Criado em 5 de Junho de 2019 às 16:10

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 114 | 21 a 27 de maio de 2019

Ufopa 10 anos: Contribuições para a educação no Oeste do Pará
No processo seletivo regular de 2019, a Ufopa contabilizou mais de 11 mil candidatos inscritos, a maioria de Santarém, que teve quase 6 mil inscritos, seguida de Oriximiná, com 575, Itaituba, com 568, e Monte Alegre, com 558. Os candidatos concorreram às 1413 vagas ofertadas para 41 cursos de graduação em Santarém (sede) e oito nos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Do total de vagas, 711 foram reservadas para o sistema de ingresso por cotas sociais, destinadas a candidatos de baixa renda, que cursaram ensino médio em escolas públicas, e também às pessoas com deficiência e aos que se autodeclaram pretos, pardos ou índios. “O aluno da Ufopa é um aluno da região amazônica, particularmente do estado do Pará. Cai por terra o mito que a universidade pública é para os mais ricos, é para o aluno de fora, que os nossos alunos não conseguem acessar nossa universidade. Nossos dados demostram o contrário. Mais de 90% das nossas vagas são preenchidas com candidatos da região”, avalia a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, professora Solange Ximenes.

Clube de Conversação retoma atividades nas tardes de segunda-feira
O projeto de extensão Clube de Conversação em Língua Inglesa do PET/IEG (Conversation Club) está de volta à Unidade Amazônia, Campus Santarém. Os encontros de conversação em língua inglesa acontecerão todas as tardes de segunda-feira, das 15h às 17h, na sala 202 (sala do projeto Musicaliza). O projeto visa promover a troca de experiências e a prática da língua estrangeira, possibilitando que os alunos se insiram no mundo técnico e científico em outros países, tendo o domínio da língua ao nível teórico e prático.

Ufopa realiza palestra sobre movimentos sociais sob ótica da geografia histórica
O Núcleo de Pesquisas sobre Espaço, Política e Emancipação Social (Nepes) da Ufopa promove dia 23 de maio, às 19h, no auditório Wilson Fonseca, o II Ciclo de Debates do Nepes. A palestra “Geografia histórica dos movimentos sociais” será proferida pelo Prof. Dr. Glauco Bruce Rodrigues, do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento é aberto ao público, com emissão de certificado aos participantes. Mais informações no site do Nepes.

Pesquisa da Andifes detalha perfil de alunos das universidades federais no País
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) apresentaram na última quinta-feira, 16 de maio, os resultados da V Pesquisa do Perfil dos Graduandos das Universidades Federais. Em coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF), os dirigentes da associação ressaltaram que os dados constituem um importante instrumento para auxiliar na formulação de políticas públicas. A pesquisa mostra um retrato bastante detalhado dos alunos de cursos de graduação das 63 universidades federais do País.

Pesquisa aponta o quanto a Ufopa fomenta a economia do Baixo Amazonas
“Se fosse um município, a Ufopa seria o terceiro maior em termos econômicos no Baixo Amazonas”. A fala é do professor e pesquisador da Ufopa Enio Ramalho, que entra na fase conclusiva de seu trabalho de mestrado, cujo contexto envolve um apanhado geral sobre a importância da instituição para o aquecimento econômico, em especial no Oeste paraense. Segundo a pesquisa, no ano de 2017 a Ufopa injetou na região mais de R$ 157 milhões. A pesquisa tem o propósito de mostrar os impactos socioeconômicos proporcionados pela Ufopa na região onde se encontra.

Inscrições para prova de proficiência em língua estrangeira vão até 2 de junho
Continuam abertas as inscrições para a prova de proficiência de leitura em Língua Estrangeira - Inglês e Português - para acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação, programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) e servidores da Ufopa. As inscrições vão até o dia 2 de junho e a prova será realizada no sábado, 8 de junho, das 8h30 às 11h30. O exame é resultado de trabalho conjunto entre a Proppit e o Programa de Letras – Núcleo de Línguas – do Iced.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470