Criado em 4 de Junho de 2020 às 16:23

UFOPA promove Oficina sobre terreiros de Santarém.

O Impacto. 06 de agosto de 2012.

4 de Junho de 2020 às 16:23

UFOPA promove Oficina sobre terreiros de Santarém

Terreiro de macumba

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove nos dias 10 e 11 de agosto de 2012 uma oficina sobre toques e cantigas do repertório das casas e terreiros de Santarém. A iniciativa é uma atividade de extensão do “Programa de Mapeamento das casas e terreiros de religiões de matriz afro e/ou ameríndia na cidade de Santarém/Pará”, coordenado pela Profa. Carla Ramos, do Programa de Antropologia e Arqueologia, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA.

Segundo a Profa. Carla Ramos, o objetivo da oficina é promover o diálogo entre educadores, religiosos e o público interessado em conhecer aspectos do vasto e instigante universo ritual e cerimonial dos terreiros e das casas de religiões de matriz afro-brasileira de Santarém. Gratuita, a oficina será ministrada pelo ogã Zenildo de Xangô, no terreiro de Pai Edivanei de Oyá, situado na Travessa Moraes Sarmento, nº 978, bairro Santa Clara, entre as avenidas Borges Leal e Marechal Rondon, nos seguintes horários: no dia 10 de agosto, das 16h às 19h30; e no dia 11, das 10h às 12h30.

Os interessados podem se inscrever para a oficina nos dias 7 e 8 de agosto, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na sala 308 do Programa de Antropologia e Arqueologia, situado no Amazônia Boulevard. Os participantes inscritos terão direito a certificado de participação, ao final da oficina. Mais informações pelo telefone (93) 9145-5480.

Curso sobre Geodiversidade e Geoconservação na UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nos dias 15 e 16 de agosto de 2012, no Campus Tapajós, em Santarém (PA), o curso “Geodiversidade e Geoconservação”, que será ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gratuito, o curso é promovido pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), por meio do “Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia” e do “Projeto Roteiros Santarenos: Geologia, História e Turismo”.

Segundo a organização do curso, a Geoconservação corresponde ao ramo das Ciências da Terra que propõe a gestão sustentável do patrimônio geológico, a compreensão dos processos naturais associados e a divulgação do conteúdo cultural. As ações vinculadas ao trinômio Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo vêm trazendo contribuições para a sustentabilidade e educação ambiental no Brasil.

Com 16 horas de duração, o curso visa a contribuir com a capacitação de alunos, professores e técnicos da UFOPA, além de profissionais das instituições parceiras e da comunidade em geral. As inscrições serão realizadas no período de 6 a 10 de agosto de 2012, pelo e-mail: roteiros.santarenos@gmail.comMais informações pelos telefones (93) 9135-8685, 9133-6639 e 9194-4278.

Sudam e UFOPA assinam convênio para estudo sobre transporte de cargas

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) assinarão amanhã, dia 7 de agosto de 2012, um termo de cooperação para a realização de pesquisas sobre rotas de transporte na região amazônica. O projeto, denominado “Identificação dos microeixos de transporte de cargas dos estados do Amapá, Amazonas e Pará”, terá duração de 8 meses e será executado pela UFOPA, com valor total de R$ 950 mil financiados pela SUDAM.

“O objetivo é fazer um estudo das rotas mais econômicas para transporte de cargas nesta região. Isso envolve as rotas atuais já construídas, tanto fluviais quanto terrestres, e também rotas potenciais, que possam ser construídas para otimizar o transporte”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da Universidade, Prof. Marcos Ximenes. O trabalho se baseará no levantamento dos polos de produção e de consumo atuais e potenciais, das cargas relevantes e  das vias de escoamento, avaliando-se quais as alternativas mais viáveis para se realizar o transporte dos bens, através de simulações e cálculos.

Segundo o professor, em muitos casos, uma determinada atividade econômica não é viável porque não há transporte ou porque este é caro. “O Brasil tem este problema: as coisas são econômicas quando são produzidas, mas se tornam onerosas em função da deficiência de infraestrutura. Você pode ter a soja no Mato Grosso barata, mas essa soja pode chegar cara ao centro consumidor por causa do chamado ‘Custo Brasil’”.

O estudo já foi iniciado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em nível macro, dentro do projeto “Norte Competitivo”, que busca o aumento da competitividade econômica da Amazônia Legal. O convênio entre Sudam e UFOPA visa a dar seguimento a esses estudos, desta vez em nível micro e com maior detalhamento, em parceria com a empresa Macrologística, a mesma que deu início aos trabalhos.

A cerimônia de assinatura do convênio será realizada no dia 7 de agosto, às 10h, na sala 108 do Campus Tapajós, em Santarém (PA). O evento, que será aberto à comunidade, deve contar com a participação da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), da Associação Comercial do Pará, da Prefeitura Municipal de Santarém, da Câmara Municipal, de membros do setor empresarial de transportes e de outras instituições.

Fonte: RG 15/ Impacto e Ascom/UFOPA

Link: https://oimpacto.com.br/2012/08/06/ufopa-promove-oficina-sobre-terreiros-de-santarem/