Criado em 28 de Maio de 2020 às 14:30

Projeto Farmácia Viva pode ser implantado em penitenciária de Santarém.

O Impacto. 2 de agosto de 2011.

28 de Maio de 2020 às 14:30

Projeto Farmácia Viva pode ser implantado em penitenciária de Santarém

A implantação do projeto Farmácia Viva no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, no município de Santarém (Oeste paraense), está sendo discutida pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O projeto consiste no cultivo de uma horta com espécies medicinais, para utilização no tratamento de algumas doenças diagnosticadas nos internos. Foi com esse objetivo que a professora e pesquisadora Rosa Moura, da Ufopa, visitou as dependências do Centro de Recuperação Agrícola. Segundo ela, a penitenciária tem todas as condições para receber o projeto.

“O objetivo é viabilizar a extensão do projeto Farmácia Viva. Pelo que vi podemos implantar esse projeto aqui. A estrutura é boa e as condições naturais são excelentes”, reiterou a pesquisadora, acrescentando que uma reunião ainda acontecerá com o reitor da Ufopa e a direção do Centro, para acertar os detalhes da parceira. “Agora vamos para os trâmites burocráticos. As primeiras espécies devem vir da Escola da Floresta, onde são produzidas”, informou ela.

O engenheiro agrônomo Marcos Silva, que trabalha no Centro de Recuperação, disse que o projeto será bem vindo e os internos poderão ajudar no cultivo das plantas e ainda ganhar benefícios previstos na legislação penal, como a remissão de pena. Segundo ele, o projeto poderá ser desenvolvido em parceria com o setor de saúde da unidade penal. “Algumas espécies serão cultivadas para curar dores e enfermidades dos internos. Tudo de forma natural”, explicou.

O diretor do Centro, coronel Valter dos Santos, espera concluir logo o projeto. Ele ressaltou que será importante para a casa penal oferecer mais uma atividade que contribuirá para a melhoria das condições de atendimento aos internos.

Fonte: Ascom/Susipe

Link: https://oimpacto.com.br/2011/08/02/projeto-farmacia-viva-pode-ser-implantado-em-penitenciaria-de-santarem/