Criado em 5 de Junho de 2019 às 14:19

Informativo Eletrônico da Ufopa – n° 9/2019 | 3 a 9 de abril.

Continuam abertas inscrições para encontro de Saúde e Segurança do Trabalho da Ufopa

Estão abertas as inscrições para o II Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho da Ufopa, que ocorrerá dia 24 de abril de 2019, das 8h às 18h, no auditório da Unidade Tapajós, em Santarém. O público-alvo desta edição são servidores e discentes da Universidade, além de profissionais da área de saúde e segurança do trabalho e a comunidade em geral.

Ufopa terá doutorado em rede em Educação na Amazônia

Aprovado pela Capes o primeiro doutorado em educação em rede do Brasil, denominado Educação na Amazônia (EducaNorte). A rede é formada por 40 pesquisadores de oito universidades federais e uma universidade estadual da região Norte. Além da Ufopa, integram a rede as universidades federais do Pará (UFPA), do Amazonas (Ufam), do Tocantins (UFT), do Acre (UFAC), do Amapá (Unifap), de Roraima (UFRR), de Rondônia (Unir) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Anualmente, serão abertas no total 50 vagas para a formação de novos doutores, estudando, prioritariamente, a educação na Amazônia. A Ufopa será uma das instituições-polos do EducaNorte e contará com 8 vagas.

Comitê gestor do Restaurante Universitário inicia trabalhos

Criado por meio da Portaria 156-GR/Ufopa, de 4 de abril de 2019, o Comitê Gestor do Restaurante Universitário (RU) da Ufopa reuniu-se pela primeira vez nesta terça-feira, 9 de abril, na Reitoria para debater o funcionamento do restaurante, que está previsto para entrar em operação no segundo semestre deste ano.

Dia Nacional da Biblioteca: Sibi da Ufopa terá programação especial no mês de abril

Neste dia 9 de abril comemorou-se o Dia Nacional da Biblioteca, fazendo referência à instituição da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e doDia do Bibliotecário, criados a partir do Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Para marcar a passagem da data, o Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Ufopa programou para este mês atividades especiais voltadas à comunidade acadêmica.

Como primeira atividade, a partir desta terça-feira, 9, com apoio da Comunicação da Ufopa, começou uma campanha junto aos meios digitais com dicas e orientações sobre o cuidado com o patrimônio da biblioteca. Enfatiza aspectos quanto ao uso e ao extravio de materiais.

Ufopa abre seleção para professor substituto na área de geologia

A Ufopa lançou o edital de processo seletivo para preenchimento de uma vaga de professor substituto para o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), no Campus Santarém. A carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 4.730,99.

Os candidatos irão atuar na área de petrologia, petrografia, metamórfico e mapeamento geológico. É exigida graduação em geologia ou engenharia geológica e titulação de mestrado em uma das seguintes áreas: geociências, ciências, geologia ou petrologia metamórfica.

CineAfro promove sessão de documentários sobre quilombos do Baixo Amazonas

O Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Amazônica e Quilombola (Afroliq) da Ufopa realiza no dia 18 de abril no Auditório Wilson Fonseca, às 9h, sessão do CineAfro com a exibição de documentários e conversa com o diretor André dos Santos.

O documentário “Marambiré” retrata a manifestação cultural africana da comunidade quilombola de Pacoval, em Alenquer (PA), que faz referência aos antigos reinados da África Central. Por meio de depoimentos de mestres populares, é apresentado o ritual de dança, música e canto, passado de geração em geração.

Campus de Juruti sedia evento "Inovação e Empreendedorismo na Amazônia"

O evento "Inovação e Empreendedorismo na Amazônia" será realizado na quinta-feira, 11 de abril, na cidade de Juruti. As atividades serão realizadas em dois locais: no auditório da Escola Zelinda de Souza Guimarães e nas instalações do campus da Ufopa naquele município.

A programação visa promover um diálogo sobre o tema, buscando desmistificar a ideia de inovação e como este processo se conecta ao empreendedorismo. O evento é promovido pela Ufopa/Campus Juruti, com o apoio do Sebrae e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

Ufopa inaugura Bloco Modular Tapajós dia 3 de maio às 16h30

A Ufopa está prestes a entregar à sociedade o Bloco Modular Tapajós (BMT). Localizado na unidade Tapajós, no Campus Santarém, o novo prédio será inaugurado dia 3 de maio de 2019, às 16h30. Toda a comunidade acadêmica está convidada.

Servidores da Ufopa entregam kits de higiene à fundação Casa Rosa

Na manhã de 6 de abril de 2019, um grupo de servidores da Ufopa participou do tradicional café da manhã realizado pela Casa Rosa, casa de apoio a mulheres em tratamento de câncer, localizada em Santarém. Na ocasião, foram entregues 100 kits com itens de higiene pessoal, arrecadados no evento "Mulheres na Universidade: o machismo nosso de cada dia", ocorrido dia 19 de março na Ufopa.

Plantios experimentais revelam potencial da castanheira para reflorestamento

Há mais de uma década, professor da Ufopa estuda e acompanha o crescimento de plantios de castanheiras na região do rio Trombetas, município de Oriximiná (PA).

Quanto tempo uma castanheira leva para dar seus primeiros frutos? Dez, vinte ou cinquenta anos? Qual a melhor área para o plantio? Sombreada ou com muita luz? Qual a altura ideal da muda? Estas e outras perguntas norteiam estudos que vêm sendo realizados, há mais de dez anos, nas unidades de conservação da região do rio Trombetas – Floresta Nacional de Saracá-Taquera (FLONAST) e Reserva Biológica (REBIO) do rio Trombetas, situadas no município de Oriximiná, no noroeste do Pará.

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter InstagramYoutube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470