Criado em 22 de Maio de 2020 às 17:43
Quarto Poder. 04 de Novembro de 2010.
22 de Maio de 2020 às 17:43
Comunicação UFOPA
Criada pela Lei 12.085, de 5 de novembro de 2009, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) completa um ano de existência com o objetivo de “ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária”. O desafio é promover ensino superior de qualidade, no interior da Amazônia, a partir de uma abordagem acadêmica inovadora.
Nessa perspectiva, mais de nove milhões de reais estão sendo investidos em obras estruturantes, como a construção do prédio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Rondon, e do bloco de salas especiais de ensino, no Campus Tapajós. “Teremos um conjunto moderno de prédios para abrigar principalmente salas de aula e laboratórios”, afirma o reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço.
Com relação aos recursos humanos, a UFOPA já realizou três concursos para docência em diversas áreas do conhecimento, além de dois concursos para cargo de técnico administrativo em educação, nos níveis médio e superior, totalizando 158 novos servidores em apenas um ano de existência. Segundo informações da Pró-Reitoria de Planejamento Institucional, atualmente a UFOPA possui 176 docentes em exercício, sendo 96 com mestrado e 72 com doutorado. Dos 90 professores nomeados através de concursos públicos realizados pela UFOPA (Editais 01/2009 e 02/2010), 56 possuem mestrado e 34, doutorado.
Do total de 332 técnicos administrativos em educação previstos no quadro geral de servidores, a universidade já conta com 129 servidores em exercício, sendo 68 recém-empossados, 36 oriundos da UFRA, 25 da UFPA, além de uma servidora redistribuída da Universidade Federal de Roraima. Os candidatos aprovados no segundo concurso para técnico administrativo (Edital UFOPA n.º 2, de 6 de maio de 2010) começaram a ser nomeados em outubro deste ano. Ao todo, a universidade nomeará 75 novos servidores, para os cargos de Assistente em Administração; Técnicos em Laboratório, Eletrotécnica, Tecnologia da Informação, Refrigeração e Contabilidade; Analista de Tecnologia da Informação; Administrador; Assistente Social; Bibliotecário-Documentalista; e Secretário Executivo.
Infraestrutura – Atualmente a UFOPA possui três obras licitadas em andamento e uma concluída no município de Santarém. “Fomos muito bem sucedidos na captação de recursos humanos e financeiros. Agora o nosso maior desafio é a infraestrutura”, afirma o Prof. José Seixas Lourenço.
Localizado no bairro Caranazal, o Campus Rondon, antigo Campus da UFPA em Santarém, abrigará a sede do Instituto de Ciências da Educação (ICED), onde funcionarão as diversas licenciaturas oferecidas pelo instituto, incluindo suas coordenações administrativas e acadêmicas. Orçado em R$3.924.950,00, o prédio do ICED terá quatro andares e abrigará vários laboratórios e salas de aula.
Outra importante obra do Campus Rondon é a ampliação da Biblioteca Rui Barata, no valor de R$ 323.349, já concluída. Com dois andares, a biblioteca abrigará, em 360m² de área construída, dois salões para o acervo bibliográfico e outro para os leitores, além de salas individuais de leitura e elevador para portadores de necessidades especiais. As duas
Situado no bairro Salé, no antigo Campus da UFRA em Santarém, o Campus Tapajós também possui duas importantes obras em andamento. Orçada em R$ 4.887.820,00, a construção do bloco de salas especiais de ensino, realizada pela MAZ Engenharia, iniciou-se em agosto deste ano e deverá durar oito meses. Com dois pavimentos, o prédio abrigará dez salas de aula, além de salas de professores e de reuniões, laboratórios, lanchonetes, espaço de convivência e dois grandes auditórios com capacidade para 250 pessoas cada. Já a construção e a adaptação do prédio provisório da Reitoria, que abrigará a administração superior da UFOPA, serão concluídas em dezembro. Orçada em R$343.968,05, a obra é executada pela construtora Betel Comércio e Serviços Ltda.
Estrutura Acadêmica - A nova estrutura acadêmica da UFOPA organiza-se em um centro de formação interdisciplinar e cinco institutos temáticos destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico: Ciências da Educação; Ciências da Sociedade; Ciências e Tecnologia das Águas; Biodiversidade e Florestas; e Engenharia e Geociências. Organizados em programas, os institutos serão responsáveis pela oferta de 33 formações graduadas - 13 gerais e 20 específicas - assim como pelas formações pós-graduadas lato e stricto sensu. “A UFOPA se organiza de maneira completamente diferente das outras universidades, na medida em que possui cinco institutos temáticos, definidos em função do contexto amazônico, oferecendo programas integrados de graduação e de pós-graduação e voltados à produção de conhecimento científico relacionado à educação, sociedade, biodiversidade, águas, subsolo, solo e atmosfera”, explica o Prof. Dr. Rodrigo de Araújo Ramalho Filho, Pró-Reitor de Ensino de Graduação.
LInk:https://www.blogquartopoder.com.br/2010/11/ufopa-uma-universidade-em-construcao.html
Uma das inovações da UFOPA é o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), responsável pela oferta da Formação Interdisciplinar I, que será ministrada para todos os alunos que ingressarem na instituição, em seu semestre inicial, e contará com os módulos: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Origem e Evolução do Conhecimento; Lógica, Linguagem e Comunicação; Estudos Integrativos da Amazônia; e Seminários Integradores I e II. “Esses conteúdos fazem parte do projeto pedagógico de todos os cursos. Nesse momento o aluno terá contato com a atuação dos institutos através dos seminários integradores, discutirá grandes temas regionais, nacionais e mundiais, e poderá se submeter, de forma mais consciente, a qualquer escolha, nas diferentes áreas de conhecimento oferecidas pelos institutos, em função do seu desempenho acadêmico”.
Parfor – Uma das principais ações da UFOPA, em seu primeiro ano de existência como instituição de ensino superior, é a formação de 1.300 docentes leigos do Oeste do Pará, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
As atividades do PARFOR estão sendo realizadas nos polos regionais de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém. Além de licenciatura em Pedagogia, a UFOPA ofereceu mais quatro cursos de graduação, com as licenciaturas integradas, no âmbito do programa: Letras (Português e Inglês); História e Geografia; Química e Biologia; e Matemática e Física. “Se continuarmos com esse mesmo número de ofertas de vagas, em cinco anos todos os professores sem formação superior poderão ingressar como graduandos da UFOPA. Pretendemos zerar o número de professores leigos no Oeste do Pará”, afirma Seixas Lourenço.
A primeira fase das aulas presenciais aconteceu no mês de julho, em escolas municipais cedidas pelas prefeituras, e contou com a participação de 89 professores da UFOPA, sendo 36 doutores e 50 mestres, distribuídos no ensino de cinco módulos: Origem e Evolução do Conhecimento; Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Estudos Integrativos da Amazônia; Lógica, Linguagem e Comunicação; e Seminários Integradores. Além de aulas expositivas, os licenciandos participaram de seminários e oficinas de linguagem, e desenvolveram projetos de pesquisa e extensão em grupo nas suas comunidades.