Criado em 4 de Junho de 2020 às 19:22

Seminário sobre processo seletivo indígena da UFOPA começa nesta terça, 4.

O Impacto. 03 de setembro de 2012.

4 de Junho de 2020 às 19:22

Seminário sobre processo seletivo indígena da UFOPA começa nesta terça, 4

Índios da Amazônia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza no período de 4 a 6 de setembro de 2012, no Amazônia Boulevard, em Santarém (PA), o II Seminário para a Formulação das Diretrizes para o Edital do Processo Seletivo Especial Indígena 2013. Coordenado pelas professoras Myrian Barboza e Carla Ramos, da Comissão do PSE Indígena 2013, o evento reunirá lideranças e representantes de movimentos e associações indígenas do Oeste do Pará para discutir a elaboração do PSE Indígena 2013.

Composto por palestras e grupos de trabalho, o evento possibilitará o conhecimento de experiências relativas a processos seletivos diferenciados e cursos específicos para indígenas realizados em outras universidades da Amazônia. “Vamos ampliar o debate com as comunidades acadêmica e indígena para discutir processos seletivos diferenciados e cursos de graduação específicos para indígenas”, explica a antropóloga Carla Ramos, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). “Teremos quatro palestrantes com experiência nestas áreas e estamos muito contentes com a oportunidade de abrir esse diálogo de uma maneira bastante qualificada”.

Abertura – A abertura do Seminário acontecerá na próxima terça-feira, dia 4 de setembro, às 8h30, com a participação dos alunos indígenas da UFOPA, lideranças indígenas dos territórios etnoeducacionais do Oeste do Pará, membros da Comissão do PSE Indígena 2013 e do pró-reitor de Ensino de Graduação da UFOPA, José Antônio Oliveira Aquino.

Em seguida, às 10h30, o antropólogo Gersem Baniwa, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ministrará a palestra “Universidade e diversidade: acesso e permanência de alunos indígenas nas Instituições Federais de Ensino Superior”.

Fonte: Ascom/UFOPA

Link: https://oimpacto.com.br/2012/09/03/seminario-sobre-processo-seletivo-indigena-da-ufopa-comeca-nesta-terca-4/