Criado em 29 de Outubro de 2019 às 12:01

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 30/2019 | 28 de agosto a 3 de setembro

Forplad discute projeto Future-se e a situação orçamentária das universidades brasileiras

Promovida pela Regional Norte, com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a 3ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) discutiu esta semana em Santarém (PA) dois temas estratégicos: o desbloqueio do orçamento das universidades públicas e o projeto Future-se, do Governo Federal, que também deverá trazer impactos no orçamento das instituições. Os debates foram realizados na terça-feira, 27 de agosto, e resultarão na elaboração de documentos técnicos que serão encaminhados para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Ufopa apresenta projeto de inovação tecnológica ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia

O Comitê Gestor de Programas Institucionais da Universidade Federal do Oeste do Pará apresentou um projeto de inovação tecnológica ao titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) do Pará, professor Carlos Maneschy. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, professor Domingos Diniz, apresentou o projeto Pesquisa e inovação para o desenvolvimento humano da região Oeste do Pará: o açaí como um potencializador de cadeias produtivas do Baixo Amazonas como realização da Rede Integrada de Desenvolvimento – RIDH e do Programa Pará Oeste Sustentável, organizados pela Ufopa com a participação de outras instituições.

Cerimônia do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico será no dia 29 de agosto

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza no dia 29 de agosto de 2019, às 17h, no Auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), a cerimônia do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico. Serão premiados os discentes do programa que apresentaram significativa produção acadêmica no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

Rede de Estudos em Geotecnologias na Amazônia abre chamada pública para colaboradores

A Rede Colaborativa de Estudos Aplicados em Geotecnologias na Amazônia (RedGeo), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), está convocando interessados para atuar em atividades de ensino, pesquisa, extensão e de desenvolvimento de geoserviços e geoprodutos para a sociedade. A chamada pública para pré-cadastro de colaboradores vai até o dia 30 de agosto de 2019.

Ufopa sedia V Congresso de Zootecnia da Amazônia

Nos dias 30 de outubro a 1° de novembro de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sedia o V Congresso de Zootecnia da Amazônia, em Santarém. Organizado pelo curso de Zootecnia, o evento traz o tema “Produção Sustentável na Amazônia”. As inscrições estão abertas até a data do evento, mas há limite de vagas para os minicursos. O valor varia de R$ 80 a R$ 110, para estudantes e profissionais, até 25 de setembro.

Pipocando Ações Afirmativas exibirá o filme "Carol"

Na sexta-feira, 30 de agosto, haverá nova edição do projeto “Pipocando Ações Afirmativas” da Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEAA) da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa: será exibido o filme “Carol”.

Projeto “Terapia Comunitária Integrativa” terá novos encontros no mês de setembro

O projeto de extensão “Terapia Comunitária Integrativa" da Ufopa, que realiza rodas de conversa com servidores, alunos e comunidade em geral, terá dois encontros no próximo mês: dias 9 e 23 de setembro – na sala 202 da Unidade Amazônia.

III Semana de Geofísica da Ufopa discute exploração petrolífera e mineral na Amazônia

Em sua terceira edição, a Semana de Geofísica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) terá como temática “Geofísica de Exploração na Amazônia”. O evento começa em 30 de setembro, com minicursos, e vai até o dia 11 de outubro no Auditório da Unidade Tapajós, em Santarém.

Ufopa Multicampi

Campus Juruti da Ufopa realiza I Workshop Saúde

O Campus da Ufopa em Juruti realiza no dia 31 de agosto o I Workshop Saúde, que irá debater com a comunidade acadêmica e profissionais da área sobre prevenção de doenças físicas e mentais, dentro da temática do bem-estar e qualidade de vida.

Divulgada lista de classificados para a final do concurso de poesia na Ufopa Monte Alegre

O Campus da Ufopa em Monte Alegre divulgou a lista com os poemas classificados para a final do concurso de poesia. Os finalistas deverão declamar o poema no I Festival Cultural, que ocorrerá em 30 de agosto, na sede do campus.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470