Criado em 5 de Junho de 2019 às 15:56

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 105 | 20 a 25 de Fevereiro de 2019

Ufopa 10 anos: Comunicação disponibiliza calendários para downloads

A Coordenação de Comunicação disponibiliza para a comunidade acadêmica calendários digitais de 2019 com a marca da campanha “Ufopa 10 anos: A conexão com os saberes no coração da Amazônia”. Em novembro, a Universidade completa uma década e, ao longo do ano, todas as atividades da Ufopa fazem referência a esse marco.

Inauguração do Laboratório de Genética da Interação será na quinta-feira, 21 de fevereiro

O Laboratório de Genética da Interação, destinado ao melhoramento genético da agricultura local, será inaugurado na quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, na Unidade Tapajós, Campus de Santarém. A cerimônia ocorrerá, a partir das 16 horas, no mini-auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), situado na Rua Raimundo Fona, bairro do Salé.

Mestrado Acadêmico em Ciências da Sociedade seleçiona alunos especiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) abriu processo seletivo simplificado para o preenchimento de dez vagas destinadas a alunos especiais no semestre letivo 2019.1. Gratuitas, as inscrições serão realizadas de 20 a 22 de fevereiro de 2019, das 8h30 às 11h30, na Secretaria do Programa, situada na sala 214 da Unidade Amazônia.

Inscrições abertas para professor substituto de Economia

A Ufopa lançou o processo seletivo para o preenchimento de uma vaga de professor substituto na área de Economia. A jornada de trabalho é de 40 horas, com remuneração de R$ 5.182,66. A lotação será no Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), no Campus de Santarém.

Núcleo de Acessibilidade abre inscrições para curso intermediário de Braille

As inscrições serão realizadas presencialmente no dia 22 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala 101, térreo da Unidade Amazônia. Para efetuar a inscrição, o participante terá que entregar 1 kg de alimento não perecível e apresentar a certificação do nível básico de Braille.

Proppit realiza workshop integrado de Pesquisa e Pós-Graduação

O I Workshop Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade será no dia 26 de fevereiro no auditório da Unidade Tapajós, a partir das 9h. O objetivo é apresentar à comunidade acadêmica o mecanismo de integração entre pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica presente no projeto pedagógico institucional.

Aluno Wai Wai realiza defesa bilíngue sobre a Terra Indígena Trombetas-Mapuera

Realizada no Campus de Santarém, a defesa do aluno indígena Estepan Wai Wai foi a primeira bilíngue do Programa de Geografia, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced). Intitulado “Reconhecimento, delimitação e demarcação da Terra Indígena Trombetas-Mapuera na fronteira setentrional do Brasil: uma revisão de literatura”, o trabalho de conclusão de curso foi orientado pelo professor João Revelino de Almeida.

Encontro Regional de Ensino de Biologia ocorrerá em Santarém no mês de agosto

O Programa de Ciências Naturais do Iced é o organizador local do II Encontro Regional de Ensino de Biologia – Norte, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2019, no campus da Ufopa em Santarém. Em conjunto com o II Erebio – Norte, também será realizada a segunda edição dos Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará. O tema central dos encontros em 2019 é “A educação em Ciência e Biologia na Amazônia e sua (Bio)diversidade”.

Pesquisa de iniciação científica busca entender autoeficácia de alunos da Ufopa em relação à Física

A pesquisa de iniciação científica “Estudo de autoeficácia de alunos da Ufopa com respeito à Física” visa estimar a capacidade percebida pelos estudantes no desempenho com a matéria de Física. Para participar do estudo, é preciso preencher o formulário disponível aqui.

Pescadores indicam rotas migratórias de peixes que podem ser afetados por hidrelétricas no Tapajós

Um estudo realizado no Rio Tapajós, no Pará, comprovou que os pescadores possuem profundo conhecimento sobre a ecologia e os padrões migratórios das espécies de peixes mais capturadas na região, trazendo à tona, inclusive, informações que ainda não foram registradas na literatura científica. Os resultados da pesquisa permitem ainda prever possíveis impactos dos projetos hidrelétricos nos peixes e na pesca. A pesquisa foi publicada na revista internacional Hydrobiologia, qualificada no estrato A1 da área de Biodiversidade da Capes.

Professor da Ufopa integra comitê nacional que elaborou documento sobre uso racional de medicamentos

O documento “Uso de medicamentos e Medicalização da Vida: recomendações e estratégias”, elaborado pelo Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) e publicado pelo Ministério da Saúde, aborda o uso de psicofármacos na atenção básica e nos sistemas de privação de liberdade, assim como o uso de antimicrobianos, popularmente conhecidos como antibióticos. O documento contou com a colaboração do professor Rui Harayama, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470