Criado em 25 de Julho de 2019 às 10:29

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 20/2019 | 19 a 25 de junho

Biometeorologia Estatística: Pesquisas investigam os efeitos do clima na saúde humana

Área aplicada da Meteorologia que estuda a relação entre as condições atmosféricas e os seres vivos do planeta, a Biometeorologia é o eixo central de pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Coordenado pela professora Ana Carla dos Santos Gomes, do curso de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), o projeto “Biometeorologia Estatística: Análise dos modos da variabilidade sazonal da região do Oeste do Pará e seus efeitos na saúde” tem por objetivo entender como as condições climáticas afetam a saúde humana.

Aberta inscrição para professor substituto de Comunicação em Língua Inglesa

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) divulgou edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Magistério Superior para o tema Comunicação em Língua Inglesa do Instituto de Ciências da Educação (Iced). As inscrições iniciam-se nesta segunda-feira, 17, e encerram-se no dia 27 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Comissão divulga locais de venda dos ingressos para o Arraial da Ufopa 2019

A Comissão de Organização do Arraial da Ufopa 2019 já disponibilizou os ingressos para o evento, que ocorre dia 5 de julho, 18h, no espaço Signus. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente ao valor de R$ 2,00.

Jornalista da Ufopa participa da II Festa Literária Internacional do Xingu

A jornalista Lenne Santos, coordenadora de Comunicação da Ufopa, participou no sábado, 15 de junho de 2019, de sessão de autógrafos do livro “O universo encantado do Catalendas”, durante a II Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX), evento realizado esta semana no município de Altamira (PA).

Conselho de Acompanhamento do Abaré elaborará regimento para uso da embarcação

Representantes de diversas entidades ligadas ao barco-hospital Abaré estiveram reunidos nos últimos dias 11 e 12 de junho para debater formas de ampliar e otimizar o uso da embarcação. Realizada no campus da Ufopa em Santarém, a oficina "Viver Abaré: todos por uma ideia" contou com a participação de integrantes da Universidade, do Projeto Saúde e Alegria, das secretarias municipais de Saúde de Santarém e Belterra, do Ministério Público do Estado do Pará, do Conselho Municipal de Saúde de Santarém, da Marinha do Brasil e também de universidades externas que têm interesse em participar das atividades da unidade fluvial.

Projeto Pipocando Ações Afirmativas exibe filme “Moonlight”

O projeto "Pipocando Ações Afirmativas" da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa exibirá no dia 28 de junho o filme “Moonlight” (2016), de Barry Jenkins. A sessão começa às 15h, no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém. "Moonlight" venceu o prêmio Oscar de Melhor Filme em 2017.

Formação Básica Indígena realiza I Colóquio Itinerante de Ações de Extensão em Aldeias

No período de 3 de julho a 13 de agosto de 2019, o programa de Formação Básica Indígena (FBI) promove o I Colóquio Itinerante de Ações de Extensão, a ser realizado nas comunidades e aldeias dos acadêmicos indígenas que estão nessa fase da formação na Ufopa. O colóquio é resultado das atividades de ensino desenvolvidas no âmbito da disciplina Introdução à Metodologia Científica da FBI. Professores do programa e discentes indígenas construíram os projetos de extensão com ações que partiram de demandas das próprias comunidades.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470