Ultima atualização em 31 de Julho de 2019 às 14:56

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 118 | 25 de junho a 1º de julho de 2019

Núcleo de Acessibilidade recebe equipamentos para atividades de alunos com deficiência

O Núcleo de Acessibilidade da Ufopa recebeu no dia 12 de junho de 2019 três computadores com especificações necessárias para a utilização de softwares e aplicativos diferenciados voltados a pessoas com deficiência (PcDs) e uma lupa eletrônica (Ruby 7 HD) para os alunos com baixa visão. Os novos equipamentos darão suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas pelos alunos PcDs, permitindo um maior acesso às tecnologias educacionais já existentes.

Criado com o objetivo de institucionalizar a Política de Acessibilidade na Ufopa, o Núcleo de Acessibilidade é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e é responsável por executar ações que promovem a acessibilidade e a inclusão de PcDs. Dentre os serviços que são oferecidos no Núcleo de Acessibilidade estão: acompanhamento de alunos com necessidades educacionais especiais nas atividades acadêmicas; descrição, gravações e discussão de textos, seminários, experiências de laboratórios, provas, trabalhos e auxílio em sala de aula; empréstimos de tecnologias assistivas e equipamentos, como tablets, cadeiras de rodas, andadores, bengalas eletrônicas, calculadoras falantes, lupas eletrônicas e manuais; materiais didáticos impressos em Braille; e promoção de cursos e eventos para acadêmicos, servidores e comunidade em geral, entre outros.

Aberta seleção de bolsistas para o Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proen) lançou edital de seleção de bolsistas para o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo, vinculado ao Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). O programa destina-se à formação de alunos oriundos das comunidades do campo, a partir do conhecimento sobre essas comunidades, mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de relações interdisciplinares.

No total, são oito vagas, sendo três com bolsas no valor de R$ 400,00 mensais, e cinco vagas para discentes voluntários. Podem participar da seleção graduandos das unidades acadêmicas da Ufopa, oriundos de comunidades do campo, que tenham estudado em escola local (rural) e estejam cursando do 2º até o 6º semestre letivo.

Seminário discute integração entre graduação e pós-graduação da área de educação

Organizado pelo curso de Pedagogia e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o “I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação da Área de Educação da Ufopa” prossegue até quarta-feira, 26 de junho de 2019, na Unidade Rondon, Campus de Santarém.

Nesta terça-feira, 25 de junho, das 18 às 19 horas, haverá exposição de pôsteres de trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisas vinculados ao Iced, no Centro de Convivência (Patifão) da Unidade Rondon. O evento termina na quarta-feira, 26, a partir das 19 horas, com a conferência “Formação para a pesquisa”, a ser ministrada pelo professor Luiz Percival Leme Britto (Ufopa), com a mediação do Anselmo Colares (Ufopa), no auditório da Unidade Rondon a conferência.

II Conferência de Arquivos do Oeste do Pará debaterá direitos humanos na era das fake news

Organizada pelo Arquivo Central da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a II Conferência de Arquivos do Oeste do Pará ocorrerá nos dias 4 e 5 de julho, no auditório da Unidade Rondon, Campus Santarém. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento discutirá o tema “Direitos Humanos e Direito à Verdade na era das Fake News”. O evento integra a programação alusiva à 3ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa.

A programação da conferência terá exibição de documentários, palestras e mesas-redondas discutindo a temática que envolve a disseminação de notícias falsas, principalmente pela internet. Podem participar do evento estudantes da graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas de ensino superior, pesquisadores, professores da educação básica, servidores de instituições arquivísticas e a comunidade em geral. Haverá certificado de participação com carga horária.

Mestranda da Ufopa recebe moção honrosa do Conselho Nacional de Mediação e Arbitragem

Aluna do curso de Mestrado em Ciências da Sociedade da Ufopa, Andreza dos Santos Filizzola Lopes recebeu moção honrosa do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima) pelo trabalho desenvolvido na área de mediação de conflitos em comunidades tradicionais. A advogada, que pesquisa o movimento da alteridade durante o processo de construção de paz em conflitos étnicos na Amazônia, recebeu a moção durante o XI Encontro Nacional Conima de Arbitragem e Mediação, ocorrido nos dias 6 e 7 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).

CFI promove curso sobre metodologia da pesquisa científica através da obra de Karl Popper

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) promove, de 24 a 28 de junho de 2019, o curso "Conjecturas e Refutações: o pensamento, a obra e a biografia de Karl Popper". Sob responsabilidade do Prof. Dr. Pérsio Scavone, o curso é destinado aos discentes que estão na fase de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), já que envolverá conceitos de Metodologia da Pesquisa Científica, usando como pano de fundo o pensamento de Sir Karl Popper, um dos maiores filósofos do século XX.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470