Ultima atualização em 31 de Julho de 2019 às 14:58

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 119 | 2 a 8 de julho de 2019

EducaNorte abre dia 1º de agosto inscrições para doutorado em Educação na Amazônia

O Colegiado do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia (EducaNorte) abrirá, no período de 1º a 30 de agosto, inscrições para candidatos interessados em participar do processo seletivo de seu doutorado. Serão ofertadas 55 vagas, distribuídas entre os quatro polos (Belém, Manaus, Santarém e Tocantins) que compõem a Rede EducaNorte.

São três as linhas de pesquisa: 1) Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo; 2) Estado, políticas públicas e gestão da educação; e 3) Saberes, linguagem e educação.

VIII Jornada Acadêmica da Ufopa: normas de submissão para minicursos, oficinas e Seminário de Graduação

O Comitê Gestor da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa divulgou nesta terça-feira, 2 de julho de 2019, as normas para submissão de propostas de minicursos e oficinas. A submissão das propostas ocorrerá no período de 15 a 29 de julho de 2019, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGeventos): https://sigeventos.ufopa.edu.br.

Os minicursos e oficinas poderão ser ministrados por docentes da educação básica e superior; discentes de graduação e pós-graduação, sob orientação de um professor ou técnico; técnicos de instituições de ensino superior e entidades; além de pesquisadores e profissionais liberais. A carga horária total dos minicursos e oficinas são de oito horas.

DSQV disponibiliza doses subsequentes de vacinação

A Progep, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), realizará  a programação "Vacinação - doses subsequentes". As doses serão aplicadas no dia 12 de julho, das 9h15 às 14h30, no Auditório Pérola, da Unidade Amazônia.
O público prioritário da programação são servidores que foram vacinados em novembro de 2018 e janeiro de 2019, e que estão com as doses subsequentes (3ª dose) em atraso para Hepatite B. Destaca-se que a finalidade da programação é dar continuidade ao esquema de vacinação já iniciado.

Ufopa terá o I Encontro de Debates sobre a Causa Animal

A Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do Projeto de Extensão Peludinhos da Ufopa e da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), promove neste mês de julho o I Encontro de Debates sobre a Causa Animal do Peludinhos da Ufopa.

A programação será realizada no dia 12 de julho, das 8h às 18h, no auditório da Unidade Tapajós, aberto à comunidade. O evento objetiva a divulgação do projeto e conscientização para o efetivo cuidado com a saúde dos animais que acabam abandonados na cidade. As inscrições serão feitas no local do encontro.

Fazenda Experimental recebe inscrições para estágio de férias

A Unidade Experimental de Campo/Fazenda Experimental da Ufopa está com inscrições abertas para o VIII Estágio Supervisionado de Férias. O período do estágio será de 22 de julho a 3 de agosto de 2019, com carga horária de 100 horas. A Fazenda Experimental está localizada no quilômetro 37 da Rodovia Santarém-Curuá-Una.

Serão ofertadas 10 vagas para alunos regularmente matriculados em qualquer um dos cursos de Ciências Agrárias da Ufopa (Engenharia Florestal, Agronomia, Zootecnia, Biotecnologia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias) e que tenham concluído o 4º semestre.

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: inscrições até 10 de agosto de 2019

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), programa nacional de pós-graduação voltado a professores de ensino médio e fundamental que atuam na área. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que integra a iniciativa como polo regional, está ofertando sete vagas para a seleção. No valor de R$ 65,00, as inscrições serão realizadas até o dia 10 de agosto de 2019 na página http://www.sbfisica.org.br/mnpef.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio da Capes, o curso de pós-graduação é ofertado em parceria com diversas instituições de ensino superior do país, que atuam como polo. A inscrição para o processo seletivo deverá ser realizada no formulário on line disponível no site da SBF. A entrega da documentação e a realização das provas irão ocorrer no polo onde o candidato se inscrever.

Ufopa multicampi: Campus Itaituba lança edital para concessão de auxílio financeiro a estudantes

O Campus Itaituba da Ufopa publicou hoje o edital 01/2019 de concessão de auxílio financeiro para fomentar a participação e publicação de trabalhos em eventos científicos e acadêmicos.

O auxílio é destinado aos alunos do curso de Engenharia Civil do Campus Itaituba, e a participação pode ser feita em eventos regionais, nacionais e internacionais. Os valores disponibilizados para a participação em eventos variam de acordo com o número de estadias necessárias. Se o evento é regional, o mínimo é de R$ 500,00 e máximo de R$ 1.100,00; se é nacional, de R$ 800,00 a R$ 1.550,00; e se internacional, de R$ 1.000,00 a R$ 1.900,00.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470