Criado em 18 de Novembro de 2019 às 14:14

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 38/2019 | 30 de outubro a 5 de novembro

Semana do aniversário da Ufopa terá campanha para doação de sangue e ações de saúde

A semana da programação de aniversário dos 10 anos da Universidade Federal do Oeste do Pará terá uma campanha de doação de sangue a ser desenvolvida nos dias 1 e 8 de novembro. O objetivo é estimular a comunidade acadêmica para a doação de sangue, assim como de medula óssea. No dia 7 de novembro serão realizadas atividades diversas de saúde na Unidade Tapajós.

“Viva Campi” marca comemoração dos 10 anos da Ufopa

Em novembro, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completa 10 anos de criação. Uma programação especial de aniversário, denominada “Viva Campi”, será realizada nos municípios onde se situam os campi fora da sede: Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A comemoração dos dez anos da Ufopa começa na próxima sexta-feira, 1º de novembro.

Programação especial vai fechar as comemorações pelos 10 anos da Ufopa

Ao longo de todo o ano, diversas atividades foram realizadas na Universidade a partir da campanha “Ufopa 10 anos: A conexão com os saberes no coração da Amazônia”. O auge das comemorações será com uma programação especial a ser realizada na semana de aniversário.

Ufopa 10 Anos: II Ação de Limpeza na Praia da Unidade Tapajós

Como parte da programação de aniversário, a Ufopa, por meio da Coordenação de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), realizará no dia 9 de novembro a II Ação de Limpeza da Área de Preservação Permanente – Praia da Ufopa na Unidade Tapajós (antiga praia da Sudam), no Campus Santarém.

Servidor da Ufopa recebe prêmio no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

No período de 21 a 25 de outubro, foi realizado em Florianópolis, SC, o XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (CI). O evento é o principal encontro de pesquisadores da área de CI do país, com o objetivo de discutir a produção do conhecimento nos programas de pós-graduação. Durante o evento, o bibliotecário e diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufopa, Mayco Chaves, recebeu o prêmio de melhor dissertação de 2018, concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Professores da Ufopa fazem palestras na Universidade Aberta em Portugal

Os professores Tânia Suely Azevedo Brasileiro e Thiago Almeida Vieira, ambos da Ufopa, participarão na próxima segunda-feira, 4 de novembro, do seminário “Desafios para uma educação de qualidade para a sustentabilidade da região da Amazônia, Brasil”, na Universidade Aberta (UAb), em Lisboa, Portugal. O seminário ocorre no âmbito do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento e decorre da visita dos dois professores brasileiros à UAb. A participação foi articulada pelo pedagogo Luís Alípio Gomes, também da Ufopa, que participa do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na UAb.

Projeto Iurupari lança edital para atrações da Semana Cultural Santarém Cena – 4ª Representação

O projeto de extensão Iurupari, grupo de teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), lançou o edital de inscrições para atrações e regulamento da Semana Cultural Santarém Cena – 4ª Representação, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2019, no auditório Wilson Fonseca da Ufopa – Unidade Rondon. Com o evento, a coordenação objetiva iniciar uma etapa de ações para levar o teatro e outras artes à comunidade, oferecendo conhecimentos culturais e entretenimento.

Pesquisa aponta que autocoleta cervicovaginal é eficaz na prevenção do câncer do colo do útero

Um exame simples e seguro denominado autocoleta cervicovaginal tem sido apontado como uma nova técnica para a detecção precoce do câncer do colo do útero, sendo capaz de beneficiar principalmente mulheres que têm dificuldade de acesso a serviços públicos de saúde, como, por exemplo, aquelas que vivem na região do rio Tapajós, no Norte do Brasil. A conclusão é que a autocoleta é capaz de atuar, de forma significativa, na prevenção do câncer do colo do útero. A pesquisa é inédita e foi realizada com amostras de mulheres que vivem na região do Tapajós.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470