Criado em 4 de Junho de 2020 às 17:07

UFOPA abre inscrições para doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento.

O Impacto. 14 de agosto de 2012.

4 de Junho de 2020 às 17:07

UFOPA abre inscrições para doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento

Campus da Ufopa

Iniciam-se amanhã, 15, as inscrições para o doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, cujo edital já está disponível. Serão preenchidas 18 vagas, sendo 15 para candidatos nacionais e 3 para estrangeiros. As inscrições encerram-se no próximo dia 21 de setembro, com o início das aulas em 18 de fevereiro de 2013.

A inscrição pode ser feita na secretaria do PPGSND, localizada no Prédio Tapajós 1, sala 102, Campus Tapajós, telefone: , no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 (o candidato deve imprimir, preencher e entregar o formulário de inscrição, disponível no portal da UFOPA, e juntá-lo aos documentos exigidos pelo edital); ou por via postal, enviando a documentação ao endereço indicado no rodapé, em nome da coordenadora do programa, Profa. Dra. Tereza Ximenes (só será aceita a inscrição se a postagem for feita até o último dia de inscrição, devendo ser feita remessa por SEDEX ou similar, e o comprovante enviado para os e-mails ppgsnd.ufopa@gmail.com e ppgsnd@ufopa.edu.br).

O Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), recém-aprovado pela Capes, tem como objetivo fornecer embasamento teórico-metodológico que permita integrar os conhecimentos de diferentes áreas da ciência, compreendendo a complexidade de problemas socioambientais nos processos do desenvolvimento sustentável e estabelecendo redes de pesquisas temáticas intra e interinstitucionalmente, como complemento à compreensão de fenômenos complexos relacionados aos objetivos de construção da sustentabilidade. Tem 1 área de concentração com o mesmo título do programa e 4 linhas de pesquisa: “Impactos ambientais e sociais da mudança do uso da terra na Amazônia”, “Gestão do conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável”, “Processos de urbanização na Amazônia” e “Sustentabilidade, recursos naturais, biodiversidade e bioprospecção na Amazônia”.

Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT acontecerá no dia 25

Em Santarém (PA), o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) 2013 acontecerá no dia 25 de agosto de 2012 (sábado), de 13 às 17 horas, no 3º andar do Amazônia Boulevard, situado na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima.

O horário limite para acesso às salas de prova é 13 horas (horário de Brasília). No entanto, a organização do exame recomenda que os candidatos estejam no local de prova às 12 horas. “É essencial a apresentação do documento de identificação original, cópia do protocolo de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta ou azul”, alerta o coordenador acadêmico do PROFMAT na UFOPA, Prof. Hugo Diniz.

Mais informações pelo e-mail hdiniz@ufpa.br e no sítio http://www.lapmat.com.br/.

PROFMAT – Programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), o PROFMAT tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no ensino básico, visando a dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

O PROFMAT é um curso semipresencial realizado por instituições de ensino superior associadas em uma rede nacional no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

UFOPA convoca 68 novos professores doutores e técnicos administrativos

A Universidade Federal do Oeste do Pará nomeou 68 novos servidores aprovados nos concursos públicos realizados pela universidade em 2012. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União em duas etapas: a primeira no dia 31 de julho, com 14 professores, e a segunda no dia 10 de agosto, com 37 técnicos administrativos em educação e outros 17 docentes. Ao todo, a instituição acrescentará 31 professores, todos doutores, ao seu quadro de servidores. Dos 37 técnicos, 19 são de nível superior e 18 de nível médio.

Os convocados devem se apresentar à Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) da UFOPA, localizada no Campus Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro Caranazal), em Santarém/PA, munidos dos documentos e exames médicos obrigatórios. Os candidatos nomeados no dia 31 devem se apresentar até 29 de agosto de 2012. Os nomeados no dia 10 de agosto terão o dia 10 de setembro de 2012 como data limite. A posse ocorrerá no prazo de até 30 dias contados a partir da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.

Ressalta-se que, antes da posse, o candidato convocado deve ser avaliado pela perícia médica oficial, devendo agendar a avaliação junto à DGDP após a conclusão dos exames médicos exigidos. O contato com a DGDP pode ser realizado através dos telefones (93) 2101-3617, 2101-3618 e 2101-3616 ou pelo endereço eletrônico dgdp.ufopa@gmail.com.

Confira as listas de convocação, documentos exigidos e exames médicos obrigatórios:

Docentes – Lista de candidatos convocados para o processo de nomeação e posse (período de 31/7/2012 a 29/8/2012)

Docentes – Lista de candidatos convocados para o processo de nomeação e posse (período de 10/8/2012 a 8/9/2012)

Técnicos – Lista de candidatos convocados para o processo de nomeação e posse (período de 10/8/2012 a 8/9/2012).

LInk:  https://oimpacto.com.br/2012/08/14/ufopa-abre-inscricoes-para-doutorado-em-sociedade-natureza-e-desenvolvimento/