Criado em 5 de Junho de 2019 às 16:00

Abertura: 22 de Março de 2019 às 16:00
Termino: 22 de Março de 2019 às 18:00
Local: Auditório da OAB – Santarém. Av. Pres. Vargas, 2948
Docentes, discentes e egressos da UFOPA participam de roda de conversa sobre a cabanagem no Baixo Amazonas.
Em alusão aos 183 anos da chegada dos cabanos em Santarém e atuação no Baixo Amazonas, o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), com apoio da OAB Subseção Santarém e do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM) da UFOPA, promovem no dia 22 de março de 2019, às 16h00 no auditório da OAB Subseção Santarém a Roda de conversa sobre a cabanagem no Baixo Amazonas.

O evento terá a participação dos historiadores Sidney Canto (mestrando em Educação da UFOPA, membro do IHGTap), Terezinha Amorim (presidente do IHGTap) e Wilverson Rodrigo (docente da UFOPA, membro do IHGTap). Também participam Eloane Janay dos Santos Picanço (discente de antropologia da Ufopa), Ingo Ian Rodrigues Nepomuceno (egresso de arqueologia da Ufopa), Floriene Colares Vaz (discente de antropologia da Ufopa).

II Encontro Regional de Ensino de Biologia: aberto período para submissão de trabalhos

Os interessados podem submeter propostas de apresentação de trabalhos no período de 11 de março a 30 de abril de 2019.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sediará, no período de 27 a 30 de agosto de 2019, no Campus de Santarém, o II Encontro Regional de Ensino de Biologia (II Erebio-Norte) e os II Seminários Integradores de Biologia do Oeste do Pará (II SEMIBIO), que debaterão o tema “A educação em Ciência e Biologia na Amazônia e sua (Bio) diversidade”. O momento agora é para submissão de trabalhos.

Organizados pela Diretoria e Conselho Deliberativo da Regional 6 (Norte) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e pelo Programa de Ciências Naturais do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, os eventos são destinados a estudantes e professores da Educação Básica e Superior apaixonados por Ciências e Biologia.

Projeto Escola d’Água realiza mostra ambiental “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”

Começa nesta quarta-feira, 20, a Mostra Ambiental do Projeto Escola d’Água “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”, envolvendo 45 escolas municipais das regiões de rios, planalto, várzea e cidade de Santarém. A programação é coordenada pela professora Lucineide Pinheiro, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa. A mostra, que vai até sexta-feira, tem o objetivo de lembrar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, e proporcionar um momento de interação e integração entre as escolas sobre os temas que envolvem o meio ambiente, incluindo a sua importância e cuidado.

O evento vai acontecer na Escola de Artes Emir Bemerguy, no bairro Jardim Santarém. Nos três dias, os alunos e os professores das escolas atendidas pelo projeto irão participar de palestras, diálogos e oficinas. Também haverá estandes com produtos confeccionados nas escolas durante as aulas de Educação Ambiental.

II Mostra de História Medieval da Ufopa ocorrerá dia 23 de março na Unidade Rondon

A II Mostra de História Medieval da Ufopa ocorrerá no sábado, 23 de março de 2019, a partir das 16 horas, na Unidade Rondon, Campus Santarém. Organizado por docentes e alunos do curso de Licenciatura em História, vinculado ao Programa de Ciências Humanas do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o evento tem por objetivo promover o conhecimento histórico acerca da cultura e da história medieval através do lúdico, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Aberto ao público, o evento visa proporcionar à comunidade acadêmica e aos moradores de Santarém e região, em especial aos alunos da educação básica, a apresentação de diferentes atividades relativas ao medievo, explorando como enredo o ambiente cortesão de finais da Idade Média. Durante a mostra, os participantes terão contato com jogos e brincadeiras inspirados na corte medieval, exposições de livros, HQs e imagens sobre a época, exibições de filmes, apresentações de dança e encenações de um banquete real e de uma batalha

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470