Criado em 31 de Julho de 2019 às 15:04

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 123 | 30 de julho a 5 de agosto de 2019

Mestrado em Ciências da Sociedade oferta vagas para alunos especiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) lançou uma chamada pública para seleção de alunos especiais para o mestrado. As inscrições ocorrem dias 29 e 30 de julho na secretaria do PPGCS, situada na sala 214 da Unidade Amazônia, das 8h30 às 11h30.
São 12 vagas para as disciplinas: Etnografia; Gestão e Ordenamento Territorial; Direitos Humanos e Socioambientais; Economia e Gestão de Recursos Naturais; Estatística Aplicada às Ciências Sociais; Saberes Locais, Espaços Naturais e Processos Produtivos: Diálogos entre Teoria e Práticas Sociais.

Prorrogado prazo de submissão de resumos do VII Seminário de Graduação e propostas de oficinas e minicursos

Foram prorrogados os prazos para submissão de oficinas e minicursos e resumos para o VII Seminário de Graduação. A submissão pode ser feita até o dia 1º de agosto pelo SIGeventos (https://sigeventos.ufopa.edu.br). Os minicursos e oficinas poderão ser propostos por docentes da educação básica e superior; discentes de graduação e pós-graduação, sob orientação de um professor ou técnico; técnicos de instituições de ensino superior e entidades; além de pesquisadores e profissionais liberais. A carga horária total dos minicursos e oficinas é de oito horas.

Edital de concessão de auxílio a alunos ingressantes via PSR abre inscrições dia 26 de julho

A Proges publicou no dia 25 de julho o edital nº 06/2019/Proges, que trata da concessão de auxílio estudantil destinado a estudantes ingressantes via Processo Seletivo Regular (PSR) até o ano de 2018. No total, são ofertados 700 auxílios estudantis, divididos em três grupos, conforme índice de vulnerabilidade socioeconômica aferido nos termos do edital nº 01/2019/Proges.

De acordo com a divisão, os valores dos auxílios podem ser de R$ 200,00, R$ 300,00 ou R$ 400,00 mensais. A vigência dos auxílios vai de agosto a dezembro de 2019. As inscrições ocorrerão de 26 de julho a 4 de agosto de 2019. Os interessados deverão se inscrever online, através do perfil do estudante no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), módulo “bolsas”.

VII Seminário de Pós-Graduação: submissão de trabalhos começa dia 26 de julho

De 26 de julho até 11 de agosto estará aberta a submissão de resumos para o VII Seminário de Pós-Graduação. O envio de trabalhos deve ser realizado por meio do SIGeventos (https://sigeventos.ufopa.edu.br). Todos os bolsistas de mestrado e doutorado da Ufopa, com fomento do CNPq, Capes e Fapespa com mais de um ano de curso, devem apresentar os resultados de suas pesquisas no evento. Cada discente fará exposição oral diante de uma banca avaliadora.

Proen lança questionário de avaliação do semestre 2019.1 para alunos de graduação

A Proen lançou, dia 24 de julho, um questionário destinado aos estudantes dos cursos de graduação para avaliação do primeiro semestre letivo de 2019. O questionário pode ser respondido até dia 6 de agosto, através da página https://sigadmin.ufopa.edu.br/admin/public/questionario/responder/c2969e19b1e083a6.
O objetivo é conhecer a opinião dos alunos sobre o desenvolvimento das disciplinas cursadas no semestre 2019.1, com a intenção de aperfeiçoar as ações de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação da Ufopa.

Acadêmicos da Ufopa apresentam trabalhos em Congresso de Biologia

A Universidade de Campinas (Unicamp), SP, sediou o Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (CAEB), de 15 a 19 de julho. Foram apresentados sete trabalhos da Ufopa, com a participação de 21 acadêmicos do Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

Procce e Proen abrem consulta pública sobre inserção de extensão universitária na estrutura curricular da graduação

A Procce e a Proen realizam, de 29 de julho a 8 de agosto, consulta pública à comunidade acadêmica visando o recebimento de contribuições para a minuta de resolução que regulamentará o registro e a inclusão da extensão universitária nos currículos de todos os cursos de graduação da Ufopa, conforme determinado pelo Plano Nacional de Educação 2014/2024. Acesse a minuta da resolução e veja como contribuir.

Bibliotecas da Ufopa em Santarém passam por obras de ampliação e modernização

Fechadas até o início do segundo semestre letivo de 2019, as bibliotecas da Ufopa em Santarém passam por obras de ampliação e modernização. Na unidade Rondon, a obra é direcionada a reparos na estrutura do prédio, para tratar fissuras que surgiram na laje do mezanino e nas paredes. O piso e a pintura interna também serão renovados.

A biblioteca da unidade Tapajós está sendo ampliada para receber o acervo da biblioteca da unidade Amazônia, que deixará de existir devido ao plano de desocupação do prédio da avenida Mendonça Furtado. A mudança da unidade Amazônia para o Tapajós inicia dia 29 de julho. Com a ampliação, o acervo da biblioteca do Tapajós passará dos atuais 17.033 exemplares para 27.800 exemplares.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470