Criado em 31 de Maio de 2020 às 16:48

IEG promove minicurso sobre Geociências e Saúde.

O Impacto. 9 de novembro de 2011.

31 de Maio de 2020 às 16:48

IEG promove minicurso sobre Geociências e Saúde

Em comemoração ao aniversário de dois anos de criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) realiza, nos dias 16 a 18 de novembro de 2011, o minicurso “Geociências, Ambiente e Saúde”, que tem por objetivo discutir conceitos básicos sobre Geologia Médica, Toxicologia Ambiental e riscos à saúde humana. Gratuita, a atividade é destinada a profissionais das áreas da saúde e ambiental, além de alunos de pós-graduação e interessados no tema.

Com seis horas de duração, o minicurso será ministrado por Bernardino Figueiredo, professor visitante da Unicamp na UFOPA, com experiência nas áreas da Geoquímica Ambiental e Geologia Médica; e Milena Marília Andrade, docente do IEG, com experiência nas áreas de Geologia Urbana e Ambiental.

Os interessados devem se inscrever através do e-mail ieg.ufopa@gmail.com. A atividade será realizada, nos turnos matutino, vespertino e noturno, na sala 203 do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), situado na entrada do Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA). Serão emitidos certificados aos participantes.

Minicurso “Geociências, Ambiente e Saúde”

Semana Comemorativa do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) pelo segundo aniversário da Universidade Federal do Oeste do Pará

Dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011 – Campus Tapajós da UFOPA

Instrutores: Bernardino R. Figueiredo (IG-UNICAMP/IEG-UFOPA) e Milena M. Andrade (IEG-UFOPA)

Ementa: Com este minicurso de 6 horas de duração pretende-se colocar em discussão conceitos básicos de Geologia Médica, Toxicologia Ambiental e riscos à saúde humana. A Geologia Médica é uma área de pesquisa interdisciplinar com o foco nas prováveis relações entre os fatores naturais do ambiente e os benefícios e agravos à saúde humana e dos demais seres vivos. Estes conteúdos são de interesse de profissionais da área de saúde, profissionais da área ambiental, estudantes e público em geral. Serão emitidos certificados aos participantes do minicurso.

Programação:

Dia 16/11

1)            Geologia Médica – área interdisciplinar de pesquisa, situações típicas de interesse da Geologia Médica

2)            Compartimentos ambientais (rocha, solo, água e alimento), fontes naturais e antrópicas, transporte e destino de substâncias tóxicas

3)            Risco e percepção de risco diante dos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana.

Dia 17/11

4)            Conceitos de Toxicologia e de Epidemiologia aplicada à Geologia Médica

5)            Exemplos de técnicas analíticas em saúde ambiental

6)            Contribuição das Geociências aos estudos epidemiológicos – o caso do flúor em água

Dia 18/11

7)            Estudos de casos: arsênio, chumbo e mercúrio no Brasil (ocorrência no ambiente e exposição humana)

8)            Desafios da saúde ambiental na Amazônia

9)              Conclusões e discussões

Instrutores:

Bernardino R Figueiredo

Geólogo com doutorado pela Universidade de Uppsala, Suécia (1980) e livre-docência pela UNICAMP (1997). Atualmente é professor titular da UNICAMP e professor visitante no Instituto de Engenharia e Geociências da UFOPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica Ambiental e Geologia Médica. Faz parte da comissão internacional IUGS-GEM (Geosciences for Environmental Management) e da IMGA (International Medical Geology Association).

Milena Marília Andrade

Geóloga com mestrado pela Universidade Federal do Pará (2006); atualmente cursa doutorado interdisciplinar no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, na mesma universidade. Atua como docente no Instituto de Engenharia e Geociências da UFOPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Urbana e Ambiental com uso de ferramentas de sensores remotos e geoprocessamento.

Inscrições: ieg.ufopa@gmail.com

Fonte: Ascom/UFOPA

Link:https://oimpacto.com.br/2011/11/09/ieg-promove-minicurso-sobre-geociencias-e-saude/