Criado em 2 de Junho de 2020 às 19:37

Guia faz sucesso e acaba em bibliotecas de escolas.

Diário do Pará. 10 de maio de 2012.

2 de Junho de 2020 às 19:37

Henrique Matheus da Silva, 16, estudante do convênio, descobriu lendo os fascículos do Guia Profissões e Mercado de Trabalho cursos superiores surpreendentes que desconhecia. Mariana Farias Miranda, 16, colega de classe de Matheus, através do Guia, pode confirmar que Direito é realmente o caminho profissional que deseja seguir. Hanna Santos Moura, 17, também aluna do convênio, percebeu lendo o suplemento do DIÁRIO que psicologia tem mais áreas de atuação do que ela imaginava. O quinto e último fascículo do Guia Profissões e Mercado de Trabalho 2012, publicado na edição de ontem, veio para confirmar o sucesso do projeto: milhares de alunos como Henrique, Mariana e Hanna agora tomarão uma das mais importantes decisões de suas vidas com mais tranquilidade. Afinal, depois de tanta informação, marcar a opção de curso superior na hora da inscrição do vestibular, provavelmente, será um pouco menos assustador.

O último fascículo do Guia Profissões deste ano foi dedicado exclusivamente às instituições de ensino superior do Estado. Reginaldo Martins, diretor do Colégio Acrópole, um dos apoiadores do Guia, elogiou a conclusão do projeto deste ano. “Este último fascículo está muito bom. Os alunos têm a possibilidade de conhecer os locais onde podem estudar de uma forma muito didática, informativa e organizada”, diz o diretor. Segundo Reginaldo Martins, os fascículos, incluindo os da edição do ano passado do projeto, ficam disponíveis no acervo da biblioteca do Colégio Acrópole. “O jornal está de parabéns por investir nessa proposta que é muito útil e importante. É um trabalho sério que vem numa curva crescente de qualidade. O nosso desejo, até como incentivo, é que o projeto continue ano que vem.”, fala o diretor. Verena Lara, orientadora educacional do Colégio Acrópole, aproveitou os fascículos do Guia, gratuitamente distribuídos para os alunos, para conciliar informação e pedagogia. “Nós aproveitamos os fascículos no Painel das Profissões que nós fizemos. É muito interessante ver como os alunos conseguem descobrir coisas novas através dos cadernos. A aceitação é muito grande.”, fala Verena.

Desde o ano passado, o Guia Profissões e Mercado de Trabalho é utilizado junto aos alunos do convênio para ajudá-los na hora de escolher qual profissão seguir. Hanna, que pretende fazer psicologia para ajudar pessoas e trabalhar com crianças, também elogia a iniciativa do DIÁRIO. “Eu descobri profissões que são áreas afins com a psicologia, como Fisioterapia e Direito. Os fascículos são muito bons e bem detalhados, falam até do valor ganho em cada curso.”, conta. Já Mariana, que decidiu há muito tempo que queria Direito, diz que o Guia foi útil na hora de escolher uma segunda opção. “Eu achei interessante porque descobri outras opções de cursos que posso fazer como hobby.”, revela. Matheus está em dúvida entre engenharia física, geofísica e geologia. “Eu gosto muito de física, matemática, então decidi seguir por essa área. Eu descobri lendo o Guia que ela está em alta e que engenharia física é um curso muito interessante que não tem em Belém, só na Ufopa.”, conta o estudante, que chama atenção para o fato do Guia priorizar outros cursos além das áreas tradicionais como Direito, medicina e engenharia civil.

Esta foi a terceira fase do projeto Guia de Profissões, que já prevê novas edições. Para o Gerente Comercial do DIÁRIO, Nilton Lobato, o Guia foi bem aceito pelos leitores do jornal. “A gente espera que tenha contribuído para os estudantes escolherem suas profissões, um momento fundamental para eles. Esse também é o papel do DIÁRIO, oferecer serviços gratuitos e úteis para nossos leitores”, afirma.  (Diário do Pará)

Link: https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-200430-guia-faz-sucesso-e-acaba-em-bibliotecas-de-escolas.html