Criado em 26 de Dezembro de 2019 às 11:29

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 137 | 12 a 17 de dezembro de 2019

Discentes de Engenharia de Pesca realizam ações educativas na Feira do Pescado

Para estimular o consumo do pescado na cidade de Santarém, discentes do Bacharelado em Engenharia de Pesca do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizaram atividades no dia 28 de novembro de 2019, para o público visitante da Feira do Pescado. Ao longo da manhã, houve apresentação de vídeos e materiais informativos, além de degustação de pratos à base de pescado.

Na ação, que contou com o apoio da Colônia de Pescadores Z-20, os discentes deram orientações de como avaliar o índice de frescor do alimento, apresentaram características nutricionais de espécies comercializadas no local e os produtos derivados de pescado disponíveis no mercado santareno.

Ufopa aprova orçamento de 2020 e o disponibiliza à comunidade acadêmica

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou na última reunião do Conselho de Administração (Consad), no dia 27 de novembro de 2019, o Plano de Gestão Orçamentária 2020. O documento estipula o orçamento total de R$ 202,4 milhões para o ano que vem. A maior parte é para o pagamento de pessoal: R$ 157,4. O orçamento de custeio, destinado à manutenção da Universidade, está previsto em R$ 38,6 milhões; e o de capital, para ações de investimento e infraestrutura, em R$ 5,6 milhões.

Para viabilizar a elaboração antecipada do PGO, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) montou um cronograma de trabalho junto às unidades acadêmicas e administrativas, iniciado em maio de 2019. “A construção do PGO seguiu, em todas as etapas, o alinhamento ao plano estratégico da universidade, que é o PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional]. Também buscamos aproximar as unidades desse pensamento, de uma construção coletiva para atender aos objetivos estratégicos da Ufopa”, afirma a diretora de Planejamento Renata Lisbôa.

Abertas inscrições para minicursos de GeoGebra e Cubo Mágico

O Grupo de Ensino e Aprendizagem Significativa em Exatas (GEAE), liderado pelos professores Glauco Pantoja e Aroldo Rodrigues, está ofertando minicursos de Geogebra Básico e de Cubo Mágico. Os cursos têm certificação de 10 horas.
O minicurso de Geogebra Básico será ministrado pelo professor Aroldo Rodrigues no dia 16 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Labin 1, Unidade Rondon. O GeoGebra é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra. No curso, será feita a introdução ao software livre, além de noções para construções geométricas, como ponto, segmentos, retas, ângulos, etc. Há 24 vagas disponíveis.

Ufopa abre vaga para professor substituto de Mecanização Florestal

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abriu processo seletivo para a vaga de professor substituto na área de Mecanização Florestal e Metodologia Científica, com lotação no Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) no Campus Santarém. As inscrições são gratuitas e ocorrem até 15 de dezembro pelo site http://www.ufopa.edu.br/concursos.

IV Seminário de Pós-Graduação em Biociências discutirá biotecnologia na Amazônia

Nos dias 18 a 20 de dezembro de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove o IV Seminário de Pós-Graduação em Biociências no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon/Campus Santarém. O evento integra o calendário de atividades do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPG-Bio) e terá como tema “Biotecnologia e desenvolvimento ambiental na Amazônia”.

Ufopa Acessível: evento discute ações práticas de acessibilidade

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove no dia 17 de dezembro de 2019 o Ufopa Acessível, que irá apresentar à comunidade acadêmica as ações de acessibilidade realizadas para atender às pessoas com deficiência (PcD). O evento começa às 8h no Auditório da Unidade Tapajós.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470