Criado em 3 de Junho de 2020 às 21:24

Cerca de 43% dos inscritos no Enem na Região Norte são paraenses.

G1.globo. 15 de junho de 2012.

3 de Junho de 2020 às 21:24

Cerca de 43% dos inscritos no Enem na Região Norte são paraenses

Há poucas horas para término do prazo, mais de 6 milhões se inscreveram.
Mais de 269 mil estudantes se inscreveram no Pará.

Dos 624.590 estudantes da Região Norte que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o início da tarde desta sexta-feira (15), 269.557 eram do Pará, o equivalente a mais de 43% do total. O prazo para inscrições no exame nacional usado como forma de ingresso em várias instituições de ensino superior do Brasil termina as 23h59 desta sexta-feira.

O segundo estado com maior número de inscritos no Norte é o Amazonas, com 145.323 alunos registrados. Em seguida aparecem os estados de Rondônia (74.665) e Acre (49.374). Porém o número total de inscritos em toda a região não ultrapassa o número de inscrições dos dois estados com maior número de candidatos ao Enem até agora: São Paulo (999.772) e Minas Gerais (679.872).

saiba mais

Embora o prazo para cadastrar-se para participar do Enem este ano encerre nesta sexta (15), o pagamento da taxa de R$ 35 reais pela inscrição, pode ser feito até o dia 20 de junho por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio e se declararem integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.

As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

Quatro instituições usam o Enem no Pará
No Pará, três universidades públicas e um instituto federal utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos para preenchimento de vagas dos cursos de graduação.

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) divulgou nota pedindo aos seus cantidatos que participem do Enem "uma vez que, a média alcançada pelo candidato na referida prova, será uma parte para a classificação final do Processo Seletivo da UFRA". Em 2011, o Exame equivaleu a 30% da nota final dos candidatos.

Na Universidade Federal do Pará o resultado do Enem equivale a 50% da nota final dos candidatos que precisam fazer ainda uma segunda fase elaborada pela própria universidade. Segundo informação divulgada no site da UFPA, o rendimento dos candidatos nos vestibulares é crescente com a avaliação nacional do Enem e local, com a prova específica da instituição.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) utiliza o resultado do Enem como único critério de seleção para preenchimento de suas vagas. A Ufopa utiliza um modelo diferenciado de cursos de graduação e todos os aprovados no vestibular ingressam em um semestre chamado de "Formação Inicial Interdisciplinar".

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) utiliza o Exame para preenchimento de parte das vagas ofertadas anualmente, desde 2009.

LinKhttp://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/06/cerca-de-43-dos-inscritos-no-enem-no-norte-sao-paraenses.html