Criado em 28 de Maio de 2020 às 14:07

PGRNA promove palestra sobre fitomedicamentos.

Quarto Poder. 14 de julho de 2011.

28 de Maio de 2020 às 14:07

PGRNA promove palestra sobre fitomedicamentos

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA) promove um ciclo de palestras sobre fitomedicamentos e agrotecnologia de plantas medicinais. O evento ocorrerá nos próximos dias 19 e 20 de julho, às 9 horas, no Auditório Wilson Fonseca (Campus Rondon da UFOPA).

Com os temas “A agrotecnologia de plantas medicinais na pesquisa de moléculas de interesse” e “Desenvolvimento da matéria prima para fitomedicamentos: estudo de casos”, ambas as palestras serão proferidas pelo Prof. Dr. Pedro Melillo de Magalhães (CPQBA/UNICAMP).

O Prof. Dr. Melillo é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Plantas medicinais. Seu maior envolvimento é com a espécie antimalárica Artemisia annua, colaborando com o combate à malária no Brasil e no Mundo. Participa de cursos de graduação, de especialização e de pós-graduação em Universidades Brasileiras e no exterior. Entre 2008-2009 foi professor visitante na Universidade Católica de Lovaina (Université Catholique de Louvain), Bélgica, onde desenvolveu pesquisas multidisciplinares com a Artemisia annua, relacionadas com projetos desenvolvidos no Brasil.

Sobre o Programa - Coordenado pela Profa. Dra. Rosa Helena Veras Mourão, o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA) foi o primeiro mestrado ofertado pela UFOPA e oferece 20 vagas em três linhas de pesquisa, assim divididas: sete para “Bioprospecção e manejo de recursos naturais da Amazônia”; sete para “Processo de interação da biosfera e atmosfera” e seis para “Conservação e genética da biodiversidade”. Em atividade desde 2009, o PGRNA teve a primeira dissertação aprovada no fim do ano de 2010. A aluna Sandra Sarrazin obteve o grau de mestre em Recursos Naturais, defendendo a dissertação intitulada “Composição química e atividade antimicrobiana do óleo essencial de Lippia grandis Schau. (Verbenaceae)”.

Comunicação/UFOPA

Link: https://www.blogquartopoder.com.br/2011/07/pgrna-promove-palestra-sobre.html