Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 26 de Maio de 2020 às 16:48

UFOPA instaura processo administrativo para apurar autores de baderna.

O Impacto. 21 de março de 2011.

26 de Maio de 2020 às 16:48

UFOPA instaura processo administrativo para apurar autores de baderna

José Seixas Lourenço

Em nota enviada à nossa redação, a direção da UFOPA informa que já está tomando as devidas providências, com a instauração de processos administrativos disciplinares, para apurar a conduta irregular de um grupo de agressores que provocaram tumulto e praticaram ações físicas grosseiras e violentas contra pessoas e equipamentos da instituição, durante a realização de Aula Magna de recepção aos novos alunos e que colocaram em risco a integridade física de todos os presentes no evento. Veja abaixo a íntegra da nota:

“A Administração Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) esclarece, por meio de nota pública, à sociedade santarena e à comunidade acadêmica, que a Aula Magna de recepção aos novos alunos foi cancelada em virtude de conduta irregular de um grupo de agressores que provocaram tumulto e praticaram ações físicas grosseiras e violentas contra pessoas e equipamentos da UFOPA. A Aula Magna, intitulada “A Universidade Amazônica do Século XXI”, seria ministrada na última sexta-feira, 18 de março de 2011, no salão nobre do Centro Empresarial Amazônia Boulevard, em Santarém (PA), pelo Prof. Dr. Armando Dias Mendes, Doutor “Honoris Causa” pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Desde já a Administração Superior da UFOPA agradece todo o apoio que vem recebendo da sociedade, principalmente à santarena e a do Oeste do Pará, em relação ao acontecimento. Agradece em especial ao Prof. Armando Dias Mendes, que gentilmente aceitou o convite de ministrar a Aula Magna e veio exclusivamente a Santarém com esta finalidade; a todas as autoridades presentes; ao cantor e compositor Nato Aguiar, por sua emocionada apresentação musical; à equipe de servidores e bolsistas que trabalharam arduamente para a realização do evento; e, principalmente, à comunidade acadêmica da UFOPA, que, de forma respeitosa e pacífica, lotou o salão nobre do Amazônia Boulevard, em busca de conhecimento.
A direção da Universidade informa que o Prof. Armando Dias Mendes, no dia seguinte, aceitou gravar a aula para posterior exibição às turmas de alunos novos, visando a minimizar a frustração destes ao terem seus direitos cerceados por um pequeno grupo que não representa os anseios de todos que são e fazem a universidade que temos e que queremos.
A Administração Superior da UFOPA esclarece ainda que já está tomando as devidas providências, com a instauração de processos administrativos disciplinares, para apurar tais fatos, que colocaram em risco a integridade física de todos os presentes no evento.
Criada pela Lei 12.085 de 5/11/2009, a UFOPA está implantada no coração da Amazônia e tem como missão gerar conhecimento e formar recursos humanos no mais alto nível de qualificação, num processo permanente e continuado que tenha início nos níveis fundamentais de graduação superior, ajustada à realidade amazônica, e que alcance as mais elevadas competências em nível de pós-graduação, comprometida com uma produção científico-tecnológica responsável pelo desenvolvimento sustentável da região e de uma verdadeira cidadania amazônica”.

Administração Superior da UFOPA

 Fonte: Ascom/UFOPA

Link: https://oimpacto.com.br/2011/03/21/ufopa-instaura-processo-administrativo-para-apurar-autores-de-baderna-2/