Criado em 29 de Outubro de 2019 às 12:02

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 33/2019 | 18 a 24 de setembro

Ufopa continua programa de preparação para aposentadoria – Metamorfose

Nas próximas sextas-feiras, 20 e 27 de setembro, serão realizadas as últimas rodas de conversa da etapa 2019 do Metamorfose, programa de preparação para aposentadoria de servidores da Ufopa. Realizado pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o programa tem como objetivo geral promover a educação para aposentadoria e visa contemplar o servidor da Instituição, desde o ingresso, durante o exercício das atividades profissionais, na transição e ao longo da aposentadoria.

Reitores da Amazônia no Parlamento Alemão

Dirigentes de instituições de ensino superior e pesquisa da Amazônia brasileira foram convidados e financiados pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD) para participar do 9º Simpósio Brasil-Alemanha sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, Alemanha, nos dias 16 e 17 de setembro. Além do Prof. Dr. Hugo Diniz, reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), participam dirigentes das universidades federais do Pará (UFPA), Rural da Amazônia (Ufra), do Amazonas (Ufam), do Maranhão (UFMA), do Tocantins (UFTO), de Rondônia (Unir) e do Acre (UFAC), além da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Doutoranda da Ufopa é premiada como finalista do Empreenda Santander 2019

Com o projeto Emotion4X, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa, Carla Marina Paxiúba, foi uma das finalistas do prêmio Empreenda Santander 2019, na categoria Universitário Empreendedor. Concorrido, este ano o prêmio teve 3.400 inscritos na categoria. Durante seis meses, os inscritos passaram por duas etapas seleção. Na primeira, 50 projetos foram aprovados e, na segunda, foram apenas dez selecionados. O Emotion4X foi um deles.

Diretores de campi participam de Fórum Nacional de Dirigentes no Sul da Bahia

Marcela Radael, diretora do Campus Monte Alegre, e Thiago Moreira, diretor do Campus Juruti, participaram, no período de 12 a 14 de setembro, do I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes de Campus das Instituições Federais de Ensino e do V Encontro de Dirigentes de Campus Fora de Sede e Multicampi. Os dois eventos ocorreram conjuntamente em Porto Seguro, no Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Estúdio Encontro das Águas da Ufopa abre inscrições para Mês de Formação Audiovisual

No período de 1 a 22 de outubro, o Estúdio Encontro das Águas, vinculado à Diretoria de Comunidade e Cultura (DCC) da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce), realiza o “Mês de Formação Audiovisual”. Serão realizadas oficinas voltadas para a promoção do conhecimento no campo da produção fotográfica e cinematográfica.

Ufopa discute a atuação do biólogo em diferentes atividades profissionais

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa promove até esta quarta-feira, 18 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a II Semana da Biologia, evento que discute a atuação do biólogo em diferentes áreas do conhecimento. Com o tema “A Biologia na Conservação da Amazônia”, o evento conta com palestras, pela manhã, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB) da Unidade Tapajós, Campus Santarém. À tarde, das 14 às 18 horas, são realizados minicursos nos laboratórios da Unidade Tapajós.

Pesquisa na Ufopa analisa presença de parasitos na pescada-branca

A pesquisa "Metazoários parasitos de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (osteichthyes: sciaenidae) de lagos de várzea da Amazônia brasileira" investigou a diversidade de parasitos que podem ser encontrados na pescada-branca, um dos peixes mais comuns na região. O estudo, desenvolvido por Darlison Chagas de Souza e orientado pelo professor Lincoln Lima Corrêa, é resultado da primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES), defendida em 30 de julho de 2019 na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Setembro Amarelo na Ufopa começa na segunda, 23, com colóquio sobre prevenção ao suicídio

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove no período de 23 a 27 de setembro de 2019, em Santarém (PA), a campanha Setembro Amarelo, que visa oferecer um espaço para reflexões e orientações acerca do suicídio e suas formas de prevenção. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a programação contará com colóquio, palestras, conferência, oficinas, atividades culturais e esportivas, entre outras, que serão realizadas nas três unidades do Campus Santarém.

VIII Jornada Acadêmica

Certificados estarão disponíveis na primeira quinzena de outubro de 2019

O Comitê Gestor da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa informa que os certificados do evento estarão disponíveis na primeira quinzena de outubro de 2019. A equipe está trabalhando na inserção das frequências no SigEventos.

Reabertura do período de submissão da versão final dos trabalhos – VII Seminário de Graduação

O Comitê Gestor da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa informa que está reaberto o período de submissão da versão final dos trabalhos aprovados e aprovados para correção do VII Seminário de Graduação, até 20/09/2019, via SigEventos.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470