Criado em 4 de Junho de 2020 às 19:10

Pesquisadores da UFOPA conhecem edital Natura Campus Amazônia.

O Impacto. 28 de agosto de 2012.

4 de Junho de 2020 às 19:10

Pesquisadores da UFOPA conhecem edital Natura Campus Amazônia

Pesquisadores da Natura recebidos por Seixas Lourenço

Uma equipe composta por um pesquisador e gerentes científicos da empresa de cosméticos Natura esteve na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para apresentar aos pesquisadores da instituição detalhes do Programa Amazônia e do edital do Programa Natura Campus Amazônia. O encontro ocorreu na quinta-feira, 23, em dois momentos. Pela manhã, os gerentes apresentaram à Administração Superior da UFOPA o Programa Natura Amazônia, que busca gerar novos negócios, a partir do investimento em pesquisa e inovação, com foco no uso sustentável de produtos e serviços da sociobiodiversidade e na valorização do conhecimento tradicional e da cultura da região.

À tarde, a uma equipe maior, composta por pesquisadores da UFOPA, foi apresentado o Programa Natura Campus. Trata-se de “um programa de relacionamento com a comunidade científica, que tem como objetivo fortalecer uma rede global de inovação que gere valor compartilhado por meio de codesenvolvimento e conexão entre seus diferentes atores”, informou o gerente de Tecnologia e Inovação da Natura para a Amazônia, Iguatemi Costa.

Durante a explanação, os representantes da Natura apresentaram o exemplo de parceria que resultou na criação de um cosmético, constante do portfólio da empresa, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O desenho institucional da Natura é muito articulado com aquilo que estamos desenvolvendo na UFOPA. A empresa tem uma concepção de projeto integrado, em que os produtos que estão desenvolvendo estão relacionados a processos de organização social, de compartilhamento de resultados e de construção de médio e longo prazo com a comunidade científica, o que representa uma possibilidade de inovação no campo de produtos naturais. Isso é muito importante”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Marcos Ximenes Pontes.

O edital está disponível no portal www.naturacampus.com.br, e os interessados devem submeter os projetos até o dia 22 de outubro de 2012. No edital Natura Campus, a categoria “Ciência, Tecnologia e Inovação” é aberta a instituições de todo o Brasil e do mundo que tenham interesse em inscrever propostas multidisciplinares e de alto impacto. Já a chamada de projetos Natura Campus Amazônia só receberá propostas de estudos liderados por instituições de pesquisa da Amazônia Legal ou que as envolvam nesta região. A seguir, os temas propostos pelo edital.

Cultura e sociedade – Estuda os fenômenos humanos nos âmbitos das comunidades e de como se organizam, do conhecimento tradicional, da economia, da cultura e das relações que configuram a realidade sociocultural e ambiental.

Conservação e biodiversidade – Investiga o potencial tecnológico dos sistemas biológicos, partindo de uma escala molecular até o nível ecossistêmico, assim como a interpretação, compreensão, modelação, valoração e gestão adaptativa dos fenômenos ambientais.

Floresta e agricultura – Pesquisa métodos de estudo e modelagem da dinâmica dos sistemas agrícolas e florestais, em busca do avanço técnico da produção vegetal, da elevação da produtividade e do aprimoramento do manejo e da conservação dos recursos naturais.

Design de produtos e processos – Estuda produtos, processos, sistemas e ambientes de produção, com vistas à concepção, ao desenvolvimento, ao dimensionamento e ao melhoramento de sistemas e processos físicos, químicos e biológicos que visem à obtenção de bens e serviços de valor para a sociedade.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam em suas operações no Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. O desenvolvimento sustentável orienta a maneira de a empresa fazer negócios desde sua fundação, em 1969. A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões ao lançamento de 164 itens, atingindo um índice de inovação (percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos) de 64,8%. Em 2011, a Natura foi considerada a oitava empresa mais inovadora do mundo pela revista norte-americana Forbes, sendo a única brasileira a figurar na lista, que reuniu 50 companhias de diversos países.

Fonte: Ascom/UFOPA

Link: https://oimpacto.com.br/2012/08/28/pesquisadores-da-ufopa-conhecem-edital-natura-campus-amazonia/