Ultima atualização em 26 de Maio de 2020 às 16:42

Não a ditadura da minoria na UFOPA

Amazônia em Foco. 19 de março de 2011.

26 de Maio de 2020 às 16:42

NÃO À DITADURA DA MINORIA NA UFOPA!

Autoritarismo sob a máscara de democracia

Estudantes da "falida UFPA/Santarém", herdados pela nova Universidade Federal do Pará (UFOPA), interromperam ontem, 18, a cerimônia de aula magna organizada para recepção dos novos calouros da universidade, para de uma forma autoritária impor um protesto pela "democracia na instituição".

Em flagrante minoria, isto é, menos de 30 pessoas, o grupo composto por militantes do PSOL e do PSTU, além de alguns estudantes secundaristas de cursinhos pré-vestibulares, capitaneados por (pasmem!) um professor da UFOPA, ocupou a frente do palco do auditório para, de uso de um megafone, tentar falar ao público presente. Surpreendidos por uma estrondosa vaia que os impedia de serem ouvidos, optaram por permanecer no recinto e agredir verbalmente alguns participantes que se indiginaram com o desrespeito promovido pelo grupo.

Percebendo o repúdio do público presente ao ato de intolerância dos "estudantes", e visando evitar um confronto ainda mais desgastante e um constrangimento ainda maior ao palestrante da noite, Prof. Dr. Armando Mendes, a direção da UFOPA optou pelo cancelamento da aula magna e, consequentemente, do restante da programação, que previa ainda a assinatura de um edital de concessão de bolsas de assistência estudantil, destinado aos novos acadêmicos.

A reação junto aos calouros não poderia ser melhor. Indignados com postura autoritária do "grupo dos contra a UFOPA" prometem mobilização para desbancá-los do comando do Diretório Central dos Estudantes, que além de ser pró-tempore, definido em uma única assembléia com menos de 100 estudantes, não possui uma única representação dos calouros, os verdadeiros alunos da nova UFOPA. Eleições diretas para o DCE já! Democracia é isso aí!

Link: https://amazoniaemfoco.blogspot.com/2011/03/nao-ditadura-da-minoria-na-ufopa.html