Ultima atualização em 28 de Maio de 2020 às 14:29

Jornalistas visitam escavações em sítio arqueológico de Santarém.

Blog do Manuel Dutra. 26 de julho de 2011.

28 de Maio de 2020 às 14:29

Como parte de uma das atividades da disciplina História da Ciência (HC), os 25 alunos do curso de Especialização em Jornalismo Científico da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) visitaram no sábado (23/07), o local onde estão sendo realizadas novas escavações arqueológicas coordenadas pela arqueóloga e professora da instituição, Denise Gomes.

O curso de especialização, formado de módulos intervalares, iniciou na primeira semana de julho e aprofunda nesta segunda disciplina conhecimentos sobre a pesquisa e o método científico na história universal.

proposta da professora Alessandra Carvalho, que ministra a disciplina HC, foi levar o grupo de alunos para conhecer um trabalho de pesquisa científica in loco, que está sendo realizado numa das áreas da universidade, no Campus Tapajós, localizado sobre o chamado sítio arqueológico Tapajó, que compreende a área do Laguinho e Salé, onde funciona o terminal da multinacional da Cargill e o Cais do Porto, além do Campus da Ufopa.

Santarém tem ainda o sítio arqueológico Aldeia, que engloba quase toda a área central da cidade, já totalmente edificada.

No local visitado pelos jornalistas serão construídos os novos prédios da Ufopa, mas por tratar-se de área dentro de um sítio arqueológico, antes do início das obras torna-se necessário realizar o que Denise diz ser uma "arqueologia de resgate" ou "salvamento arqueológico", nessa área que já foi um lixão no passado e hoje é um campo de futebol.

Os jornalistas fizeram uma série de perguntas para se esclarecer sobre os trabalhos, que já produziram um achado: uma urna de cerâmica indígena totalmente lacrada que está sendo periciada pelos pesquisadores. Denise disse que há estudos na Ufopa para construir um museu arqueológico no futuro, para guardar todas as peças já encontradas até hoje, inclusive as existentes no Centro Cultural João Fona, de Santarém e com o repatriamento de cerâmicas Tapajó expostas em museus do sudeste brasileiro.

LInk: http://blogmanueldutra.blogspot.com/2011/07/jornalistas-visitam-escavacoes-em-sitio.html