Ultima atualização em 5 de Junho de 2019 às 15:53

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 103 | 05 a 11 de Fevereiro de 2019

DCE realiza reunião com Conselho de Entidades de Base dia 6 de Fevereiro, 15h

O Diretório Central dos Estudantes promove na quarta, dia 6 de Fevereiro, às 15h, a primeira reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB), composto por representantes dos centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, de cursos e do DCE. O CEB é a instância superior à diretoria do DCE, ficando abaixo do Congresso dos Estudantes da Ufopa e da Assembleia Geral. A reunião ocorrerá na sala H 104, unidade Rondon da Ufopa. Em pauta, temas como a recepção dos calouros 2019, criação de centros acadêmicos, apresentação da diretoria do DCE e atendimento da entidade.

Unidade da Polícia Federal em Santarém oferta vaga de estágio para estudantes da Ufopa

A Unidade Técnico Cientifico da Polícia Federal em Santarém lançou edital ofertando uma vaga de estágio para acadêmicos da Ufopa. O acadêmico precisa estar devidamente matriculado na Universidade e cursando do 4º ao penúltimo semestre de quaisquer cursos da Universidade. É preciso ter disponibilidade de 30 horas semanais para o estágio, preferencialmente de segunda à sexta-feira, no período da tarde. A bolsa é no valor de R$ 640,00 mensais.

Os acadêmicos aptos terão que enviar seu currículo e uma redação com o tema “Papel da perícia na solução de casos envolvendo crimes ambientais” para o e-mail: estagioutec2019@gmail.com até as 23h59 do dia 1º de Março de 2019. Após a seleção dos currículos e redações, os acadêmicos irão para a segunda fase da seleção, que consistirá em prova prática e entrevista pessoal. O resultado final será divulgado até o dia 20 de Março deste ano. O estágio deve iniciar dia 1ª de Abril de 2019. Mais informações sobre a vaga podem ser acessadas no EDITAL de estágio da Polícia Federal.

Dúvidas: estagioutec2019@gmail.com

Ufopa gradua primeiro aluno indígena em Economia no Pará

O primeiro economista indígena do Pará colou grau na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nesta segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2019, em solenidade conduzida pelo diretor do ICS, Jarsen Guimarães. Oriundo do povo Munduruku cara preta, David Fialho veio da aldeia de Escrivão, na região do médio Tapajós, município de Aveiro, para cursar Ciências Econômicas em Santarém. Com apenas 24 anos, o jovem é o primeiro aluno indígena a concluir o curso no estado.

“Agora eu lembro de todas as dificuldades que tive quando vim da aldeia pra cá, passei por um processo de adaptação, não tinha familiares aqui. Hoje, receber o diploma é uma satisfação, um orgulho que consegui dar para o meu povo, meus familiares. Cumpri a expectativa que eles tinham de ver eu me formar, era um retorno muito esperado. É muito especial, muito gratificante”, ressaltou Fialho. Agora já economista, ele pretende ingressar em um programa de mestrado e procurar emprego na área de formação.

Aprovados no PSR 2019 fazem habilitação para ingresso na Ufopa

O período da habilitação para os aprovados vai até quarta-feira, 6 de Fevereiro, nos locais indicados no edital de habilitação. As atividades são realizadas no horário da manhã, das 8h30 ao meio-dia. O técnico da Ufopa Wendel Sarmento está coordenando o processo na Unidade Rondon, em Santarém. Ele dá orientações aos aprovados: “Por ordem de chegada, o candidato vai receber uma senha para o atendimento. Caso fique alguma documentação pendente, o candidato poderá completar essa documentação até quarta-feira. Depois desse dia, haverá o prazo de recurso entre os dias 11 e 12 de fevereiro”. Quanto aos candidatos PcD (pessoa com deficiência), a perícia começou dia 29 de janeiro e vai até 11 de fevereiro, atendimento que precisa ser agendado, conforme o edital.

A diretora de ensino da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), professora Kátia Corrêa, destacou a importância de os candidatos lerem com atenção as orientações do edital, principalmente quanto à documentação. “É muito importante que os candidatos leiam a listagem dos documentos que são obrigatórios porque, dependendo da quota para a qual o candidato foi aprovado, ele tem que apresentar documentos específicos”.

Mais informações: 2101-6519 (Proen), em horário comercial.

Acadêmico de Engenharia de Pesca recebe prêmio de melhor trabalho em simpósio

O estudante Ruineris Cajado conquistou o prêmio de melhor trabalho em formato de pôster da Early Life History Section American Fisheries Society no I Simpósio de Ictioplâncton e XXIII Congresso Brasileiro de Ictiologia, ocorrido nos dias 27 a 31 de janeiro de 2019, em Belém.

O trabalho “Composição, abundância e distribuição horizontal e vertical de ovos e larvas de peixes no trecho Baixo do Rio Amazonas, Pará” foi desenvolvido no Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e orientado pelo professor Diego Zacardi. Também colaboraram na pesquisa o discente Lucas Oliveira, do Bacharelado em Biologia e a técnica de laboratório Maria Aparecida de Lima.

I Sarau Cultural Resistência e Arte ocorrerá dia 8 de fevereiro na Unidade Rondon

O Centro Acadêmico de História (CAClio) realizará no dia 8 de fevereiro de 2019 o I Sarau Cultural Resistência e Arte na Ufopa. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento ocorrerá na unidade Rondon, em Santarém, a partir das 18h. O objetivo é promover a preservação e valorização da arte no baixo Amazonas, divulgando, assim, artistas da região. A programação inclui um bazar para arrecadar fundos para o Centro Acadêmico de História. Os artistas poderão expor qualquer tipo de arte, como artesanato, pintura, quadro, desenhos, literatura e outros.

Mais informações: centroacademicoclio@gmail.com

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470