acesso restrito às unidades Tapajós e Rondon no dia 25

A Ufopa informa à comunidade acadêmica e ao público externo que, em função da aplicação das provas do Enade 2018 nas unidades Rondon e Tapajós, no Campus de Santarém, o acesso a essas unidades será restrito, em decorrência da realização do exame, na seguinte data e horário:
• 25/11/2018 (domingo), acesso restrito a partir das 7h até as 19h.

Avaliação Institucional Interna termina dia 25 de novembro

A comunidade acadêmica da Ufopa poderá realizar até o próximo domingo, 25 de novembro de 2018, a Avaliação Institucional Interna, que contemplará as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a avaliação constitui um espaço formal e sistematizado para que todos os integrantes da comunidade acadêmica tenham a oportunidade de se posicionar sobre a vivência institucional, manifestando suas percepções e compreensões sobre os aspectos avaliados.

De acordo com a CPA, serão avaliadores institucionais alunos e professores dos cursos de graduação e técnicos administrativos em educação da sede e das unidades fora da sede. “2018 será o primeiro ano em que as unidades fora de sede participarão desse processo, tendo a oportunidade de, formal e sistematicamente, avaliar a universidade”, esclarece Lílian Aquino.

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional: inscrições prorrogadas até 29 de novembro

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) da Ufopa prorrogou até o dia 29 de novembro de 2018 o prazo para as inscrições no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI) de concessão de auxílio financeiro para intercâmbio no exterior. O PMAI prevê a seleção de discentes de graduação, por meio de seu desempenho acadêmico, para fomento, preferencialmente, de ações acadêmicas integradas de pesquisa, ensino e extensão em instituições estrangeiras, num período de 1 a 4 meses, durante o ano de 2019.

Podem participar da seleção do PMAI discentes dos cursos regulares de graduação das unidades acadêmicas de Santarém e dos campi da Ufopa. Os acadêmicos selecionados receberão auxílio financeiro de mobilidade para executar um plano de trabalho de intercâmbio internacional de curta duração. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil.

Seminário debate sobre práticas ambientais nas Escolas d'Água em Santarém

A Ufopa, por meio do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desen-volvimento (PPGSND) e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), está organizando em parceria com o Instituto Mureru Eco Amazônia e a Escola d'Água Swarovski o encontro Paposofia: Desafios Amazônicos. O encontro será aberto ao público, no auditório da Unidade Tapajós, com início previsto para as 14h30.

Além da Ufopa, o encontro conta ainda com as parcerias do Cemaden, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Santarém, da Escola do Parque e do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).

Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais do Baixo Amazonas ocorrerá 23 e 24 de novembro em Santarém

Com o objetivo de estimular o gosto pelas ciências e tecnologias educacionais e contribuir com melhorias no ensino e aprendizagem nas escolas, a Ufopa promove nos dias 23 e 24 de novembro de 2018, em Santarém (PA), a I Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba-PA). Aberto ao público, o evento será realizado na Escola Tecnológica de Santarém (EETEPA), situada na Avenida Fernando Guilhon, esquina com a Rodovia Everaldo Martins. A abertura oficial da feira ocorrerá no dia 23 de novembro, a partir das 8 horas, no auditório da EETEPA, com palestra sobre a importância da iniciação científica na formação de crianças e jovens da educação básica. A programação contará com mesa-redonda, minicursos, oficinas e exposição de trabalhos científicos.

Seminário de Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia começa dia 26

O Curso de Gestão Pública da Ufopa realiza de 26 a 28 de novembro de 2018 o II Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (II SEPDAM). O evento ocorrerá no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, em Santarém, tem como objetivo promover o debate da execução de políticas públicas na Amazônia e de como os reflexos de tais políticas se cristalizam no espaço urbano e rural dos estados da Amazônia brasileira. A programação contempla o lançamento de livros, minicurso, mesas-redondas, apresentações de resumos e pôsteres e trabalhos de campo.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa CNPq "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia" (GPDAM), vinculado ao curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPDR) da Ufopa. Confira aqui a programação completa do II SEPDAM.

Docentes e alunos da Ufopa organizam comemoração dos 30 anos do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) completou 30 anos em 2018 e, para celebrar a criação do Sistema, alunos e professores da Ufopa realizam na próxima semana, 26 de novembro, a Exposição 30 anos do SUS. A programação é organizada pelas turmas do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, que vão realizar diversas atividades. Com entrada franca, o evento acontecerá na Ufopa, Unidade Amazônia - área da lanchonete (Av. Mendonça Furtado, 2946). As atividades serão realizadas nos turnos da tarde e da noite: das 14h às 17h e das 19h às 21h.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470