Criado em 29 de Outubro de 2019 às 12:01

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 31/2019 | 5 a 10 de setembro

Reitoria emite nota sobre o atual cenário orçamentário da Ufopa

Segundo a nota, aulas e serviços essenciais para o funcionamento continuarão, mesmo diante dos cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal.

Reabertas inscrições para Jornada Acadêmica da Ufopa, incluindo minicursos e oficinas

O Comitê Gestor da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa reabriu as inscrições para o evento, incluindo os minicursos e oficinas. As novas inscrições poderão ser realizadas até esta quinta-feira, 5 de setembro de 2019, pela página: https://sigeventos.ufopa.edu.br.

Ufopa lança Processos Seletivos Especiais 2020

Os Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) para ingresso em 2020 foram lançados na última sexta-feira, 30. No PSEI são ofertadas 77 vagas e no PSEQ 81 vagas para os cursos de graduação da Ufopa das unidades acadêmicas em Santarém e nos campi fora de sede.

Café com Pupunha debate projetos e ações de extensão para a sociedade no próximo dia 6

Na sexta-feira, 6 de setembro, o projeto Café com Pupunha propõe o debate sobre a conexão do que é produzido na universidade e a melhoria na qualidade de vida das comunidades atendidas, as principais dificuldades da extensão universitária e os avanços já consolidados. Os convidados são os professores Rui Harayama, Jorgiene Oliveira e Lidiane Leão. O evento começa às 9h no miniauditório HA1 da Unidade Rondon.

Biblioteca da unidade Rondon reabre dia 9 de setembro

Fechada desde 22 de julho para obras de reparo em sua estrutura, a biblioteca da Unidade Rondon/Campus Santarém voltará a abrir para o público no dia 9 de setembro, com horário de funcionamento das 8h às 20h.

IV Jogos dos Servidores da Ufopa: inscrições abertas

Promovidos pela Proges e pela Progep, os IV Jogos dos Servidores ocorrerão no mês de outubro. Serão formadas seis equipes de futsal, que disputarão entre si para pontuar e avançar à fase eliminatória. A final está marcada para o dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público.

CGPrits prorroga inscrições de propostas ao PEEx até 15 de setembro

O Comitê Gestor dos Programas Institucionais (CGPrits) publicou, no dia 30 de agosto, a retificação ao edital nº 03/2019, referente ao Programa Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx). As alterações realizadas incluem a prorrogação das inscrições até o dia 15 de setembro.

Profnit abre seleção de mestrado para turma de 2020

Para a Ufopa são ofertadas 15 vagas para o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). O curso é gratuito e presencial. As inscrições estão abertas até o dia 3 de outubro na página www.profnit.org.br.

Parceria entre Ufopa e Polícia Militar: orientações de segurança à comunidade acadêmica

A Ufopa e o 3º Batalhão da Polícia Militar, em Santarém, firmaram parceria para orientar a comunidade acadêmica quanto a medidas de segurança. A pedido da Universidade, a PM elaborou um conjunto de orientações para alunos, professores e técnicos, no sentido de prevenir “eventos não desejáveis” com procedimentos e medidas de segurança.

Contando Nossas Histórias: projeto estimula produção literária de estudantes indígenas

Na tarde da última terça-feira, dia 3 de setembro, 25 acadêmicos indígenas participaram da primeira oficina do projeto de extensão “Contando Nossas Histórias” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), produzindo contos referentes às vivências e às histórias de luta e resistência indígena no ambiente universitário.

Mulheres na ciência: doutorandas recebem Prêmio de Reconhecimento do PPGSND

Três doutorandas ficaram nas primeiras colocações e vão receber auxílios para a participação em eventos, disciplinas, atividades de campo e atividades de pesquisa externas. Dentre os alunos do doutorado, elas foram as que apresentaram produção acadêmica mais significativa no ano de 2018.

Aberta inscrição de trabalhos para a II Fecitba

O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced) realiza no mês de novembro a II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (Fecitba-PA). As inscrições de trabalhos para o evento seguem até o dia 12 de outubro. A feira ocorrerá nos dias 12 e 14 de novembro de 2019.

HISTEDBR realiza II encontro regional para discutir defesa da escola pública

O grupo de estudos e pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR/Ufopa) realiza, no período de 3 a 5 de dezembro de 2019, seu II Encontro Regional, com o tema “Em defesa da Escola Pública". O local será o auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, Campus Santarém. As inscrições são limitadas.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470