Ultima atualização em 4 de Junho de 2020 às 13:47

MEC reconhece curso de Física Ambiental oferecido pela UFOPA.

O Impacto. 23 de julho de 2012.

4 de Junho de 2020 às 13:47

MEC reconhece curso de Física Ambiental oferecido pela UFOPA

Foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 20, a Portaria nº 127 do Ministério da Educação (MEC), a qual reconhece o Curso de Licenciatura em Física com Ênfase em Física Ambiental da UFOPA. Com isso, a Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição ao qual o curso pertencia anteriormente, está apta a expedir os diplomas dos alunos já graduados. Os estudantes das turmas que ingressaram nos anos de 2005, 2006 e 2007 já concluíram o curso e aguardam a emissão do documento.

O pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN) da UFOPA, Prof. José Oliveira Aquino, explica que a demora no reconhecimento do curso deveu-se a problemas na tramitação do projeto na UFPA, o que não foi realizado em tempo hábil. Aprovado pelo MEC no início de 2011 com conceito 3, o curso de Física Ambiental teve o processo paralisado por mais de um ano junto à Secretaria de Regulação do Ministério. “Em maio deste ano, o reitor da UFOPA foi pessoalmente à Secretaria de Ensino Superior do MEC e protocolou um ofício, emitido por ele próprio, fazendo uma reclamação sobre a demora, o que fez com que houvesse uma agilidade maior”, disse o Prof. Aquino.

Segundo o pró-reitor, todo o procedimento para expedição dos diplomas será feito em Belém pela UFPA, que já integralizou os estudantes ao seu sistema. Por esse motivo, a UFOPA não tem controle sobre os prazos, mas a universidade irá protocolar um pedido para que seja dada prioridade à emissão dos documentos. “Nós acreditamos que antes do término do ano esses alunos já estarão com os diplomas em mãos”, disse.

Quanto à adaptação na nomenclatura do curso, o Prof. Aquino e o diretor de Ensino da UFOPA, César de Andrade, explicam que a mudança teve como objetivo a aceleração do processo de reconhecimento, mas também visou a não causar prejuízos futuros aos alunos. “Um graduado em Física Ambiental não estaria habilitado a dar aulas de Física para o ensino médio, por exemplo”, disse o diretor. “Poderia causar algum problema em concursos que, em geral, exigem diploma de Licenciatura em Física; a pessoa poderia não ter sua inscrição homologada. Portanto, nesse sentido, ela acaba ganhando”, acrescentou o pró-reitor.

O Curso de Licenciatura em Física com Ênfase em Física Ambiental tem como objetivo a formação de profissionais com conhecimentos científicos embasados na Física e articulados com áreas correlatas, necessárias para um abrangente entendimento dos processos sistêmicos naturais do meio ambiente, em particular da Amazônia.

UFOPA promove debate sobre Comunicação e Ciência

O Curso de Especialização em Jornalismo Científico da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza na próxima quinta-feira, dia 26 de julho de 2012, em Santarém (PA), a mesa-redonda “Encontros e Desencontros entre Comunicação e Ciência”, que visa proporcionar, à comunidade acadêmica e ao público em geral, um amplo debate sobre a atuação do cientista e do jornalista no universo da popularização do conhecimento científico.

Aberto ao público, o evento acontecerá a partir das 18h30, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon, bairro do Caranazal. A iniciativa integra as atividades acadêmicas da disciplina “Discursos e práticas do jornalismo e da ciência”, ministrada pela Profa. Alessandra Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O debate contará com a participação dos professores da UFOPA Reinaldo Peleja, diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), e João Feitosa, do Programa de Ciências Exatas do Instituto de Ciências da Educação (ICED); e dos jornalistas Alailson Muniz, editor do jornal O Estado do Tapajós, e Suelen Monteiro, diretora de jornalismo da TV Tapajós.

Livro – Após o debate, será realizada a sessão de autógrafos do livro “Um jornalista no contexto do texto”, de autoria do jornalista santareno Milton José Rêgo Corrêa. Com mais de 30 anos de carreira, Milton Corrêa é aluno do curso de Especialização em Jornalismo Científico da UFOPA. O livro custa R$ 20,00.

Curso – Destinado a profissionais graduados em Comunicação Social e áreas afins, o curso de Especialização em Jornalismo Científico da UFOPA tem por objetivo capacitar jornalistas na produção de informações sobre ciência, com linguagem acessível ao grande público, visando reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas nos diversos meios de comunicação.

Coordenada pelo Prof. Manuel Dutra, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), a especialização, que se iniciou em julho de 2011, conta com mais de 20 alunos de Santarém, além de professores da área de Comunicação de instituições parceiras.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA

Link:https://oimpacto.com.br/2012/07/23/mec-reconhece-curso-de-fisica-ambiental-oferecido-pela-ufopa/