Criado em 2 de Dezembro de 2019 às 15:27

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 41/2019 | 20 a 26 de novembro

Resultado preliminar da eleição para Conselhos Superiores da Ufopa

A Comissão Eleitoral das Eleições para os Conselhos Superiores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) já publicou o resultado preliminar da votação dos representantes das categorias docente, técnico administrativo e discente, ocorrida durante o dia de ontem, 19 de novembro.

Reitores da Amazônia reúnem-se com presidente da Capes

O Fórum de Reitores das Universidades Federais da Região Amazônica reuniu-se dia 13, em Brasília (DF), com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia. Discutiu-se a pauta da reunião a ser realizada em Manaus (AM) de 20 a 22 de novembro, entre a Capes e universidades da Amazônia, para definir as estratégias e discutir o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia.

Ufopa realiza 1° Hackathon Inova Tapajós

No período de 18 a 22 de novembro, a Ufopa realiza o 1º Hackathon Inova Tapajós. O objetivo é estimular o desenvolvimento de solução para problemas e desafios que permitam a colaboração para captar ideias que possam ser transformadas em novos produtos e/ou negócios.

VIII Semana da Consciência Negra

A palestra sobre o tema "O Movimento Negro e a Criação do Dia da Consciência Negra", proferida pela Prof. Zélia Amador de Deus, abriu, no auditório do Ministério Público, nesta segunda-feira, 18, a VIII Semana da Consciência Negra da Ufopa, que neste ano tem como tema central: “Negrxs, o Estado é racista! Ou reagimos ou morreremos!" Premiada mundialmente, Zélia Amador é cofundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA).

Núcleo de Acessibilidade faz doação de ração à União Animal

Na tarde do último dia 13 de novembro, o intérprete Lino Arlem e as monitoras Alice Costa Dadalt e Samara Tavares Silva, do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, entregaram em doação o segundo lote de ração, composto de 29 kg de ração para cães e 11 kg de ração para gatos, para a organização não governamental União Animal, representada pela voluntária Rose Yano.

Projeto da Ufopa fica em segundo lugar em concurso de aplicativos educacionais

O projeto “Cadap: Cara de Aprendizagem” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) conquistou a segunda colocação no concurso Apps.edu, que premiou iniciativas tecnológicas de empreendedorismo digital voltadas a problemas que afetam a educação no Brasil. O concurso ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, no período de 11 a 14 de novembro de 2019 em Brasília (DF).

Semana Acadêmica de Geologia terá excursões na Flona do Tapajós e em Monte Alegre

O curso de Geologia da Ufopa realiza a VI Semana Acadêmica de Geologia, no período de 25 a 30 de novembro. Haverá palestras, minicursos, cursos e excursões para a Floresta Nacional do Tapajós, em Santarém, e para a Serra da Lua, em Monte Alegre. A programação vai destacar o tema “Geologia e Meio Ambiente: O papel da geologia no desenvolvimento sustentável na Amazônia”. A abertura será na segunda, 25, às 8h30, no auditório Tapajós, com a palestra “A Geologia no Licenciamento Ambiental de Impacto local”.

Ufopa participa em debate sobre patrimônio genético e conhecimento tradicional associado

A Ufopa esteve representada no I Simpósio Brasileiro sobre Acesso ao Patrimônio Genético (PG) e ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA), realizado no Rio de Janeiro de 5 a 7 de novembro de 2019. Com o objetivo de traçar melhores rumos para o aproveitamento ético e sustentável da riqueza da sociobiodiversidade brasileira, o evento buscou promover um diálogo aberto entre diversos agentes envolvidos com o tema: governo, comunidades tradicionais, academia e empresas.

Parceria entre Ufopa e Embrapa resgata estação meteorológica da Taperinha

No último dia 31 de outubro, durante uma atividade de campo guiada pelo professor Rafael Tapajós, da Ufopa, com a pesquisadora Lucieta Martorano, da Embrapa Amazônia Oriental, foi instalada uma torre com instrumentos meteorológicos na Fazenda Taperinha, em Santarém. Participaram alunos da turma de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa.

Divulgação do resultado do IV Festival de Música da Ufopa

O FestUfopa foi realizado no último dia 8 de novembro, fazendo parte das comemorações pelos 10 anos da Universidade. A programação reuniu seis músicos amadores que apresentam letras inéditas e autorais. Realizado pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa, o Festival tem como objetivo incentivar a cultura musical na universidade, fortalecer a extensão universitária.

Confira o resultado no site da Procce (AQUI).

Cine Mais Cultura exibe "Espero Tua (Re)volta" de Eliza Capai, dia 21/11

O Cine Mais Cultura exibirá o documentário "Espero Tua (Re)volta" nesta quinta-feira, dia 21/11, a partir das 18h30, na sala H102 da unidade Rondon da Ufopa.

O filme traz um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470