Criado em 5 de Junho de 2019 às 16:06

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 110 | 16 a 22 de abril de 2019

Aberta inscrições para submissão de trabalhos científicos no IFTO

A Revista Sítio Novo, do Instituto Federal de Tocantins (IFTO), está com
inscrições abertas para submissão de trabalhos até o dia 23 de junho de 2019.
A revista tem por objetivo difundir e divulgar os resultados de estudos
e pesquisas científicas. Os trabalhos serão aceitos nas modalidades: Artigo Científico e Nota Técnica.
Para mais informações acesse:

Projeto de extensão “A Hora do Xibé” abre seleção para voluntários

O projeto de extensão “A Hora do Xibé” está selecionando voluntários para integrar a sua equipe. As atividades são voltadas para valorização da cultura regional através do rádio e outras mídias. Os interessados devem enviar mensagem até o dia 30 de abril, informando nome completo e telefone de contato, para o e-mail horadoxibe@gmail.com.
Conheça o site da Procce.

Rede de pesquisa analisa vegetação de florestas alagáveis na Amazônia

A Amazônia é conhecida pelas florestas tropicais de terra firme, famosas pelas árvores de grande porte e pela megadiversidade. Atravessada por grandes rios, também abriga em parte do território uma considerável área úmida: 30% é ocupado por zonas ripárias, formadas por igarapés e florestas alagáveis. Apesar da notável presença, os estudos sobre esses ambientes ainda são poucos.

Desde 2017, a Rede Ripária reúne pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para descobrir como as áreas úmidas da Amazônia funcionam e como as espécies de plantas se adaptam a esses ambientes. Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa multidisciplinar é liderado pelo Inpa. Na Ufopa, participam da rede os professores Thiago André e Leidiane Leão, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), além de Amanda Mortati, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef).

Ufopa abre vaga para pós-doutorado em biodiversidade

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) da Ufopa lançou o edital de seleção de bolsista para pós-doutorado. A vigência é de até 48 meses, com início em junho de 2019. O valor da bolsa é de R$ 4.100,00.
Os candidatos devem ter titulação de doutorado há, no máximo, 8 anos na área de biodiversidade, além de experiência no estudo de mamíferos terrestres de grande porte. O bolsista irá desenvolver pesquisas relacionadas ao monitoramento de fauna e dispersão de sementes, ministrar disciplinas no programa e coorientar discentes.

Alunos da Ufopa participarão da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros

Estudantes atletas campeões das modalidades tênis de mesa e xadrez nos Jogos Internos da Ufopa (Jiufopa) de 2018 irão competir na etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrerá no período de 22 a 27 de abril de 2019, em Brasília (DF). Os Jogos Universitários Brasileiros têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas no território nacional, fomentando assim a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos.

Na competição, a Ufopa será representada pelos discentes: Daniel Carvalho Pereira, na modalidade tênis de mesa; e Lucas Filipe Echer Araújo, no xadrez. Os discentes, que representarão a Ufopa nesta etapa da competição nacional, receberão ajuda de custo no valor de R$ 2.500,00 para despesas com passagens, uniforme, taxa de inscrição, hospedagem e alimentação, financiada com os recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Projeto Peludinhos da Ufopa pretende cuidar de animais e evitar abandono no campus

A paixão pelos animais fez nascer na Ufopa um novo projeto de extensão: “Peludinhos da Ufopa”, que tem como objetivo tratar, cuidar e alimentar os animais, especialmente cães e gatos de vida livre que habitam os espaços da Universidade.
Partindo do princípio de que esses animais são responsabilidade de todos que compõem o ambiente acadêmico, o projeto envolverá técnicos administrativos, professores, profissionais terceirizados e estudantes. Muitos já ajudam de forma isolada, mas a intenção é viabilizar ações mais efetivas e responsáveis no cuidado com a saúde dos animais, como o fornecimento de uma alimentação mais saudável, por exemplo. O controle populacional dos animais na Ufopa também é uma preocupação, assim como a conscientização de que é proibido o abandono de animais nas dependências da Universidade. Abandono e maus tratos de animais são crimes, conforme a Lei nº 9.605/98.

Curso de História disponibiliza disciplina optativa sobre prática de arquivologia

Em parceria com o Arquivo Central da Ufopa, o curso de História do Instituto de Ciências da Educação (Iced) disponibilizou a disciplina optativa de "Prática de Arquivologia: higienização e restauração de documentos". A disciplina está sendo oferecida aos alunos da turma 2018 do curso.
A disciplina oferece como conteúdo noções básicas de higienização e restauração de documentos, possibilitando agregar conhecimento às atividades de ensino.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470