Criado em 26 de Dezembro de 2019 às 11:13

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 135 | 27 de novembro a 3 de dezembro de 2019

ICTA publica edital de progressão acadêmica para bacharelados profissionais

O ICTA publicou nesta terça, 26 de novembro de 2019, o edital PIPA/ICTA 2019.3, referente ao processo de progressão acadêmica do bacharelado interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas para os bacharelados profissionais ofertados pelo Instituto em 2019. Esse edital é destinado aos estudantes que ingressaram no BI nos processos seletivos do ano de 2017.
Vagas - No total, são ofertadas 76 vagas, sendo 25 para o Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, turno integral, e 51 vagas para o Bacharelado em Gestão Ambiental, turno matutino. Em ambos os cursos, há reserva de vagas para candidatos indígenas e quilombolas, ingressantes via processos seletivos especiais, e também para pessoas com deficiência (PcD).

Proppit e Núcleo de Línguas lançam edital de proficiência de leitura em língua estrangeira
 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e o Núcleo de Línguas do Instituto de Ciências da Educação (Iced) publicaram o edital nº 02/2019, referente ao exame de proficiência de leitura em língua estrangeira, Inglês e Português.

PPGRNA abre inscrição para vagas no mestrado acadêmico

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) está com inscrições abertas até o próximo dia 18 de dezembro para o processo seletivo de alunos em nível de mestrado acadêmico para o ano de 2020. As inscrições serão feitas exclusivamente on-line, na página http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgrna. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a linha de pesquisa à qual pretende se candidatar.

Bibliotecas da Ufopa em Santarém passam a contar com tecnologia antifurto

Desde o fim de outubro, o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Ufopa conta com uma nova tecnologia antifurto em suas unidades localizadas no campus Santarém. A tecnologia RFID é a mais recente ferramenta utilizada em bibliotecas para detecção de furto, autoatendimento e gerenciamento em nível de item, acelerando o registro de entrada e saída de material e o inventário do acervo. O equipamento compreende um conjunto básico de antenas antifurto, etiquetas desativadoras e reativadoras, e leitores ópticos, de mesa e manual.

II Encontro de Estudos e Pesquisas HISTEDBR será de 3 a 5 de dezembro

Com o tema “Em defesa da Escola Pública", o II Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) será realizado de 3 a 5 de dezembro de 2019 no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon.

Ufopa abre processo seletivo para professor de Línguas Estrangeiras

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou o edital de processo seletivo simplificado para professor substituto na área de Línguas Estrangeiras Modernas. As inscrições ocorrem até as 23h do dia 10 de dezembro pelo site http://www.ufopa.edu.br/concursos. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50.

Campus Oriximiná realiza I Simpósio de Botânica

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2019, o Campus Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove o I Simpósio de Botânica, com o objetivo de expor a importância, diversidade e uso das algas e plantas na Amazônia Central.

III SEPDAM debate políticas públicas e questão agrária na Amazônia

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza o III Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia – III SEPDAM, no Auditório Wilson Fonseca. A programação terá lançamento de livros, minicursos, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e visita de campo.

Ufopa sedia em dezembro o IV Seminário Nacional de Educação de Surdos

“O ensino de surdos na Educação Básica”. Esse é o tema do IV Seminário Nacional de Educação de Surdos que será realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará nos dias 9 e 10 de dezembro.
Com o evento, a coordenação propõe debater a educação básica, refletindo sobre avanços e dificuldades na realidade atual da educação de surdos. O objetivo do seminário é proporcionar reflexões, troca de experiências e socialização de pesquisa na área da educação da pessoa com surdez, da educação infantil ao ensino médio.

I SIEC: Seminário da Ufopa irá discutir cultura e extensão no interior da Amazônia

De 11 a 13 de dezembro de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza o I Seminário Integrado de Extensão e Cultura (SIEC) com o tema "A importância da cultura e da extensão universitária no interior da Amazônia". A programação integra o 1° Encontro de Creditação, o 2° Fórum de Cultura da Ufopa e o 2° Encontro das Empresas Juniores.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470