Criado em 31 de Maio de 2020 às 16:56

Sociedade dos Amigos da UFOPA lança projeto de Centro Cultural.

O Impacto. 19 de novembro de 2011.

31 de Maio de 2020 às 16:56

Sociedade dos Amigos da UFOPA lança projeto de Centro Cultural

A Sociedade dos Amigos da Universidade Federal do Oeste do Pará (SOUFOPA) realiza na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro de 2011, evento de lançamento do projeto arquitetônico do Centro Cultural da Universidade, que será construído no Campus Tapajós, com o apoio da associação. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Barrudada Tropical Hotel, em Santarém (PA).

A cerimônia de lançamento contará com a participação do reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, e do presidente da Sociedade dos Amigos da UFOPA, o empresário Roberto Branco, além de vários convidados.

Idealizado por engenheiros e arquitetos que compõem a diretoria da SOUFOPA, o projeto visa à reforma do prédio onde funcionava a serraria de beneficiamento de madeira, parte das antigas instalações da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que funcionava neste local. A iniciativa beneficiará não só a comunidade acadêmica, como a comunidade local, pois contará com espaços adequados para o desenvolvimento de variadas atividades, como teatro aberto, galeria para exposição, píer náutico, entre outros.

SOUFOPA – A Sociedade dos Amigos da UFOPA (SOUFOPA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 19 de agosto de 2010, que tem por objetivo colaborar com a Administração da UFOPA, visando a incentivar ou subvencionar ações no campo do ensino, pesquisa e extensão, do desenvolvimento científico, tecnológico e de infraestrutura da instituição, além da cultura, das artes ou de ações que sejam de interesse da mesma, apoiando projetos e ações que favoreçam o desempenho, a qualidade e uma melhor ambientação da nova universidade.

Fazem parte da SOUFOPA, além da Diretoria, que inclui um presidente, um vice-presidente, secretária, tesoureira e diretor de relacionamento, a Diretoria Fiscal, com todo o corpo constituído por pessoas da sociedade santarena que buscam contribuir com a instituição.

Seminários debatem educação de qualidade para surdos

A educação de qualidade para surdos é o tema principal de dois seminários promovidos pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém e a 5ªURE (Unidade Regional de Educação). Destinados a professores da área da educação, saúde, fonoaudiologia, assistência social, acadêmicos de licenciaturas e demais interessados no tema, os eventos acontecerão no período de 22 a 24 de novembro de 2011, em Santarém (PA).

Com o tema “Interfaces da Educação de Surdos”, o 1º Seminário Nacional de Educação de Surdos acontecerá no dia 22 de agosto, no Auditório do Amazônia Boulevard, situado na Av. Mendonça Furtado, 2946, bairro de Fátima. Intitulada “Educação de Surdos: diferentes concepções”, a conferência de abertura será ministrada às 9h30, pela Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar).

À tarde haverá a mesa-redonda “A realidade da educação de surdos em Santarém”, com os professores Carlos José de Melo Moreira (UFOPA), Eleny Brandão Cavalcante (UFOPA), Jovina Marques (ULBRA) e Raimundo Cleber Couto (UEPA-Belém).

Em seguida, nos dias 23 e 24 de novembro, será realizado, no Amazônia Boulevard, o 1º Seminário sobre Educação e Surdez, a ser ministrado pelos profissionais vinculados ao INES. O evento contará com três painéis temáticos: Políticas Públicas na área da Surdez: perspectiva histórica, legislativa e construçãoFormação de Profissionais em LIBRAS e nas Dimensões Clínica e Social; e Dimensões Linguísticas e Estratégias de Ensino. O seminário termina no dia 24, à tarde, com salas de discussões e apresentação de trabalhos, no Campus Rondon.

Confira toda a programação no sítio www.ufopa.edu.br/ICED.

Mais informações pelo telefone: (93) 2101-3628 e pelo correio eletrônico: ufopa.iced@gmail.com

Serviço:

1º Seminário Nacional de Educação de Surdos, dia 22 de novembro de 2011, no Auditório do Amazônia Boulevard, situado na Av. Mendonça Furtado, 2946, bairro de Fátima, em Santarém (PA).

8h às 9h30: Credenciamento

9h30: Abertura Oficial do Seminário

Composição da Mesa (ICED, SEMED, 5ª URE, Coordenador do Seminário)

Conferência de Abertura: “Educação de Surdos: diferentes concepções”

Conferencista: Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar)

14h às 16h: “A realidade da educação de surdos em Santarém”

Palestrantes:

Prof. Me. Carlos José de Melo Moreira (UFOPA)

Profa. Ma. Eleny Brandão Cavalcante (UFOPA)

Profa. Ma. Jovina Marques (ULBRA)

Prof. Esp. Raimundo Cleber Couto (UEPA-Belém)

17h30 às 18h: Debate

18h às 18h15: Apresentação Cultural

18h15: Coffee Break

1º Seminário sobre Educação e Surdez, dias 23 e 24 de novembro de 2011.

Dia 23 de novembro – Auditório do Amazônia Boulevard

Painel I – Políticas Públicas na área da Surdez: perspectiva histórica, legislativa e construção

8h às 8h30: Credenciamento

8h30 às 9h: Abertura Oficial do Seminário

9h às 9h40: Problematização

9h40 às 10h: Debate

10h às 10h15: Intervalo

10h15 às 11h45: A educação bilíngue para surdos

Palestrantes:

Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar)

Prof. Esp. Raimundo Cleber Couto (UEPA-Belém)

Painel 2 – Formação de Profissionais em LIBRAS e nas Dimensões Clínica e Social

14h às 14h50: Em LIBRAS: O intérprete, o professor de LIBRAS/Instrutor, o assistente educacional.

14h50: Profissionais das áreas clínica e social

15h40 às 16h30: Debate

16h30 às 18h: Socialização dos Trabalhos do Projeto Novos Talentos

24 de novembro de 2011