Criado em 5 de Junho de 2019 às 14:21

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 13/2019 | 30 de abril a 7 de maio

Câmara dos Deputados lança Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais

O reitor da Ufopa, Hugo Diniz, participou na última quarta-feira, 24 de abril, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A Frente contará com uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadelha (PDT-PE).

Aves que compõem o dossel da Flona Tapajós são objeto de pesquisa na Ufopa

É a mais de 40 metros de altura que o professor Edson Vargas Lopes, da Ufopa, desenvolve uma de suas pesquisas na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, em Belterra. Do alto de duas torres de plataforma instaladas pelo Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) na Flona, ele observa aves que habitam, preferencial ou exclusivamente, o dossel da floresta Amazônica.

II Seminário do Celepi será no mês de junho

Nos dias 26 e 27 de junho de 2019 será realizado o segundo Seminário do Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (II SCelepi). A programação terá minicursos, conferências e mesa-redonda, além de uma mostra de ações concluídas e em execução no Celepi.

Ufopa dialoga com lideranças sobre formas de ingresso de alunos indígenas e quilombolas

O mês de abril foi marcado por uma série de encontros para discutir as formas de ingresso de alunos indígenas e quilombolas na Ufopa, como parte do Seminário dos Processos Seletivos Especiais. Participam membros da comunidade acadêmica e representantes de organizações sociais.

Lelitiando discute obras do escritor brasileiro João Carrascoza

O Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (Lelit) da Ufopa promove o II Lelitiando, com a discussão sobre os contos de João Anzanello Carrascoza, neste sábado, 27 de abril de 2019, às 9h na Unidade Rondon, Campus Santarém.

O escritor é um dos nomes notáveis da literatura brasileira contemporânea, já tendo publicado mais de quarenta livros de prosa e poesia de diversos gêneros literários.

Abertas as inscrições para o XVII Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces

A Ufopa sedia o XVII Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces de Santarém e Baixo Amazonas, de 6 a 8 de maio de 2019, na Unidade Tapajós, Campus Santarém. Este ano, o tema do evento é “Água e Agrotóxicos (pesticidas): impactos na saúde humana e ambiental”.

O evento abordará o uso, controle, limitação e liberação de pesticidas para agricultura, bem como os impactos socioambientais gerados pelo uso inadequado de defensivos agrícolas, sobretudo na qualidade da água consumida e suas influências na saúde da população.

Ufopa promove encontro sobre extensão universitária e sustentabilidade

No dia 7 de maio de 2019, a Ufopa realiza o I Encontro de Extensão Universitária na Promoção da Sustentabilidade para a Sociedade na Amazônia (EUPSA), no Auditório Wilson Fonseca, com o tema “O papel da extensão universitária na promoção da sustentabilidade para a sociedade na Amazônia”.

Núcleo de Acessibilidade promove mesa-redonda

O Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, vinculado a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) promove a mesa-redonda “Diálogos sobre altas habilidades/superdotação”. O processo de formação contínua/coletiva será realizado no dia 2 de maio, a partir das 19 horas, no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, Campus Santarém.

PPGSAQ lança edital de processo seletivo para turma 2019 do mestrado

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), vinculado ao Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, lançou nesta quinta, 25 de abril de 2019, edital tratando do processo seletivo para o preenchimento de vagas para o mestrado do programa, referente ao ano letivo de 2019.

O PPGSAQ tem área de concentração interdisciplinar, com duas linhas de pesquisa: 1. Políticas Públicas, diversidade e desenvolvimento amazônico; e 2. Biodiversidade, saúde e sustentabilidade. Serão oferecidas 25 vagas, distribuídas entre os docentes permanentes e colaboradores do programa. Os candidatos concorrerão às vagas ofertadas pelo orientador que indicarem no momento da inscrição. Do total de vagas oferecidas, três são reservadas a servidores da Ufopa.

DSQV realiza campanha de vacinação contra gripe no dia 10 de maio

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) realiza a campanha de vacinação contra gripe na Ufopa no dia 10 de maio de 2019, das 9h às 15h, no Auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia, Campus Santarém.

As vacinas são destinadas ao grupo prioritário da comunidade universitária, formado por professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais.

Progep abre consulta pública sobre procedimentos de concessão de férias a servidores

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) recebe contribuições para a minuta de resolução que regulamenta os procedimentos relacionados às férias dos servidores da Ufopa.

Na resolução, serão normatizados os procedimentos de concessão, indenização, parcelamento e pagamento da remuneração de férias de docentes e técnicos administrativos.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470