Criado em 26 de Maio de 2020 às 20:08
O Impacto. 11 de abril de 2011.
26 de Maio de 2020 às 20:08
UFOPA discute a realidade dos povos indígenas do Oeste do Pará
Começa nesta segunda-feira, dia 11 de abril, a Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), evento promovido pelos Programas de Direito e de Antropologia e Arqueologia, vinculados ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), com o objetivo de promover ampla discussão sobre a história, a diversidade cultural, as reivindicações e a realidade dos povos indígenas da Amazônia. A educação escolar indígena, a participação de estudantes indígenas no ensino superior e o reconhecimento político e jurídico dos povos indígenas do Baixo Amazonas são temas que serão discutidos até o dia 15, no Campus Rondon, em Santarém (PA).
O evento inicia-se às 17 horas, no Campus Rondon, com ritual dos Borari de Alter do Chão e inauguração da exposição “O nascer social das crianças Tembé”, do fotógrafo Edvaldo Pereira. Às 18h30, será realizada, no Auditório Wilson Fonseca, a primeira mesa-redonda do evento, que abordará o tema “A Presença Indígena Pré-Colonial no Baixo Amazonas”.
Coordenado pelo Prof. Dr. Florêncio Almeida Vaz Filho, o evento deverá capacitar mais de 180 pessoas, incluindo professores e estudantes da UFOPA, sobre a realidade dos povos indígenas e das possibilidades de novas pesquisas sobre a temática, através de debates, oficinas, minicursos e mostra de filmes.
A programação inclui mesas-redondas, que serão realizadas sempre às 18h30, no Auditório Wilson Fonseca, sobre os seguintes temas: “Da invisibilidade ao reconhecimento político e jurídico: povos indígenas no Tapajós e outras experiências na Amazônia”, no dia 12; “Os povos indígenas e a ameaça das grandes hidrelétricas na Amazônia”, no dia 13; “Educação escolar indígena: o desafio de tornar o direito realidade”; e “A academia e os povos indígenas: a experiência dos estudantes indígenas na UFOPA”, no dia 15.
Outro destaque da Semana é a oficina “Diálogos com os mais velhos”, que promoverá uma conversa informal com lideranças tradicionais de Santarém e de aldeias. Participarão da oficina os seguintes convidados: Seu Izauro, um dos últimos ceramistas especializados na cerâmica de Santarém; Dona Josefa Tupinambá, benzedora e líder indígena na aldeia Muratuba; Dona Maria Justa Lima, saraipora do Sairé de Alter do Chão; e Seu Antônio Mucura, líder comunitário da aldeia Muratuba e líder do movimento da RESEX Tapajós-Arapiuns.
No valor de R$5,00 para estudantes e R$10,00 para profissionais, as inscrições para a Semana dos Povos Indígenas serão realizadas até o dia 11 de abril. Os inscritos receberão certificado de participação no evento. Mais informações no Programa de Direito (ICS/UFOPA) e no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br.
Confira a programação: Semana dos Povos Indígenas
Dia 11 de abril de 2011 – segunda-feira
17h – Abertura: Ritual dos Borari de Alter do Chão e inauguração da exposição fotográfica “O nascer social das crianças Tembé”.
18h30 – Mesa-redonda: A Presença Indígena Pré-Colonial no Baixo Amazonas
Coordenação: Profa. Judith Costa Vieira (ICS/UFOPA)
Prof. Claide de Paula Moraes (Antropologia e Arqueologia – ICS/UFOPA) e Profa. Dra. Denise Maria Cavalcante Gomes (Antropologia e Arqueologia- ICS/UFOPA).
Dia 12 de abril de 2011 – terça-feira
8h30 – Oficinas e minicursos
15h – Mostra de Filmes e Documentários: “A Arca dos Zoé” – Projeto Vídeo nas Aldeias; e “Gambá de Pinhel”
16h30 – Assembleia dos Povos Indígenas (I Sessão), sob a coordenação dos líderes das organizações indígenas existentes na região.
18h30 – Mesa-redonda: Da invisibilidade ao reconhecimento político e jurídico: povos indígenas no Tapajós e outras experiências na Amazônia
Coordenação: Prof. Dr. Florêncio Almeida Vaz (ICS/UFOPA)
Maria Elísia, coordenadora do Conselho Indígena dos rios Tapajós e Arapiuns (CITA); Profa. Márcia Pires Saraiva (CFI/UFOPA); Dr. Cláudio Dias – procurador da República em Santarém (MPF); e representante da FUNAI
Dia 13 de abril de 2011 – quarta-feira
8h30 – Oficinas e minicursos
15h – Mostra de Filmes e Documentários: “Pemp” e “A gente luta, mas come fruta” – Projeto Vídeo nas Aldeias
16h – Assembleia dos Povos Indígenas (II sessão)
18h30 – Mesa redonda: Os povos indígenas e a ameaça das grandes hidrelétricas na Amazônia
Profa. Márcia Pires Saraiva (CFI/UFOPA); Profa. Sheyla Juruna (líder indígena em Altamira e estudante na UFPA); e representante da Associação Pusuru, dos Munduruku (Jacareacanga).
Dia 14 de abril de 2011 – quinta-feira
8h30 – Oficinas e minicursos
15h – Mostra de Filmes e Documentários: “Terra Vermelha”
18h30 – Mesa redonda – Educação escolar indígena: o desafio de tornar o direito realidade
Dilma Serrão Ferreira Silva – Secretária de Educação (SEMED) da Prefeitura Municipal de Belterra; Profa. Lucineide Pinheiro – Secretária de Educação (SEMED) da Prefeitura Municipal de Santarém; Representante da 5ª URE para a Ensino Modular Indígena; Celivaldo Barbosa – Secretário de Educação (SEMED) da Prefeitura Municipal de Aveiro; Representante da articulação de professores indígenas do baixo Tapajós.
Dia 15 de abril de 2011 – 6ª feira
8h30 – Oficinas e minicursos
15h – Mostra de Filmes e Documentários: “Corumbiara”
18h30 – Mesa Redonda – A academia e os povos indígenas: a experiência dos estudantes indígenas na UFOPA.
Prof. Gilton Mendes (Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena – NEAI/UFAM); Profa. Myriam Barboza (CFI/UFOPA); Profa. Luciana Carvalho (ICS/UFOPA); e Gedeão Monteiro Arapium (estudante indígena na UFOPA)
Dias 16 e 17 – Visita à comunidade indígena de Muratuba
Oficinas – 12 a 15 de abril – 9 às 11h30
Diálogos com os mais velhos – Ministrada na forma de conversa informal com pessoas idosas (líderes tradicionais) de Santarém ou de aldeias. Convidados: Seu Izauro (um dos últimos ceramistas especializado na cerâmica de Santarém), Dona Josefa Tupinambá (benzedora e líder indígena na aldeia Muratuba, Tapajós), Dona Maria Justa C. Lima (Saraipora do Sairé, Alter do Chão), Seu Antônio Mucura (líder comunitário na aldeia Muratuba, sindicalista e líder do movimento da RESEX Tapajós-Arapiuns).
Pintura corporal – Ministrada por Walmir Munduruku e ShirlaneArapium.
Cursos e Minicursos – 12 a 15 de abril
Afinal, o que é ser indígena? – Prof. Dr. Florêncio Almeida Vaz (ICS/UFOPA)
Das 8 às 10 horas, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon.
As populações Indígenas e a Historiografia Brasileira – Profa. Márcia Pires Saraiva – (ICS/UFOPA)
Das 14 às 16h30, no GCI
Nheengatu (Língua Geral Amazônica – LGA) – Gedeão Monteiro Arapium (estudante indígena da UFOPA).
Das 16 às 18 horas, no GCI.
Fonte: Ascom//UFOPA
Link: https://oimpacto.com.br/2011/04/11/ufopa-discute-a-realidade-dos-povos-indigenas-do-oeste-do-para/