Ultima atualização em 5 de Junho de 2019 às 15:58

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 106 | 13 a 18 de março de 2019

Ufopa 10 Anos: Aula Magna ocorrerá dia 18 de março com o tema “Conexões com a Inovação”

Para marcar o início das atividades letivas de 2019, a Ufopa realiza no dia 18 de março de 2019, no Auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém, a Aula Magna, que este ano abordará o tema “Conexões com a Inovação: A Inovação na Tríade Ensino, Pesquisa e Extensão”. Aberta à comunidade acadêmica, a Aula Magna será ministrada, a partir das 18 horas, pelo Prof. Dr. José Roberto Branco Ramos Filho, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e atual diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT). A aula faz referência à campanha de comemoração dos 10 anos da Ufopa, que a cada mês aborda um assunto relevante para a Universidade. Em março, o tema escolhido é a inovação. A atividade integra a programação oficial da Semana de Recepção dos Calouros de 2019, que ocorrerá de 18 a 22 de março de 2019.

Coluna Caleidoscópio recebe textos para a divulgação de produção acadêmica

Editada pelos professores Andrei Santos de Morais (coordenador) e Nelcilene da Silva Palhano Cavalcante (vice-coordenadora), do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, a coluna Caleidoscópio, publicada semanalmente no Jornal de Santarém e Baixo Amazonas, está recebendo textos voltados para a divulgação da produção acadêmica do Oeste do Pará. Os interessados devem encaminhar texto de divulgação científica, de até 700 palavras ou 2.500 caracteres, para o e-mail colunacaleidoscopio@gmail.com.

Há mais de três anos publicando a produção acadêmica do Oeste do Pará, com a participação de colaboradores externos ao estado e país, a coluna Caleidoscópio tornou-se um projeto de extensão em outubro de 2018, por meio da Portaria nº 364.

Progep organiza campanha de vacinação contra sarampo na Ufopa

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), realiza a Campanha de vacinação contra Sarampo da Ufopa.

A programação é destinada aos servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados e visitantes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) de Santarém. A vacinação será feita dia 14 de março na Unidade Amazônia, das 9h15 às 15h.

Biblioteca alerta para alteração de prazo de materiais devolvidos com atraso

Devido à última atualização no SIGAA, incluindo-se o módulo Biblioteca, houve alteração na Política de Empréstimo: foi alterado o prazo de suspensão para os materiais devolvidos com atraso: 2 dias de suspensão por dia de atraso e por item devolvido com atraso.

Antes já se adotava o dobro de dias para cada dia de atraso, faltando apenas a identificação pela quantidade de material. Por isso, as suspensões que foram emitidas no período da atualização serão reduzidas - apenas para aquelas geradas por mais de dois materiais.

Seminário promove debate sobre a produção do mercado audiovisual no Brasil e na região amazônica

Com o tema “Estratégias, Ações e Financiamentos da Produção Audiovisual”, a coordenação do Festival de Cinema de Alter do Chão realiza nos dias 14, 15 e 16 de março o 1º Seminário de Audiovisual em Alter do Chão. O evento, que visa discutir a produção do mercado audiovisual no Brasil e na região amazônica, trará palestras direcionadas aos profissionais da área, representantes de canais de TV, universidades, agentes políticos, comunidades originárias e tradicionais, setor empresarial, além dos representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Fundo Social do Audiovisual (FSA).

II Encontro Regional de Ensino de Biologia: aberto período para submissão de trabalhos

A Ufopa sediará, no período de 27 a 30 de agosto de 2019, no Campus de Santarém, o II Encontro Regional de Ensino de Biologia (II Erebio-Norte) e os II Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará (II SEMIBIO), que debaterão o tema “A educação em Ciência e Biologia na Amazônia e sua (Bio) diversidade”. Os interessados em participar poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos no período de 11 de março a 30 de abril de 2019. Dentro de cada linha temática, serão aceitos trabalhos nas modalidades: relato de pesquisa; relato de experiência; e produção de material didático. Já o primeiro lote de inscrições com valores mais em conta ficará disponível no site do evento até o dia 18 de maio.

Abertas inscrições para o grupo teatral do Projeto Iurupari

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e o Instituto de Ciências da Educação (Iced) abriram inscrições para o Projeto Iurupari - Grupo de Teatro. O público-alvo são pessoas acima de 10 anos, interessadas em desenvolver atividades cênicas em 2019. Menores de 18 anos devem ser, posteriormente, autorizadas pelos pais e/ou responsáveis. Serão ofertadas 30 vagas para cada núcleo e não há pagamento de taxa. As inscrições podem ser feitas até 6 de abril pelos seguintes meios: online, com o preenchimento de formulário digital, ou, pessoalmente, no Espaço Iurupari (conjunto de salas no Bloco 4, atrás do Bloco H), na Unidade Rondon, localizada na Av. Marechal Rondon, s/n, bairro do Caranazal, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, ou ainda nos encontros semanais, se houver vagas.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470