Criado em 31 de Julho de 2019 às 15:01

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 121 | 16 a 22 de julho de 2019

VIII Jornada Acadêmica: aberto até 29 de julho período de submissão de trabalhos

Está aberto de 15 a 29 de julho de 2019, o período para submissão das propostas de minicursos e oficinas para a Jornada Acadêmica 2019. O Comitê Gestor da VIII Jornada Acadêmica lançou um tutorial com orientações para inscrições e submissão de trabalhos no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGeventos): https://sigeventos.ufopa.edu.br

Os minicursos e oficinas poderão ser ministrados por docentes da educação básica e superior; discentes de graduação e pós-graduação, sob orientação de um professor ou técnico; técnicos de instituições de ensino superior e entidades; além de pesquisadores e profissionais liberais. A carga horária total é de oito horas.

Programa Pibic 2019-2020: inscrições para bolsas abertas até 21 de julho

Abertas as inscrições de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic) da Ufopa. O Pibic 2019-2020 engloba três subprogramas: o de iniciação científica (Pibic), o de iniciação científica nas ações afirmativas (Pibic-AF) e o desenvolvimento tecnológico e inovação (Pibiti). No total, estão sendo ofertadas 64 bolsas, cada uma no valor de R$400,00 mensais.

O período para submissão de propostas vai até dia 21 de julho. As inscrições devem ser realizadas através do Saape, no endereço www.ufopa.edu.br/saape. Para concorrer, os alunos devem estar matriculados regularmente em cursos de graduação da Ufopa e cursando sua primeira graduação. Devem ter disponibilidade mínima de 20 horas semanais para dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa e não podem ter vínculo empregatício. Há outras condições previstas para os estudantes no edital.

I Pedalada da Ufopa promove integração da comunidade em Conexão com a Amazônia

A I Pedalada da Ufopa, realizada no dia 14 de julho, reuniu mais de 150 participantes, entre ciclistas e grupo de apoio, que seguiram de Santarém a Alter do Chão. A programação esportiva integrou a comunidade interna da Ufopa e a comunidade externa, promovendo o esporte como prática de saúde. Foram, aproximadamente, duas horas e meia de prova, desde a saída até a chegada dos últimos ciclistas à vila balneária.

ICTA reabre inscrições de progressão acadêmica para bacharelados profissionais

O ICTA publicou um termo aditivo ao edital nº 002/2019–CPIPA/ICTA, reabrindo as inscrições do processo interno de progressão acadêmica do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas para os Bacharelados Profissionais, e incluindo uma nova regra de prioridade para o preenchimento das vagas em segunda chamada. O prazo para as novas inscrições vai de 12 a 19 de julho de 2019. Há 78 vagas disponíveis nessa segunda chamada.

VIII Jornada Acadêmica: inscrições prorrogadas para Comitê de Avaliação Científica

O prazo de inscrição para interessados em compor o Comitê de Avaliação Científica (CAC) da VIII Jornada Acadêmica foi prorrogado até 19 de julho de 2019. Para participar, docentes, técnicos e discentes de pós-graduação devem encaminhar o nome completo, a indicação das áreas de conhecimento, conforme sua formação acadêmica profissional, e o login do Sistema SIG para o e-mail: jornadaacademicadaufopa@gmail.com

Professores e acadêmicos da Ufopa participam do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Um grupo composto por 37 alunos dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, um técnico e dois professores do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) está participando em Belém (PA) do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. O evento começou no domingo, 14 de julho, e segue até quinta-feira, 18.
Alunos e professores apresentam trabalhos na programação. Os alunos representam a Ufopa apresentando artigos e participando de minicursos e competições. O grupo saiu de Santarém na sexta-feira, dia 12, em um ônibus da Ufopa, com destino a Belém.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470