Criado em 31 de Julho de 2019 às 14:52

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 116 | 11 a 17 de junho de 2019

Aberto período de consulta pública sobre o Regimento de Graduação da Ufopa

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) abriu ontem período de consulta pública sobre a minuta do Regimento de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para 2020. O documento foi apresentado à comunidade acadêmica na semana passada, durante o II Fórum de Graduação da Ufopa.

A partir de agora, até o dia 24 de julho, a comunidade em geral tem acesso à minuta e pode enviar contribuições à comissão que trabalha na elaboração do documento.

O Regimento de Graduação é a normativa que apresenta as diretrizes que constituem o conjunto de princípios, fundamentos teórico-metodológicos, procedimentos acadêmicos e administrativos que norteiam a organização, a estrutura e o funcionamento dos cursos de graduação da Universidade.

Oficina para debater propostas de uso para navio Abaré continua nesta quarta, 12

Continua nesta quarta-feira, 12 de junho de 2019, a oficina “Viver Abaré: articular instituições para maximizar resultados”, uma parceria da universidade com o Projeto Saúde e Alegria, Prefeitura de Santarém e Prefeitura de Belterra. O evento iniciou ontem, 11, e está sendo realizado no auditório da unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém, das 8h30 às 17h30.
O objetivo é reunir, além da comunidade acadêmica da Ufopa, representantes de instituições públicas (federais, estaduais e municipais), representantes do terceiro setor e a sociedade em geral para construir coletivamente uma proposta de resolução para o uso do navio Abaré.

CTIC seleciona estudantes para estágio remunerado

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está ofertando duas vagas de estágio para discentes de graduação em Tecnologia da Informação ou curso técnico profissional da Ufopa ou de instituições conveniadas. As inscrições ocorrem até o dia 14 de junho de 2019 e são feitas através da página de Concursos.
A seleção será composta de análise de currículo e entrevista. Para participar, os estudantes devem cursar a partir do 2º semestre da graduação ou curso técnico e cumprir as exigências do edital. Não podem estar matriculados no último semestre, ter vínculo empregatício ou já ter completado 24 meses de estágio remunerado na Ufopa.

Curso de Gestão Pública realiza debate sobre a condição colonial da Amazônia

Um debate sobre o tema “A condição colonial da Amazônia” será realizado na segunda-feira, 17, no auditório Pérola da Unidade Amazônia, a partir das 19h.

Promovido pelo curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), a programação terá como debatedores a professora Andréa Leão, do curso de Ciências Econômicas da Ufopa, e Charles Trocate, da direção nacional do Movimento pela Soberania na Mineração (MAM).

A discussão integra a agenda da disciplina de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, ministrada pelo professor Rogerio Almeida, que organiza o debate junto com a turma de Gestão Pública/2016.

Seminário debate papel da educação em diferentes níveis de formação

O “I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação da Área de Educação da Ufopa” ocorre de 24 a 26 de junho de 2019 nas Unidades Tapajós e Rondon. Organizado pelo curso de Pedagogia, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), irá discutir como integrar ações em diferentes níveis de formação.

A programação terá conferências, palestras, oficinas e exposição de pôsteres. O professor Cláudio Nunes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), abre o evento com a conferência “Formação para docência: relação entre graduação e pós-graduação”. No dia 25, a professora convidada Cristiane Machado, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), profere a palestra “Interação graduação e pós-graduação: implicações para as políticas educacionais”.

Laboratório da Ufopa abre inscrições para exposição de fotos científicas

O Laboratório de Farmacotécnica da Ufopa lançou nesta quinta, 6 de junho de 2019, o edital para participação no I Varal de Fotos Científicas. Com o tema “Um olhar para registros experimentais”, o evento tem como objetivo proporcionar aos alunos da Ufopa a oportunidade de registrar as atividades experimentais e científicas desenvolvidas nos laboratórios da Universidade.
Gratuitas, as inscrições estão abertas e vão até o dia 11 de julho.

Os interessados podem se inscrever através do formulário disponível na página https://forms.gle/wKHYYKUmdfbxASUk6. Cada aluno poderá inscrever até duas fotos. As fotografias inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por dois fotógrafos indicados pela coordenação do Varal. Serão selecionadas 50 fotografias que participarão da exposição no dia 17 de julho, das 18h às 20h, na área externa em frente ao Laboratório de Farmacotécnica, localizado na unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém. Haverá premiações em dinheiro para as três melhores fotografias.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470