Criado em 29 de Outubro de 2019 às 12:12

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 130 | 18 a 24 de setembro de 2019

Discentes que irão fazer Enade 2019 devem preencher questionário até 21 de novembro

Os estudantes concluintes da Ufopa que irão fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 devem responder, até 21 de novembro de 2019, ao questionário disponível na página http://enade.inep.gov.br/enade/. Este ano, participam do exame os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Farmácia e Engenharia Sanitária e Ambiental.
O estudante só poderá responder ao questionário pela internet, exclusivamente no Sistema Enade. Para isto, é preciso que realize o cadastro no portal do Inep.

Isco publica edital de concessão de bolsas de fomento a TCCs

O Instituto de Saúde Coletiva (Isco) lançou nesta sexta-feira, 13 de setembro, edital referente ao processo seletivo para concessão de bolsas para fomento a trabalhos de conclusão de curso. Serão concedidas 13 bolsas, no valor de R$ 750 cada uma, a discentes concluintes do bacharelado interdisciplinar em Saúde e do bacharelado em Saúde Coletiva.
A bolsa será paga em parcela única e é exclusiva para aquisição de produtos, serviços de pessoa jurídica e despesas com atividades de campo, laboratório e publicações, que sejam estritamente necessárias à execução do TCC.
A inscrição será realizada de 16 a 26 de setembro na Coordenação Administrativa do Isco, sala 226 do BMT, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Aberta inscrição de trabalhos para a II Fecitba

O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced) realiza no mês de novembro a II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (Fecitba-PA). As inscrições de trabalhos para o evento começaram nesta terça-feira, 3 de setembro, e seguem até o dia 12 de outubro. A feira ocorrerá nos dias 12 e 14 de novembro de 2019.
Haverá premiações e, entre elas, para as escolas que apresentarem maior número de trabalhos expostos para avaliação.

Setembro Amarelo na Ufopa começa na segunda, 23, com colóquio sobre prevenção ao suicídio

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove no período de 23 a 27 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a campanha Setembro Amarelo, que visa oferecer um espaço para reflexões e orientações acerca do suicídio e suas formas de prevenção. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a programação contará com colóquio, palestras, conferência, oficinas, atividades culturais e esportivas, entre outras, que serão realizadas nas três unidades do Campus Santarém.

Doutoranda da Ufopa é premiada como finalista do Empreenda Santander 2019

Com o projeto Emotion4X, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa, Carla Marina Paxiúba, foi uma das finalistas do prêmio Empreenda Santander 2019, na categoria Universitário Empreendedor. Concorrido, este ano o prêmio teve 3.400 inscritos na categoria. Durante seis meses, os inscritos passaram por duas etapas seleção. Na primeira, 50 projetos foram aprovados e, na segunda, foram apenas dez selecionados. O Emotion4X foi um deles.

Estúdio Encontro das Águas da Ufopa abre inscrições para Mês de Formação Audiovisual

No período de 1 a 22 de outubro, o  Estúdio Encontro das Águas, vinculado à Diretoria de Comunidade e Cultura (DCC) da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce) da Ufopa, realiza o “Mês de Formação Audiovisual”. Serão realizadas oficinas voltadas para a promoção do conhecimento no campo da produção fotográfica e cinematográfica.

Pesquisa na Ufopa analisa presença de parasitos na pescada-branca

A pesquisa "Metazoários parasitos de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (osteichthyes: sciaenidae) de lagos de várzea da Amazônia brasileira" investigou a diversidade de parasitos que podem ser encontrados na pescada-branca, um dos peixes mais comuns na região. O estudo, desenvolvido por Darlison Chagas de Souza e orientado pelo professor Lincoln Lima Corrêa, é resultado da primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES), defendida em 30 de julho de 2019 na Universidade Federal do Oeste do Pará.
VIII Jornada Acadêmica

Certificados estarão disponíveis na primeira quinzena de outubro de 2019

O Comitê Gestor da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa informa que os certificados do evento estarão disponíveis na primeira quinzena de outubro de 2019. A equipe está trabalhando na inserção das frequências no Sigeventos.

Reabertura do período de submissão da versão final dos trabalhos - VII Seminário de Graduação

O Comitê Gestor da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa informa que está reaberto o período de submissão da versão final dos trabalhos aprovados e aprovados para correção do VII Seminário de Graduação, até 20/09/2019, via Sigeventos.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470