Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 4 de Junho de 2020 às 19:59

Após greve, universidades do Pará voltam às aulas nesta segunda, 24.

G1.23 de Setembro de 2012.

4 de Junho de 2020 às 19:58

Após greve, universidades do Pará voltam às aulas nesta segunda, 24

Reposição de aulas segue até novembro nas instituições federais do Pará.
Ano letivo de 2012 deve ser concluído em março de 2013.

 Após quatro meses em greve, as aulas nas universidades federais do Pará recomeçam a partir desta segunda-feira (24). Calendários de reposição começaram a ser discutidos, mas segundo semestre de 2012 deve se estender até, pelo menos, o mês de março do próximo ano. A expectativa das instituições é de que o calendário de aulas seja normalizado até o final de 2013.

UFPA propõe sustentabilidade no ambiente acadêmico (Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)Alunos das unviersidades federias voltam às aulas nesta segunda-feira (24). (Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) já publicou seu calendário de reposição. As aulas do primeiro semestre acontecem de 24 de setembro a 27 de outubro. Já o segundo semestre de 2012 começará apenas em 26 de novembro e deve ser concluído em 22 de março de 2013.

saiba mais

Na Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), a reitoria informa que as aulas para os 2.670 estudantes recomeçam nesta segunda-feira (24). Em reunião na última sexta-feira (21), dirigentes e professores discutiram o calendário de reposição de aulas, o qual ainda não foi anunciado.

Já a Universidade Federal do Pará (UFPA) convocou neste domingo (23) oficialmente alunos e professores a retomar as aulas nesta segunda-feira (24) e avisa que o período de reposição das aulas se estenderá até o dia 14 de novembro. A expectativa de instituição é iniciar o segundo semestre de 2012 antes de dezembro e concluir as aulas até março de 2013.

 

 

 

 

 

00:00/01:54

 

 

A Escola de Aplicação da UFPA, antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI), unidade que atende mais de 1,8 mil alunos na educação básica, já apresentou um calendário de reposições de aulas. Para cumprir decisão judicial que estabelece que a reposição das aulas para quem precisa prestar vestibular aconteça ainda em 2012, alunos do terceiro ano do Ensino Médio devem ter aulas aos sábados e em dois turnos, em alguns dias da semana. 

O Instituto Federal do Pará (IFPA), que também aderiu a greve nacional dos professores de instituições federais de ensino, já divulgou seu calendário de reposição. Os 120 mil alunos recomeçaram as aulas no dia 10 de setembro e concluirão a reposição no início de novembro deste ano. O segundo semestre de 2012, porém, está previsto para iniciar em novembro de 2012 e terminar em abril de 2013. 

Greve também no estado
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está em greve e negocia com o governo do estado o reajuste salarial de 15%. Na última sexta-feira (21), os professores decidiram manter a paralisação que deixa 14,7 mil universitários sem aulas. De acordo com os grevistas dos 20campi da instituição, 15 estão totalmente paralisados e os demais também foram afetados pela greve e estão funcionando parcialmente.

Fachada do prédio da reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Belém (Foto: Márcio Ferreira/UEPA)Universidade do Estado do Pará (Uepa) continua em greve. (Foto: Márcio Ferreira/UEPA)

 

LinK:http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/09/apos-greve-universidades-do-para-voltam-aulas-nesta-segunda-24.html