Criado em 7 de Junho de 2020 às 22:01

24/04/2013 - notapajos

7 de Junho de 2020 às 22:01

Ufopa: acadêmicos tem aula em Praça

Uma manifestação realizada ontem (23), na Ufopa, impediu a entrada de alunos e professores.
Santarém - Uma turma de acadêmicos da Universidade Federal do  Oeste do Pará (Ufopa) que  é contra as manifestações realizadas na instituição, não pôde entrar no prédio
da universidade para assistir às aulas na noite de terça-feira (23), em Santarém, oeste do Pará.
Para não perder a noite, a solução encontrada por eles e pelo professor foi improvisar uma aula diferente na Praça do Bosque Vera Paz.
Eles precisaram seguir para o local, pois as salas de um dos campi onde funciona a universidade estavam bloqueadas com cadeiras. Para quebrar o clima de revolta, o professor usou a criatividade, tocou violão e ensinou por meio da música.

“A gente chegou à universidade, as pessoas que estudam na universidade, se você fizer uma pesquisa 90% deles trabalham, a maioria chegou cansado, mas mesmo
assim a gente vem estudar. Inclusive hoje tínhamos prova e não deixaram a gente entrar”, diz o acadêmico Rodrigo Almeida.
“É um momento da gente pensar sobre nossa instituição, pensar sobre o movimento estudantil. Nós também temos direitos e querermos que eles sejam respeitados. É nosso direito assistir aula”, enfatiza a acadêmica Ingrid Duarte.“Quando eles dizem que falam de
todos os alunos, não falam. Hoje a gente teve que vir para a Praça e viemos de livre e espontânea vontade”, ressalta a acadêmica Ana Paula Scherer.
O protesto continuou, mas durou poucas horas. As cadeiras foram retiradas do corredor e coladas de volta nas salas de aula. “Isso é uma resposta ao Aldo [pró-reitor Ufopa], à
reitoria, ao Seixas Lourenço [reitor], de que a gente não é um movimento desorganizado. A gente se organiza sim. Até mais que eles”, destaca uma integrante da coordenação do movimento, Heloísa Rocha.
A manifestação dos acadêmicos iniciou ontem (23) pela manhã e reivindica melhorias na estrutura da universidade e uma maior abertura para diálogos com a reitoria.
“Temos falta de laboratórios, falta de professores, estatuto que não foi aprovado. Falta de democracia. O reitor acha que manda e desmanda dentro da universidade. Infelizmente ele baixa portaria sem consultas. São pautas que há anos a gente negocia. Queremos transparência”, completa Heloísa.

Nota Ufopa
Em nota, publicada ontem (23), a reitoria da Ufopa esclareceu que está aberta ao diálogo e que aguarda a entrega da pauta de reivindicações da representação estudantil resultante do acordo feito na última reunião, dia 18 de abril. A universidade informou também que não compactua com invasão e desrespeito ao direito de ir e vir dos cidadãos. A reitoria da instituição reitera sua disposição em receber a direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) conforme o acordo firmado. Redação Notapajos com informações de Débora Rodrigues

Link: notapajos.globo.com/lernoticias.asp?t=Academicos-impedidos-entrar-sala-tem-aula-Praca&id=55532