Criado em 31 de Julho de 2019 às 15:03
Proges informa interrupção de atendimento devido mudança A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil informa que não haverá atendimento ao público no período de 24 a 26 de julho de 2019, em virtude de mudança da Pró-Reitoria para o térreo da unidade Amazônia. Durante o período da mudança, as demandas de caráter urgente deverão ser encaminhadas para o e-mail proges.gabinete@ufopa.edu.br ou por memorando eletrônico. O expediente retornará à normalidade no dia 29 de julho.
O projeto de extensão “Espaços Transversais: perspectivas em meio ambiente” promove nesta quarta, 24 de julho, a palestra “Fotografia e Conservação da Biodiversidade”, a ser ministrada pelo biólogo e fotógrafo espanhol Jaime Culebras, coordenador do projeto “Photowildlife Tours do Equador”. A palestra será realizada no auditório da Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), localizado na unidade Tapajós, a partir das 9h. A palestra é a ação inaugural de um ciclo de palestras e oficinas em Ativismo Digital promovido pelo projeto de extensão. Os participantes receberão certificado.
O Centro de Formação Interdisciplinar oferta disciplinas no período letivo 2019.2 para alunos da graduação que não cursaram ou que estão com pendências por reprovação em disciplinas. Os interessados devem realizar as matrículas via SIGAA, no período de matrículas do calendário acadêmico. Terão prioridade os alunos com maior tempo de curso na instituição. Mais informações: (93) 2101-6548 ou pessoalmente na Gestão Acadêmica do CFI, sala 315, 3º piso, Unidade Amazônia, das 14h às 18h.
O Cine Mais Cultura promove na quarta-feira, 24 de julho, a exibição do filme francês "Eu não sou um homem fácil" (Je ne suis pas un Homme Facile, 2018), dirigido por Éléonore Pourriat. A sessão é gratuita, com início às 14h30, no Auditório Wilson Fonseca. O debate, que acontecerá após o filme, terá como convidadas Amanda Poça, do movimento “Mulheres em Luta”, e a psicóloga da Ufopa, Milena Poça.
O CGPrits publicou o edital conjunto ProEnsino/Pibic/Pibex nº 001/2019 de seleção de propostas a serem submetidas por docentes da Instituição e seleção de bolsistas para atuarem em projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão. Serão selecionados 264 planos de trabalho, sendo 88 do ProEnsino, 88 do Pibic e 88 do Pibex, com vigência de 12 meses. Cada bolsa será de R$ 400,00 mensais, com período de atividade de 1º de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020. As inscrições vão de 19 de julho a 19 de agosto, através do Saape: www.ufopa.edu.br/saape
Foram prorrogadas até 25 de julho, as inscrições para o processo interno de progressão acadêmica do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência em Tecnologia das Águas para os bacharelados profissionais ofertados pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas. As inscrições para o PIPA/ICTA 2019.1 e 2019.2 serão admitidas exclusivamente na Coordenação Acadêmica do ICTA, que funciona na sala 403 do Bloco Modular Tapajós (BMT), na unidade Tapajós. Há 126 vagas remanescentes.
O período para submissão de trabalhos no IX Seminário de Iniciação Científica já está aberto e vai até o dia 11 de agosto. As submissões devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Todos os bolsistas dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM, no período 2018-2019, devem enviar os resumos com os resultados de seus planos de trabalho. Bolsistas PIBIC e PIBIT farão apresentações orais nos dias 11, 12 e 13 de setembro. Os bolsistas PIBIC-EM apresentarão pôsteres ou banners apenas no dia 13 de setembro. Aluna do curso de Farmácia, Ronize Branches foi selecionada para apresentar sua pesquisa na “II Escola de Inverno em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica”, evento que ocorreu de 15 a 20 de julho na Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Ribeirão Preto (SP). Intitulado “Redes sociais e o movimento antivacina: mitos e evidências científicas”, o trabalho da estudante avaliou publicações divulgadas sobre imunização em uma rede social e efeitos nocivos à saúde. Essas publicações foram relacionadas com dados da literatura científica.
Na sexta-feira, 26 de julho, o projeto Pipocando Ações Afirmativas exibe o filme “A Teoria de Tudo”. Baseado na biografia de Stephen Hawking, a obra mostra a vida do cientista e a descoberta do diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica. A sessão é aberta e inicia às 15h no Auditório Wilson Fonseca na Unidade Rondon.
O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) promove, entre os dias 25 e 31 de julho de 2019, o minicurso “Ecologia Alimentar dos primatas, inclusive do homem”, ministrado pelo professor Pérsio Scavone de Andrade. Serão exploradas cinco vertentes principais: 1) uso abusivo de agrotóxicos nos ecossistemas amazônicos; 2) alimentos transgênicos; 3) doenças alimentares; 4) estratégias empregadas pelos macacos para conseguir alimentos nas florestas tropicais; e 5) o que comeremos no futuro?
O V Salão de Extensão será realizado dia 9 de setembro, no 2º andar do Bloco Modular Tapajós (BMT), unidade Tapajós. O evento contará com a apresentação dos resultados parciais dos planos de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), em forma de pôster e mostra interativa, além da tradicional Mostra de Projetos de Cultura e Extensão. Poderão submeter resumo para apresentação de trabalho os bolsistas do Pibex com planos de trabalho selecionados por meio do edital nº 007/2018 da Procce. O período de submissão vai de 12 a 16 de agosto. Os resumos deverão ser submetidos diretamente no SIGEventos.
A equipe do Laboratório de Fisiologia Vegetal e Crescimento de Plantas, vinculado ao ICTA, se dedica ao estudo dos fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) desde 2016. Invisíveis a olho nu, esses fungos têm uma forte expressão ecológica e agrícola. Ao se associarem às raízes das plantas vascularizadas, desenvolvem uma relação simbiótica chamada micorriza, capaz de aumentar a absorção de água e nutrientes, especialmente o fósforo. Assim, as plantas crescem mais, ficam mais competitivas ecologicamente e superiores do ponto de vista agronômico, além de mais tolerantes à seca e às doenças. A equipe do laboratório trabalha para desenvolver um biofertilizante capaz de melhorar o desempenho dos vegetais e reduzir o uso de fertilizantes sintéticos. Conheça nossos canais de comunicação: |