Ultima atualização em 5 de Junho de 2019 às 15:37

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 17/2019 | 29 de maio a 4 de junho

Ufopa prorroga até 4 de junho prazo para contribuições ao PDI

A Ufopa prorrogou o prazo de contribuições da comunidade acadêmica e da sociedade em geral para o novo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023. O documento traça as metas e objetivos estratégicos da Universidade para os próximos 5 anos.

Pesquisa busca identificar substâncias em cumaru para uso no controle alternativo de doenças em plantas

O gênero Dipteryx (cumaru) abriga nove espécies, das quais quatro podem ser encontradas na Amazônia. No estado do Pará foram relatadas três espécies: Dipteryx odorataDipteryx magnifica e Dipteryx punctata. Os cumaruzeiros podem ser utilizados para exploração de madeira, recuperação de áreas degradadas, obtenção de cumarina das sementes para a indústria de perfumaria, como fixadora de essências, e atualmente, na culinária. As sementes têm aroma e sabor fortes que lembram a baunilha.

Palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência será nesta sexta-feira, 31

A Coordenação do Curso de Licenciatura em História e a Coordenação do Projeto PIBID Ciências Humanas da Ufopa realizam a partir das 15h da próxima sexta-feira, 31, uma rodada de palestras sobre ensino e inclusão. O local será o miniauditório HA1 da Unidade Rondon.

Sistema de Bibliotecas promove debate sobre os desafios das mulheres na Amazônia dia 4 de junho

Em sua segunda edição, o projeto “Café com Pupunha”, implantado pelo Sistema de Bibliotecas da Ufopa, conexo com a programação alusiva aos 10 anos da Universidade, realiza no dia 4 de junho, a partir às 14h30, mesa-redonda com o tema “Mulheres na Amazônia: desafios, equidade e mudanças sociais”. O local será o miniauditório HA1, na Unidade Rondon.

Ufopa terá programação alusiva à 3ª Semana Nacional de Arquivo

No próximo mês será realizada a 3ª Semana Nacional de Arquivos, uma temporada de eventos de abrangência nacional, promovida pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa em arquivos e outras instituições de memória de todo o país. Como parte dessa programação, o Arquivo Central da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza a II Conferência de Arquivos do Oeste do Pará, nos dias 13 e 14 de junho de 2019.

Inscrições abertas para professores substitutos nas áreas de Engenharia Florestal e Antropologia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com duas vagas abertas para professores substitutos. A remuneração é de R$ 5.182,66 para a jornada de 40 horas semanais. A lotação será na cidade de Santarém (PA).

Educar para não acabar: Ufopa realiza evento no Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará realiza uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, organizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (GEPEEA), tem como tema “Meio Ambiente: educar para não acabar” e começa às 8h30 na Unidade Rondon.

Expogeo vai reunir trabalhos científicos do curso de Geologia da Ufopa

Alunos e professores dos cursos de Geologia e Ciências Atmosféricas, vinculados ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, promovem nos dias 28, 29 e 30, no Pátio Central do Paraíso Shopping Center, a Expogeo 2019. O evento será realizado das 16h30 às 20h30.

Ufopa e Sectet irão desenvolver projeto em rede para fomentar cadeias produtivas no Oeste do Pará

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), irá desenvolver pesquisas junto às Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) para potencializar as cadeias produtivas da região Oeste do Pará. A iniciativa pretende criar produtos de caráter nutracêutico a partir da exploração sustentável da biodiversidade amazônica.

Seminário propõe reflexão sobre projetos hidrelétricos na Amazônia

A Ufopa promove, dias 30 e 31 de maio, o seminário “Reflexões sobre os grandes projetos na Amazônia: de Belo Monte à Teles Pires-Tapajós”. O objetivo é instigar o diálogo acerca dos grandes projetos na Amazônia, especialmente a hidrelétrica de Belo Monte e as propostas de hidrelétricas para a área do Teles Pires-Tapajós. Além disso, pretende-se apresentar metodologias de pesquisa de monitoramento de grandes projetos e promover o diálogo com atores sociais envolvidos nos processos de construção de hidrelétricas no Oeste do Pará.

Aberta submissão de trabalhos para o XIV SBEF e II Encontro de Engenharia Física

O programa de Ciência e Tecnologia da Ufopa, com apoio da Consultoria de Engenharia Física Jr., realiza no período de 23 a 25 de outubro deste ano o XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia Física (SBEF) e o II Encontro de Engenharia Física do Oeste do Pará (Enefopa). A submissão dos resumos de trabalhos já pode ser feita e segue até 16 de junho; para minicursos vai até 30 do mesmo mês. Só será considerada a submissão de trabalhos e minicursos que estiverem de acordo com as modalidades expostas no site do evento.

EVENTO EXTERNO

Evento Trauma Raquimedular dia 12 de junho

Será realizado dia 12 de junho, das 14 às 17h,  no auditório da Unidade Tapajós, organizado pelo  neurocirurgião Milton Bonny.

As inscrições são gratuitas e a coordenação do evento dará certificado de 4h.

Para contato: (91) 99114-8242

Programação e outras informações aqui.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470