Criado em 5 de Junho de 2019 às 16:09

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 113 | 14 a 20 de maio de 2019

Pipocando Ações Afirmativas exibirá o filme "Nasce uma estrela"

No dia 24 deste mês, o projeto Pipocando Ações Afirmativas da Ufopa exibe o filme “Nasce uma Estrela” (2018). A sessão começa às 15h, no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon.

Na quarta releitura dessa história de amor, o experiente músico Jackson Maine (Bradley Cooper) descobre a artista desconhecida Ally (Lady Gaga) por quem se apaixona. Ela está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso até que Jack a convence a mudar de ideia. Com o sucesso da carreira de Ally, o relacionamento pessoal entre os dois começa a desandar à medida que Jack luta contra seus próprios demônios.

Nascer em Santarém: projeto de extensão leva informação às gestantes sobre violência obstétrica e parto humanizado

O projeto tem por objetivo a educação popular em direitos humanos sobre violência obstétrica, através da promoção de ações de esclarecimento, junto às mulheres grávidas do município, sobre os direitos das gestantes e a humanização do parto.
Contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde, por meio de despacho publicado no dia 3 de maio de 2019, aboliu o uso da expressão “violência obstétrica” no âmbito de suas normativas. De acordo com o despacho, o posicionamento oficial do Ministério da Saúde é que o termo violência obstétrica “tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no continuum gestação-parto-puerpério”.

Arraial da Ufopa 2019 será no dia 05 de julho no Signus Clube

A Comissão do Arraial da Ufopa já definiu a data para a festa deste ano: será no dia 05 de julho de 2019, com início às 18h, no espaço Signus Clube, localizado na Av. Borges Leal n° 2404. O Arraial terá apresentações de danças com participação dos alunos, comidas típicas, bebidas, brincadeiras e sorteios de brindes.

As inscrições para voluntários seguem até o dia 17 de maio. Para o concurso do casal caipira as inscrições seguem até o dia 14 de junho e os candidatos têm a missão de contribuir com a nossa comunidade por meio de doação de sangue e arrecadação de alimentos para instituição de caridade. Os alunos e servidores interessados em participar das apresentações culturais do evento podem se inscrever até o dia 10 de junho. Já as inscrições no Edital para venda de comidas e bebidas será disponibilizado de 20 a 31 de maio. A Procce, também tornou público o Edital n°003/2019, referente a Venda de Comidas e Bebidas. A Comissão organizadora disponibilizará este ano 10 vagas para venda de comidas típicas e bebidas em barracas temáticas.

Comissões de formatura ou grupos de alunos organizados para participar de eventos acadêmicos regionais ou nacionais poderão participar e devem possuir declaração de ciência por escrito das coordenações dos cursos que estão matriculados.

Os grupos devem estar atentos ao preenchimento do formulário online e ao modelo de planilha em Excel disponível na página de editais.

Proppit e Iced realizam prova de proficiência em língua estrangeira para alunos de pós e servidores da Ufopa

Está aberto período de inscrição para a prova de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira - Inglês e Português - para acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação, programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) e servidores da Ufopa.
As inscrições vão até o dia 2 de junho e a prova será realizada no sábado, 8 de junho, das 8h30 às 11h30.
O exame de proficiência é resultado de trabalho conjunto entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e o Programa de Letras – Núcleo de Línguas – do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Simpósio da Ufopa debaterá Educação Escolar Quilombola em Santarém
O curso de Pedagogia da Ufopa promove nos dias 16 e 17 de maio de 2019, no auditório da Unidade Rondon, Campus Santarém, o I Simpósio de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-raciais, que abordará o tema “Discutindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica de Santarém”. Aberto à comunidade acadêmica, o simpósio tem como público-alvo estudantes e professores dos cursos da Ufopa e de outras instituições de ensino superior de Santarém e da região Oeste do Pará, além de profissionais da educação. Confira a programação completa aqui.

Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida: inscrições até 16 de maio

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), vinculado ao Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, lançou edital tratando do processo seletivo para o preenchimento de vagas para o mestrado do programa, referente ao ano letivo de 2019. O PPGSAQ tem área de concentração interdisciplinar, com duas linhas de pesquisa: 1. Políticas Públicas, diversidade e desenvolvimento amazônico; e 2. Biodiversidade, saúde e sustentabilidade.
Serão oferecidas 25 vagas, distribuídas entre os docentes permanentes e colaboradores do programa. Os candidatos concorrerão às vagas ofertadas pelo orientador que indicarem no momento da inscrição. Do total de vagas oferecidas, três são reservadas a servidores da Ufopa. As inscrições ocorrerão até o 16 de maio de 2019, exclusivamente on-line, na página SIGAA.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470