Criado em 5 de Junho de 2019 às 14:23

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 15/2019 | 16 a 21 de maio

Ufopa 10 anos: Contribuições para a educação no Oeste do Pará

No processo seletivo regular de 2019, a Ufopa contabilizou mais de 11 mil candidatos inscritos, a maioria de Santarém, que teve quase 6 mil inscritos, seguida de Oriximiná, com 575, Itaituba, com 568, e Monte Alegre, com 558. Os candidatos concorreram às 1413 vagas ofertadas para 41 cursos de graduação em Santarém (sede) e oito nos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Do total de vagas, 711 foram reservadas para o sistema de ingresso por cotas sociais, destinadas a candidatos de baixa renda, que cursaram ensino médio em escolas públicas, e também às pessoas com deficiência e aos que se autodeclaram pretos, pardos ou índios. “O aluno da Ufopa é um aluno da região amazônica, particularmente do estado do Pará. Cai por terra o mito que a universidade pública é para os mais ricos, é para o aluno de fora, que os nossos alunos não conseguem acessar nossa universidade. Nossos dados demostram o contrário. Mais de 90% das nossas vagas são preenchidas com candidatos da região”, avalia a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, professora Solange Ximenes.

Comunidade acadêmica do Oeste do Pará se mobiliza em defesa da educação

Na quarta-feira, 15 de maio, a comunidade acadêmica, junto com outras entidades ligadas à educação na região Oeste do Pará (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará – Sindtiffes, Sindicato dos Docentes da Ufopa – Sindufopa e Diretório Central dos Estudantes – DCE), promoveu várias atividades em defesa da Universidade e contra as restrições orçamentárias impostas pelo Governo Federal.

Proen e CTIC reúnem-se com institutos para consolidar uso de nova versão do SIGAA

Com a atualização implantada em janeiro deste ano, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na Ufopa passou da versão 3.7 para a versão 3.38.14, um salto de mais de trinta versões.

Como em todo processo de mudança, a adaptação à nova versão trouxe algumas dificuldades para usuários do sistema. “Enviamos um questionário aos coordenadores de cursos, coordenadores dos campi e para as gestões acadêmicas para identificar as dificuldades encontradas”, explica a coordenadora de Ensino da Ufopa, Madma Gualberto.

PPGRNA promove palestra sobre territorialidade ribeirinha e impactos da usina de Belo Monte

Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) promove, dia 20 de maio de 2019, a palestra “Territorialidades ribeirinhas e os impactos da usina hidrelétrica de Belo Monte nas reservas extrativistas da Terra do Meio”, a ser ministrada pela Dra. Maira Borges Fainguelernt, pós-doutoranda da Michigan State University (MSU), nos Estados Unidos.

Ufopa abre processo seletivo para professor de Comunicação em Língua Inglesa

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) abriu na quinta-feira, 9, as inscrições para o cargo de professor substituto para atuar na área de Comunicação em Língua Inglesa. As inscrições encerram-se no dia 17 deste mês.

Ufopa abre processo seletivo para professor substituto no Campus Oriximiná

A partir da sexta-feira, 10, estão abertas as inscrições de processo seletivo simplificado para provimento de uma vaga de professor substituto do magistério superior para o campus Oriximiná da Ufopa, na área de Ciências Exatas e da Terra/Sistemas de Computação. O prazo encerra-se dia 17.

Clube de Conversação retoma atividades nas tardes de segunda-feira

O projeto de extensão Clube de Conversação em Língua Inglesa do PET/IEG (Conversation Club) está de volta à Unidade Amazônia, Campus Santarém. Os encontros de conversação em língua inglesa acontecerão todas as tardes de segunda-feira, das 15h às 17h, na sala 202 (sala do projeto Musicaliza). O projeto visa promover a troca de experiências e a prática da língua estrangeira, possibilitando que os alunos se insiram no mundo técnico e científico em outros países, tendo o domínio da língua ao nível teórico e prático.

Nascer em Santarém: projeto de extensão leva informação às gestantes sobre violência obstétrica e parto humanizado

Contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde, por meio de despacho publicado no dia 3 de maio de 2019, aboliu o uso da expressão “violência obstétrica” no âmbito de suas normativas. De acordo com o despacho, o posicionamento oficial do Ministério da Saúde é que o termo violência obstétrica “tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado no continuum gestação-parto-puerpério”.

Servidores do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa entregam alimentos à Casa de Apoio Boa Vontade

Na tarde da quarta-feira, 8 de maio, o Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), marcou presença na Casa de Apoio Boa Vontade para conhecer o projeto, os residentes e fazer a entrega de 105 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados durante inscrições de cursos ofertados pelo núcleo.

Pipocando Ações Afirmativas exibirá o filme "Nasce uma estrela"

No dia 24 deste mês o projeto Pipocando Ações Afirmativas da Ufopa exibe o filme “Nasce uma Estrela” (2018). A sessão começa às 15h, no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470