Criado em 5 de Junho de 2019 às 14:20

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 11/2019 | 17 a 23 de abril

Aprovada, PGO 2019 coloca em debate eficiência orçamentária

Ter dinheiro nem sempre é a solução de todos os problemas. Difícil mesmo é saber exatamente como gastá-lo. Nas instituições, isso também ocorre. Só para se ter uma ideia: as unidades acadêmicas da Ufopa (institutos e campi fora da sede) só conseguiram gastar, em média, 60% dos recursos que receberam em 2018. Os dados são da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) – que preside a Câmara de Assuntos Econômicos – e constam da Proposta de Gestão Orçamentária 2019, aprovada na última reunião do Conselho Superior de Administração (Consad), na última sexta-feira, 12 de abril.

Procce recebe fotografias para exposição sobre Dia Internacional de Museus

Com objetivo de destacar a importância dos museus para o intercâmbio cultural, a Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), está recebendo fotografias sobre os museus de Santarém. As fotos irão compor uma exposição colaborativa, que será realizada em maio, para celebrar o Dia Internacional de Museus (DIM).

Ufopa abre seleção para turma 2019 do mestrado em biodiversidade

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) da Ufopa lançou o edital de seleção do mestrado para o ano letivo de 2019. São ofertadas sete vagas, sendo uma reservada a servidor efetivo da Universidade.

O programa conta com duas linhas de pesquisa: 1) Ecologia; e 2) Sistemática e Evolução. Podem participar candidatos com graduação em ciências biológicas ou ciências agrárias.

Ufopa abre vaga para pós-doutorado em biodiversidade

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) da Ufopa lançou o edital de seleção de bolsista para pós-doutorado. A vigência é de até 48 meses, com início em junho de 2019. O valor da bolsa é de R$ 4.100,00.

Rede de pesquisa analisa vegetação de florestas alagáveis na Amazônia

A Amazônia é conhecida pelas florestas tropicais de terra firme, famosas pelas árvores de grande porte e pela megadiversidade. Atravessada por grandes rios, também abriga em parte do território uma considerável área úmida: 30% são ocupados por zonas ripárias, formadas por igarapés e florestas alagáveis. Apesar da notável presença, os estudos sobre esses ambientes ainda são poucos.

Desde 2017, a Rede Ripária reúne pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para descobrir como as áreas úmidas da Amazônia funcionam e como as espécies de plantas se adaptam a esses ambientes. Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa multidisciplinar é liderado pelo Inpa. Na Ufopa, participam da rede os professores Thiago André e Leidiane Leão, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Amanda Mortati, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef).

Projeto Peludinhos da Ufopa pretende cuidar de animais e evitar abandono no campus

A paixão pelos animais fez nascer na Ufopa um novo projeto de extensão: “Peludinhos da Ufopa”, que tem como objetivo tratar, cuidar e alimentar os animais, especialmente cães e gatos de vida livre que habitam os espaços da Universidade.

Ufopa e sociedade jurutiense discutem inovação e empreendedorismo na Amazônia

Na quinta-feira, 11 de abril, o Campus Juruti da Ufopa realizou a I Conferência de Inovação e Empreendedorismo na Amazônia, em parceria com o Sebrae/PA e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA). Realizada na escola municipal Zelinda de Sousa Guimarães, a conferência contou com 140 participantes. O evento foi dividido em dois momentos: palestras pela manhã e minicursos à tarde com o objetivo de iniciar a discussão e fortalecer o empreendedorismo na região.

Continuam abertas inscrições para encontro de Saúde e Segurança do Trabalho da Ufopa

Estão abertas as inscrições para o II Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho da Ufopa, que ocorrerá dia 24 de abril de 2019, das 8h às 18h, no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém. O público-alvo desta edição são servidores e discentes da Universidade, além de profissionais da área de saúde e segurança do trabalho e a comunidade em geral.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470