Criado em 4 de Junho de 2020 às 20:31

Alunos da UFOPA participam do Congresso Brasileiro de Geologia.

Geofísica Brasil. 1 de outubro de 2012.

4 de Junho de 2020 às 20:31

Alunos da UFOPA participam do Congresso Brasileiro de Geologia

Alunos de graduação do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) participam do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, que acontece no período de 30 de setembro a 5 de outubro de 2012, em Santos (SP). Promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), o evento tem como tema "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais".

Participam do Congresso 20 alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra, além dos professores Bernardino Figueiredo (UNICAMP/UFOPA) e Milena Marília Nogueira de Andrade (IEG/UFOPA). Desse total, nove alunos apresentarão trabalhos acadêmicos, que abordam temas como a composição mineralógica do solo da Floresta Nacional do Tapajós, a morfologia do leito fluvial do rio Tapajós, o patrimônio geológico e imaterial da região de Alter do Chão e a elaboração de um roteiro geoturístico para a área urbana de Santarém, entre outros.

"Minha expectativa é conhecer novas experiências no campo da Geologia", afirma o acadêmico Eduardo Francisco da Silva, que apresentará o trabalho intitulado "Análise dos fluxos de calor sensível e calor latente, do saldo de radiação na Floresta Nacional do Tapajós, na região de Santarém (PA)", sob a orientação da professora Cintya de Azambuja Martins. "Também espero que o nosso trabalho seja bem avaliado pelos organizadores do evento". Para Eduardo, além da troca de experiências, a participação dos alunos e professores do IEG no Congresso também servirá para divulgar o curso de Ciências da Terra e a Universidade, que estão em seu início.

"Temos que incentivar os nossos alunos a participar e publicar em eventos desse porte, pois é um intercâmbio interessante, no qual eles vão ter noção dos diferentes campos de atuação da Geologia", afirma a professora Deize Carneiro, do IEG, que orientou alguns dos trabalhos que serão apresentados no Congresso.

Os alunos com trabalhos aprovados receberam diárias da Universidade para participar dos seis dias de evento. "Seis alunos receberão esse auxílio financeiro por meio do IEG e três através do Projeto Roteiros Santarenos, integrante do Programa Cultura, Identidade e Memória na Amazônia, financiado pelo PROXT/MEC 2012", informa o diretor do IEG, Celson Lima. "A experiência adquirida pelo contato com alunos de outras instituições é sempre enriquecedora e uma fonte de motivação para os nossos futuros pesquisadores".

Mais informações sobre o evento clique aqui .

Confira aqui a relação dos trabalhos dos alunos da UFOPA.

Comunicação/UFOPA - 1º/10/2012 - Maria Lúcia Morais

Link:

Alunos da UFOPA participam do Congresso Brasileiro de Geologia

Mais informações sobre o evento clique aqui .

Confira aqui a relação dos trabalhos dos alunos da UFOPA.

Comunicação/UFOPA - 1º/10/2012 - Maria Lúcia Morais

Link: https://www.geofisicabrasil.com/noticias/204-clipping/4333-alunos-da-ufopa-participam-do-congresso-brasileiro-de-geologia.html