Criado em 29 de Outubro de 2019 às 12:14

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 132 | 16 a 21 de outubro de 2019

Campus Itaituba realiza ações para campanha nacional Lixo Zero

De 18 a 27 de outubro, alunos e professores do Campus Itaituba da Ufopa realizam coleta de garrafas plásticas e de vidro como parte das atividades da campanha nacional Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O Campus Itaituba será sede de um ponto de coleta seletiva, e durante o período da campanha os alunos da Ufopa farão um dia de coleta seletiva pelas ruas e estabelecimentos comerciais da cidade de Itaituba.
“O material coletado será utilizado em pesquisas de engenharia, com o objetivo de utilizar as fibras de garrafas PET para adição ao concreto, podendo aumentar sua resistência à tração. Quanto às garrafas long neck, serão moídas e utilizadas como agregado miúdo no concreto, em substituição à areia. A ideia da ação é de aproveitar materiais que seriam descartados sem reciclagem, aproveitando seu potencial na engenharia civil”, esclareceu o diretor do Campus Itaituba, Prof. Luamim Tapajós.

Ufopa promove II Workshop de Guias de Campo

Nos dias 29 e 30 deste mês de outubro, a Ufopa, em parceira com The Field Museum de Chicago (Estados Unidos), irá promover no Campus Santarém o II Field Guides Workshop. O evento é direcionado a estudantes de graduação e/ou pós-graduação que trabalham com biodiversidade, que tenham fotos incríveis e desejerm publicar um guia de campo.

Ufopa sedia III Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento na Amazônia

Divulgar as atividades científicas de instituições de ensino e pesquisa das regiões Oeste e Sudeste do Pará: este é o principal objetivo da coordenação do III Congresso de Tecnologia e Desenvolvimento na Amazônia (CTDA), que ocorrerá de 18 a 22 de novembro de 2019. É a primeira vez que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sedia o evento.
A realização do evento é resultado de parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Ufopa, por meio do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

Ufopa vai financiar projetos de audiovisual

Uma proposta elaborada pelo Programa de Desenvolvimento do Audiovisual do Baixo Amazonas (DC/NPD/Procce) e aprovada pela Secretária do Audiovisual (Sav), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, vai disponibilizar R$ 150 mil para financiar projetos de audiovisual oriundos da região Oeste do Pará. Serão destinados R$ 40 mil para apoiar filmes independentes produzidos no Baixo Amazonas.
A exibição de filmes e sessões de debates, além de oficinas temáticas, estão entre as ações a serem ofertadas em 2020. Para o ano que vem, a estimativa é de que aproximadamente duas mil pessoas sejam beneficiadas com essas ações.

Consepe aprova calendário acadêmico de 2020 e Política de Inovação

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, durante reunião presidida pelo reitor Hugo Alex Diniz e realizada nesta quarta-feira, 9 de outubro, o Calendário Acadêmico Unificado de 2020, que contempla a graduação e a pós-graduação. Esta é a primeira que o calendário traz datas unificadas para os dois níveis de ensino.

Ufopa publica edital do processo eleitoral para membros dos Conselhos Superiores

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou edital de abertura de processo eleitoral para membros representantes de categorias universitárias nos Conselhos Superiores. O período de inscrição de candidaturas encerra dia 22 de outubro de 2019.  O procedimento de inscrição deverá ser feito por meio de preenchimento de formulário eletrônico on-line com os dados cadastrais na plataforma de inscrição.
O edital apresenta as normas que orientam e regulamentam os procedimentos para a realização do processo eleitoral que vai eleger a representação dos servidores docentes, servidores técnico-administrativos em educação e dos discentes na composição dos Conselhos Superiores: Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Superior de Administração (Consad).

VII Encontro de Economia da Ufopa está com inscrições abertas

No período de 29 de outubro a 1 de novembro será realizado o VII Encontro de Economia (Enecon) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Organizado pelo curso de Economia da Universidade, o evento traz como temática “Mudanças Tecnológicas, Inovação e Economia Global: as metamorfoses do capitalismo contemporâneo”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
O VII Enecon é um evento local que integra acadêmicos e profissionais de Ciências Econômicas e de áreas afins. A edição deste ano ocorrerá na Ordem dos Advogados de Santarém (OAB) e na Unidade Amazônia, Campus Santarém da Ufopa. Contará com professores palestrantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Conselho Regional de Economia (Corecon/PA), entre outros convidados.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470